terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Céu de Queimados ficou mais colorido


2º Festival de Pipas da cidade contou com pipeiros internacionais

O que teria em comum uma arraia, um polvo, os personagens Grilo Falante e Pinóquio com uma bicicleta? Bom, todos na realidade são pipas que participaram do 2º Festival de Pipas de Queimados. A competição que reuniu mais de 300 pipeiros em uma disputa feroz, com muitos gritos de: segura, levanta, vai subir, puxa, sai da frente e até um “caramba, agarrou”. Mas não foram só profissionais que tiveram vez, a população pode participar ativamente, onde até uma mãe ensinava o filho de 3 anos a empinar o famoso papagaio.
Em meio à euforia de adultos e crianças, surgia a grande arraia de 30 metros de comprimento. A pipa "hors-concours" que paralisou o público foi fabricada na Itália por Guilherme Linares Palau e custou €$ 10 mil euros, cerca de R$ 27 mil reais. Guilherme também enfeitou o céu com um Polvo de 13 metros, um Grilo Falante de oito metros, Pinóquio e vários peixes. “Vim por amor mesmo, como utilizo um material superior ao do Brasil, por conta dos ventos europeus que são mais fortes, não acho justo com os competidores do país a minha participação”, contou Guilherme que tem cerca de 180 pipas em seu acervo.

Pipa em homenagem ao Prefeito Max Lemos
Mas não foram somente as pipas que atraíram a atenção dos participantes, as crianças se divertiram no Pula-Pula, Escorrega Inflável e nas oficinas de bijuterias, pintura e criação de pipas e para os mais tensos, teve até aferição de pressão arterial.O evento organizado pela Secretaria de Educação do Município e a Max Pipas, contou com o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Defesa Civil, Saúde, da Universidade Estácio de Sá eEnvida Rio.

Renata ensinando ao seu filho a soltar pipa
Durante o evento o Prefeito do Município, Max Lemos, foi homenageado pela passagem de seu aniversário ocorrido no último dia 17 com uma bicicleta voadora que levava a mensagem de feliz aniversário. Destaque também para Renata Ribeiro, 35 anos, que levou seu filho de 3 anos para aprender a soltar pipa. “Como o pai está trabalhando sobrou para mim, a tarefa de ensinar o meu filho a soltar pipa. Não sabia que era tão emocionante. Fiquei encantada com o evento. Já estou aguardando o próximo”, contou Renata.

Evento pode voltar a Queimados ainda este ano

Um dos organizadores, o projetista Max Cardoso da Max Pipas, campeão mundial de pipas em 2010, na Índia parabenizou a todos pelo evento e já anunciou o próximo. “Estamos nos organizando para realizar mais um Festival em março ou abril aqui na Baixada. Provavelmente será em Queimados, porque fomos muito bem recebidos”, destacou. O 2º Festival de Pipas de Queimados que aconteceu na Vila Olímpica da Cidade no último domingo (20), também teve cunho educativo, orientando os usuários a não utilizar cerol ou a famosa linha chilena que já causou muitos acidentes fatais.

A Max Pipas também fez questão de premiar com o Troféu Destaque, o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, pelo incentivo à atividade que foi um sucesso pelo segundo ano consecutivo, além da secretária de Educação, professora Miriam Mota pela organização do evento. Entre os visitantes que receberam os troféus, estava Guilherme Palau que veio direto da Itália para o evento e o Zeca Pipas, um dos brasileiros mais premiados no mundo que subiu uma Centopéia de 30 metros de comprimento. Os troféus foram entregues pelos vereadores: Marquinho Pacotão e Marcelo Lessa. O secretário daTerceira Idade, José Alves de Carvalho (Dequinha), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jeferson Dias da Silva e o vereador Martchelo Fulli, entre outros prestigiaram o evento.

Os vencedores

A equipe tornado ganhou uma bicicleta pelo destaque na competição 
O primeiro lugar na categoria beleza ficou com a pipa Ursinho Puft do José Roberto que recebeu como prêmio uma pipa Parapente, objeto de cobiça dos pipeiros,  2º a pipa O Mago e o Dragão da equipe Tornado que recebeu como prêmio uma pipa Asa Delta e o 3º a pipa Legião Urbana que ganhou um espremedor de frutas elétrico.

Na categoria Originalidade o 1º lugar ficou para a bicicleta voadora do Andrevaldo que também recebeu o troféu Originalidade em papel. A pipa Estrela conquistou o 2º lugar e recebeu uma pipa Asa Delta. O ventilador ficou para a pipa Arara da equipe Só Pipas que só conseguiu ficar 30 segundo no ar porque quebrou a asa logo no primeiro sobrevôo. O 4º lugar foi conquistado pelo lápis da equipe Bons ventos que nem chegou a subir.

Na categoria Maranhão a pipa Mago e Pimba da equipe Bons Ventos conquistou o 1º lugar e a Vale das Sombras da equipe Tornado o 2º.  A categoria vazada deu o 1º lugar para a pipa John Lenon da equipe Só Pipas de Campo Grande, 2º para a pipa Elvis não morreu da equipe Tornado de Itaboraí e o 3º para a Angry Pipas também da equipe Tornado. O 1º lugar ganhou uma pipa Parapente, o 2º uma Asa Delta e o 3º um ventilador.  Além das premiações tradicionais, a equipe Tornado ganhou uma bicicleta por ter se destacado na competição, além de ter conquistado três premiações em várias categorias. Uma bicicleta foi dada a equipe Tornado, como prêmio extra.

Um comentário:

  1. Poxa , perdi o Festival de Pipas.Ano passado participei com meu filho, acho que precisa de mais divulgação. É uma diversão pra toda família!!!!!!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.