quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CRAS de Queimados oferecem oficinas de qualificação profissional

Inserir pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, gerar renda familiar para chefes de famílias e donas de casa. Esses são os objetivos das oficinas de qualificação profissional desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados (Semas) nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. As oficinas disponibilizam  aulas de corte e costura, bordado, confecção de bolsas, artesanato, manicure, cabeleireiro, maquiagem, entre outros. 

Em um ano, mais de mil pessoas participaram das aulas. Para se inscrever, os interessados podem procurar um dos CRAS, munidos de identidade, CPF e comprovante de residência. As unidades de atendimento funcionam das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 2665-8322.

Endereços para inscrições:

CRAS Luiz de Camões - Rua José Pedro, s/nº, Luiz de Camões / tel.: 3699-2345
CRAS Santo Expedito - Estrada Olegário Dias, nº 1658, Santo Expedito / tel.: 3699-3294
CRAS Inconfidência - Av. Tiradentes, lote 18 - quadra 12, Inconfidência / tel.: 3778-8021
CRAS Novo Rio - Rua Weder, nº 05, Novo Rio / tel.: 3698-0679
CRAS Centro - Av. Olímpia Silva, nº 46, Centro / tel.: 2665-2854
CRAS Itinerante
CRAS Nova Cidade - Rua Maria Carlos, nº 18, Nova Cidade / tel.: 3698-6479
CRAS N. Sra. da Glória - Rua São Nicolau, nº 153, lote 01- quadra 03, Nossa Senhora da Glória

Aumento de 145% nos atendimentos dos Cras e Projovem Adolescente 

Para a melhorar a rede de atendimento da Secretaria, os Cras receberam equipamentos novos como móveis, armários, cadeiras, televisores e acesso à internet. A melhoria na estrutura das unidades fez com que o número de atendimentos fossem ampliados. De acordo com o levantamento da Secretaria, mais de 8 mil pessoas foram atendidas em 2010. E em 2012, 44 mil atendimentos. O aumento representa um amento de 145% na rede. 

O Cras tem como objetivo promover o acesso de famílias em vulnerabilidade social a serviços socioassistenciais. Atualmente, as unidades contam também com o Projovem Adolescente. O programa do Governo Federal é um serviço sócioeducativo que garante a convivência familiar, comunitária, além  de propiciar condições de inserção, reinserção e de permanência do jovem na escola.   

Houve ainda a ampliação do número de atendimentos, promovendo o acesso e a promoção dos direitos socioassistenciais há um maior número de famílias. No ano de 2010 foram realizados 8 mil, em 2011 o número subiu para 18 mil, saltando para 44 mil usuários atendidos em 2012. As inscrições para o programa podem ser feitas diretamente nos Cras.   

Queimados realiza neste sábado ação contra a dengue

Voluntários em uma das ações realizadas

Dando mais um passo no combate à dengue, a Prefeitura de Queimados, através do Grupo Intersetorial de Combate à Dengue, criado com objetivo de reunir representantes de todas as secretarias municipais na luta de combate à doença, realiza neste sábado mais uma ação de prevenção contra a dengue verificando o mapeamento das casas, saindo da porteira em direção ao centro pela Avenida Tinguá. A ação visa identificar e reduzir os possíveis focos dos mosquitos com orientação para as famílias. E terá início a partir das 8:30h. 

Prefeitura de Queimados estimula parceria entre Piraquê e SENAI

Fábrica de biscoitos se instalará no Município em 2015 e precisará de mão de obra qualificada para preenchimento de 500 vagas
A Fábrica Piraquê abrirá unidade de 50,4 mil m² em Queimados. O investimento gira em torno de R$ 85 milhões e deve começar a operar em 2015. A previsão é que sejam gerados 500 empregos diretos até 2018. Por conta disso, a Prefeitura do Município da Baixada Fluminense, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho e Renda, estimulou a celebração de convênio entre a gigante de biscoitos e o SENAI, visando formar mão de obra local qualificada, para o preenchimento das futuras vagas de emprego que serão geradas pelo empreendimento.
Nesta sexta-feira, a partir das 09h, 01/02, será realizado um seminário com jovens aprendizes, entre 17 e 18 anos, moradores de Queimados, tendo a maioria se formado no Projeto Projovem Trabalhador, que é desenvolvido ente o Ministério do Trabalho (MTE) com a Prefeitura. O encontro será marcado pela apresentação de palestras sobre mercado de trabalho, informação sobre seleção de jovens para trabalhar na Piraquê e apresentação de cursos de alimentação oferecidos pelo SENAI, que deverá ainda fornecer uma bolsa auxílio para os estudantes durante o processo de capacitação.
A atividade acontecerá no Ginásio Escola Professora Marlice Margarida Ferreira da Cunha, localizado na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu - Queimados.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Queimados promoverá verão com esporte e música

