sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Queimados suporta bem o início das chuvas de verão

Limpeza de rios e canais evitaram transtornos em pontos de alagamento e enchentes       

Mesmo as fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio nos últimos dias não causaram grandes transtornos em Queimados. A cidade está preparada para enfrentar possíveis enchentes e deslizamentos nessa época do ano com a chegada do verão. A Defesa Civil do município lançou o Plano de Contingência para Riscos de Chuvas (Plancon). O objetivo é diminuir os riscos de deslizamentos de encostas, inundações e enchentes em diversos pontos da cidade caso ocorra elevação dos índices pluviométricos na região.
                                       
O plano de caráter emergencial inclui monitoramento meteorológico, cobertura de encostas com mantas plásticas, drenagem de água pluvial com a instalação de canaletas, dragagens de rios, entre outras ações já realizadas pela Prefeitura como prevenção. A força tarefa funciona com equipes em parceria com órgãos e secretarias municipais. Agentes da Defesa Civil são acionados quando detectado o volume igual ou superior a 30 milímetros durante as pancadas de chuvas ou 40 milímetros de acúmulo de chuva em menos de 24h.
  
Pluviômetros nos bairros Santa Rosa e Morro da Caixa D’Água

De acordo com subsecretário de Defesa Civil, Major Neves, a cidade ganhou dois aliados contra os riscos de enchentes e deslizamentos de encostas. “Nas últimas semanas foram instalados dois pluviômetros na cidade: um no bairro Santa Rosa e outro no Morro da Caixa D’Água. Os locais de instalação são considerados pontos críticos. O sistema de medição de volume da chuva serve para alertar moradores e agentes da Defesa Civil”, explicou Neves, acrescentando que equipes são acionadas quando detectado o volume de 40 a 70 milímetros, em que pode ocorrer o transbordamento dos Rios Abel e Camarim, no bairro Santa Rosa.

Somente nos temporais dos últimos dias, que causou vítimas no distrito de Xerém (Duque de Caxias), a Secretaria de Defesa Civil de Queimados registrou o volume de 143,3 milímetros de água. Mesmo com o registro que é considerado elevado por técnicos, a cidade não teve nenhum caso de famílias desalojadas e desabrigadas.

Segundo o secretário de Defesa Civil, Machado Laz, mesmo com as fortes chuvas a cidade suportou bem os temporais. “Nossa cidade não foi muito atingida e não tivemos nenhum caso grave. Por conta de medidas preventivas da Prefeitura como a limpeza de rios e canais, coleta regular do lixo domiciliar, retirada de entulho das encostas e a própria contribuição da população por não jogar lixo em locais indevidos não tivemos problemas”, comentou Machado Laz.
  
Defesa Civil 24h

Desde a virada do ano, agentes estão em estado de alerta 24h para atender ocorrências. Ao todo, as equipes são compostas por 36 agentes divididos em turnos. Em casos de emergência, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, que fica na Rua Plínio Giosa, n° 300 – Vila Camarim, ou pelos telefones: (21) 2665-7719/ 2663-3339.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.