Crédito: Divulgação/PMQ
 Diversas ações esportivas estão sendo preparadas pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para antecipar o melhor carnaval de Rua da Baixada Fluminense. Trata-se do 1° "1°Festival de verão, esporte e música no verão Fluminense",  que tem por objetivo proporcionar atividades de qualidade e incentivar a prática do esporte para todas as idades. Serão dois dias de pura emoção e muita diversão para a galera.

A estimativa é de que mais de 1000 atletas participem do evento, que conta com o apoio da Light, através da Lei de incentivo ao esporte do Governo do Estado do RJ e acontecerá entre os dias 02 e 03 de fevereiro.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro Guimarães ressaltou a importância do evento e citou alguns itens da organização.
- A promoção do esporte e da qualidade de vida sempre deve receber atenção especial. Neste ano, o Prefeito Max Lemos nos deu a missão de realizar o “1°Festival de verão, esporte e música no verão Fluminense”, para criarmos um momento de lazer para os participantes, familiares e o público de uma forma geral. Todas as atividades serão realizadas nas dependências da Vila Olímpica. É uma forma de dinamizarmos a prática esportiva e abrirmos com chave de ouro o nosso carnaval.
Os interessados em participar do evento deverão procurar a Sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, localizada na Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu ou mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 3698-1188.
PROGRAMAÇÃO:

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania está com vagas de emprego aberto para pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania está com vagas de emprego disponíveis para pessoas com deficiência.Em parceria com as empresas de ônibus Caravele e Tinguá as vagas são para cobrador e pessoas com qualquer deficiência podem se candidatar. 

Os interessados devem procurar a secretaria ou enviar curriculo para o email conselhomdpdeficientes@yahoo.com.br. Mais informações pelos telefones 3699-3461/9507-5923,das 9h às 17h, falar com Sirlene Marquiori ou Junior. 

Conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência de Queimados se reúne para viabilizar a posse da nova diretoria


Na próxima quinta feira o Conselho Municipal dos Direitos de Pessoas com Deficiência de Queimados se reunirá para viabilizar a reestruturação e posse da nova diretoria do conselho. A reunião é aberta para toda a comunidade e acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, às 15h. A secretaria fica na Rua Otília 1495, Centro, na rua do Fórum.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mais de 100 idosos participam de “aulão” de ginástica terapêutica em Queimados

Aulas de Tai Chi Chuan 

Quem disse que os idosos ficam parados. Para provar o contrário mais de 100 idosos de Queimados participaram do primeiro “aulão” de ginástica terapêutica do ano ao ar livre na última sexta-feira (25), na Praça dos Eucaliptos. A iniciativa é uma das “armas” da Secretaria de Municipal da Terceira Idade de Queimados contra o sedentarismo e de prevenção contra doenças crônicas, que oferece aulas gratuitas de arte marcial e de ginástica terapêutica No dia, idosos que participam dos pólos de atividade física da cidade tiveram aulas de de Tai Chi Chuan, Lian Gong e Capoeira. 

Idosos praticam capoeira na Praça do Eucaliptos
O “aulão” tem o objetivo de incentivar à prática de exercícios físicos (alongamentos) e mentais que proporcionam relaxamento muscular. De acordo com o calendário de atividades da Secretaria, as aulas vão acontecer toda última sexta-feira do mês, a partir das 8h30. Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, o Dequinha (foto), o “aulão” além de ser uma atividade física funciona também para confraternizar. “Além de cuidarem do corpo e da mente será uma oportunidade para os idosos interagirem com amigos e professores. Nossos idosos devem sempre ser respeitados. Essa iniciativa é uma forma de levar mais qualidade de vida e alegria a eles”, contou Dequinha.       

Subsecretário da Terceira Idade de Queimados, professor Antônio Amorim (foto), vê o encontro como uma integração e confraternização entre os idosos além de cuidar do corpo e da mente. “Essa atividade é importante para nós porque além de ser um alongamento trabalha nossa concentração. É sempre bom fazer alguma atividade e não ficar parado, principalmente, quando já está aposentado ”, ressaltou Amorim. 

A ginástica contou com a presença do mestre de Tai Chi Chuan da Federação de Wushu e Kung Fu Tradicional do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Antônio da Silva, e do coordenador do projeto “Capoeira para 3ª Idade de Queimados”, mestre Cumprido. As atividades foram encerradas com um café da manhã na própria Secretaria.  

sábado, 26 de janeiro de 2013

Queimados promoverá coleta de óleo saturado durante carnaval

Crédito: Divulgação/PMQ
O Município de Queimados está empenhado na luta pela preservação do Meio Ambiente e como continuidade das políticas implementadas pela Prefeitura está a coleta do óleo saturado. Durante o carnaval, que tem como tema “Do laranjal, ao industrial, surge Queimados o melhor carnaval”, a Secretaria do Ambiente montará uma tenda na Praça dos Eucaliptos, onde irá recolher o óleo de cozinha, que será utilizado pelos barraqueiros e comerciantes nos dias de festejos.

O óleo utilizado nas frituras de salgadinhos e petiscos será armazenado em garrafas pet e serão destinados para a Secretaria Municipal de Saúde, visando a utilização no veneno contra a Dengue e para empresas de reciclagem, que darão destino final aos dejetos.

Segundo o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o projeto de coleta de óleo para reciclagem se estenderá à rede municipal de ensino. "Estamos seguindo as diretrizes traçadas pelo Prefeito Max Lemos que é trabalhar ativamente na preservação do Meio Ambiente e para isso a reciclagem é uma forte aliada. Não faremos esta atividade somente no Carnaval. A rede municipal de ensino também vai participar do projeto e as crianças aprenderão a importância da preservação do meio ambiente e poderão levar para a escola o óleo usado de suas casas", disse.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando despejado na pia vai para a rede de esgoto causando entupimento, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Os prejuízos podem ser ainda maiores se atirados ao solo. O óleo impermeabiliza o solo, dificultado o escoamento das águas. Sem falar que um litro de óleo polui mais de 10 mil litros de água limpa, por um período de 14 anos. A contaminação da água encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Agricultores da Feira da Roça de Queimados ganham uniformes


Vice Márcia Teixeira e o secretário de Agricultura Wilson Três Fontes
Padronizar e criar uma identidade visual. Essa é a intenção da Feira da Roça de Queimados ao uniformizar os 20 agricultores que comercializam produtos orgânicos (sem agrotóxicos) como frutas, verduras, hortaliças e hortifrutigranjeiros. Os uniformes – colete, boné e uma bolsa ecobag – foram entregues nesta quinta-feira (25) pela ONG AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, na Rua Elói Teixeira, s/n° - Centro (passarela sob a linha férrea).        

A ONG incentiva ações de desenvolvimento e de sustentabilidade como agricultura familiar e de subsistência em todo o país através do projeto do “Semeando a Agroecologia”. A Feira da Roça de Queimados que já tem dois anos de existência foi criada para fortalecer a produção dos agricultores de pequeno porte do município. 

O projeto surgiu através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Queimados com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). Atualmente, a feira possui uma Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ), que é composta por mais de 20 produtores rurais.   

De acordo o secretário municipal de Agricultura, Wilson Sampaio, o Wilson Três Fontes, a feira é importante por estimular um hábito alimentar saudável ao comercializar produtos frescos direto das mão dos agricultores. “Os produtos são orgânicos, ou seja, eles são livres de químicas que prejudicam a saúde. Além disso, as pessoas consomem o que é produzido na própria cidade gerando renda”, comentou o secretário. 

A feira agrícola contou também com a presença da vice-prefeita de Queimados, Márcia Teixeira, que ressaltou a importância de valorizar os produtos feitos no próprio município. “É bom saber que nossa população tem na porta de casa verduras, hortaliças e frutas de ótima qualidade e sem agrotóxico. Além de gerar renda para os agricultores, a Feira da Roça valoriza o que é produzido aqui no município”, comentou Márcia Teixeira. 

Todas as edições da Feira da Roça acontecem sempre na última quinta-feira do mês, das 8h às 14h. 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Queimados terá sistema de monitoramento 24h para prevenção de enchentes


A Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria de Defesa Civil deu um passo importante para trazer para a Cidade o Sistema de alertas de cheias desenvolvido pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), que tem como objetivo informar as autoridades e a população sobre os níveis de precipitação de chuva e de cheia dos rios. Nesta segunda-feira, 21, técnicos da Pasta se reuniram com o chefe do Centro de Controle Operacional (CCO) do INEA, Luiz Paulo Viana, que se comprometeu a analisar as áreas adequadas para a instalação do Sistema, que deverá acontecer em fevereiro.
Ao todo, Queimados possui cerca de 90 áreas de risco com 321 moradias em perigo de deslizamentos, segundo dados do estudo realizado pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais) em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Para o Secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos Machado de Oliveira, o sistema que será implantado irá fazer com que o Município fique ainda mais seguro quanto a prevenção de enchentes. “Não temos como controlar a natureza e realocar de uma vez as pessoas que vivem em áreas de risco. Através deste sistema, poderemos monitorar por SMS e pela internet o nível de elevação dos rios e a quantidade da chuva. Teremos como dar uma primeira resposta tendo essas informações”, disse Machado.
Composto por estações pluviométricas - que medem a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios - e pluviofluviométricas - que medem a capacidade de vazão dos cursos d'água, o sistema de alerta de cheias funciona 24 horas, todos os dias da semana, monitorando e transmitindo alertas a cada 15 minutos sobre as condições do tempo e de aumento gradual do nível d’água dos rios para a central de processamento de dados do Inea por telemetria (SMS celular).

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Terceira Idade de Queimados terá V Baile de Carnaval


Inscrições para participar da festa estão abertas até dia 1º de fevereiro 

“Do laranjal ao industrial, surge Queimados e o melhor Carnaval”. Este é o tema que vai reger o V Baile de Carnaval da Terceira Idade, que será realizado pela Secretaria Municipal da Terceira Idade no dia 07 de fevereiro, no salão de festas Recantus (Estrada do Lazareto, nº 179 – Centro), a partir das 15h. Serão disponibilizados 500 convites. Os idosos interessados devem realizar a inscrição até o dia 1º de fevereiro. 

A inscrições e a retirada dos ingressos poderão ser feitas na Secretaria Municipal da Terceira Idade (Praça dos Eucaliptos – Centro, anexo a Secretaria Municipal de Educação), das 9h às 17h, ou em um dos quatro pólos de atividades físicas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 9h. Para se inscrever, as pessoas acima de 60 anos deverão apresentar RG e um comprovante de residência.

No dia, será escolhido o Rei e a Rainha do Baile de Carnaval. Os jurados levarão em consideração na escolha do Rei e Rainha os requisitos: simpatia, espírito carnavalesco, desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão. Quem vai animar a festa será o grupo Rio News Band tocando o melhor das marchinhas de carnaval. O casal vencedor irá ganhar kits contendo aferidor de pressão arterial digital, tênis, camiseta e boné . 

Vale ressaltar que os concorrentes ao posto de Rei e Rainha devem ter idade mínima de 60 anos. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria através do telefone: 2665-1532.  

“Aulão” de ginástica terapêutica pretende reunir mais de 100 idosos em Queimados


Aulas de ginástica terapêutica como Tai Chi Chuan e Lian Gong.  Essas serão as atividades oferecidas pela Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados na manhã desta sexta-feira, dia 26, em pleno ar livre na Praça dos Eucaliptos (Centro), das 8h30 às 9h30. O “aulão de ginástica para terceira idade” como é chamado tem o objetivo de prevenir contra doenças crônicas com a prática de exercícios físicos (alongamentos) e mentais que proporcionam relaxamento muscular. 

De acordo com o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, o Dequinha, as atividades terapêuticas serão gratuitas e vão acontecer sempre na última sexta-feira do mês.  “A previsão é que o aulão reúna mais de 100 idosos dos quatro pólos de atividades físicas da cidade. Queremos dar maior qualidade de vida às pessoas da terceira idade por isso ao menos uma vez por mês terá esse encontro. Temos que valorizar sempre nossos idosos”, ressaltou Dequinha.    

O subsecretário da pasta e especializado na arte chinesa Tai Chi Chuan, professor Antônio Amorim, explica que a técnica milenar trabalha com a concentração do corpo e da mente. “O Tai Chi faz com que a qualidade de vida da população idosa aumente ainda mais. Ela trabalha tanto o corpo com alongamentos quanto a mente através da concentração. Vale ressaltar ainda que a prática dessa arte milenar previne contra doenças como artrite e atrose, além de reduzir o estresse", frisou Amorim.

A ginástica vai contar ainda com a presença do mestre de Tai Chi Chuan da Federação de Wushu e Kung Fu Tradicional do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Antônio da Silva, que fará apresentações no dia. Após a aula, os alunos irão participar de um café da manhã de confraternização.  

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inscrições de barracas para o carnaval se encerram nesta quarta-feira


A Prefeitura Municipal de Queimados está com inscrições abertas até quarta-feira, 23, para a colocação de barracas no carnaval 2013. Ao todo, serão disponibilizados 56 pontos na Praça dos Eucaliptos, para os cinco dias de festa – De 08 a 12 de fevereiro. Para efetuar a inscrição é preciso levar cópia do RG, CPF e um comprovante de residência (água, luz e telefone), que deverá ser do Município. O Valor da guia será de R$ 485,77.
Os interessados deverão procurar o Departamento de Posturas e Fiscalização, localizado na Avenida Plínio Giosa, 300 – Vila Camorim, no horário de 08h às 17h ou mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 2779-9813.
A moradora do Centro de Queimados, Maria José Ferreira, 72, já fez a inscrição e está animada com a possibilidade de trabalhar no Carnaval. “Já trabalho há 15 anos com barraca no carnaval e isso me deixa muito feliz, já que consigo uma renda extra e ainda me divirto durante a festa”, disse.
Carnaval com preservação
O Carnaval em Queimados não será apenas a festa da carne como diz o tema: “Da Ferrovia ao Industrial, surge Queimados o melhor carnaval”. Será também a festa da reciclagem. A Secretaria Municipal do Ambiente vai montar na Praça dos Eucaliptos uma tenda para coleta de óleo de cozinha usado. O material arrecadado será enviado para a Secretaria Municipal de Saúde, visando a utilização no veneno contra a Dengue e para empresas de reciclagem, que darão destino final aos dejetos.

Céu de Queimados ficou mais colorido


2º Festival de Pipas da cidade contou com pipeiros internacionais

O que teria em comum uma arraia, um polvo, os personagens Grilo Falante e Pinóquio com uma bicicleta? Bom, todos na realidade são pipas que participaram do 2º Festival de Pipas de Queimados. A competição que reuniu mais de 300 pipeiros em uma disputa feroz, com muitos gritos de: segura, levanta, vai subir, puxa, sai da frente e até um “caramba, agarrou”. Mas não foram só profissionais que tiveram vez, a população pode participar ativamente, onde até uma mãe ensinava o filho de 3 anos a empinar o famoso papagaio.
Em meio à euforia de adultos e crianças, surgia a grande arraia de 30 metros de comprimento. A pipa "hors-concours" que paralisou o público foi fabricada na Itália por Guilherme Linares Palau e custou €$ 10 mil euros, cerca de R$ 27 mil reais. Guilherme também enfeitou o céu com um Polvo de 13 metros, um Grilo Falante de oito metros, Pinóquio e vários peixes. “Vim por amor mesmo, como utilizo um material superior ao do Brasil, por conta dos ventos europeus que são mais fortes, não acho justo com os competidores do país a minha participação”, contou Guilherme que tem cerca de 180 pipas em seu acervo.

Pipa em homenagem ao Prefeito Max Lemos
Mas não foram somente as pipas que atraíram a atenção dos participantes, as crianças se divertiram no Pula-Pula, Escorrega Inflável e nas oficinas de bijuterias, pintura e criação de pipas e para os mais tensos, teve até aferição de pressão arterial.O evento organizado pela Secretaria de Educação do Município e a Max Pipas, contou com o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Defesa Civil, Saúde, da Universidade Estácio de Sá eEnvida Rio.

Renata ensinando ao seu filho a soltar pipa
Durante o evento o Prefeito do Município, Max Lemos, foi homenageado pela passagem de seu aniversário ocorrido no último dia 17 com uma bicicleta voadora que levava a mensagem de feliz aniversário. Destaque também para Renata Ribeiro, 35 anos, que levou seu filho de 3 anos para aprender a soltar pipa. “Como o pai está trabalhando sobrou para mim, a tarefa de ensinar o meu filho a soltar pipa. Não sabia que era tão emocionante. Fiquei encantada com o evento. Já estou aguardando o próximo”, contou Renata.

Evento pode voltar a Queimados ainda este ano

Um dos organizadores, o projetista Max Cardoso da Max Pipas, campeão mundial de pipas em 2010, na Índia parabenizou a todos pelo evento e já anunciou o próximo. “Estamos nos organizando para realizar mais um Festival em março ou abril aqui na Baixada. Provavelmente será em Queimados, porque fomos muito bem recebidos”, destacou. O 2º Festival de Pipas de Queimados que aconteceu na Vila Olímpica da Cidade no último domingo (20), também teve cunho educativo, orientando os usuários a não utilizar cerol ou a famosa linha chilena que já causou muitos acidentes fatais.

A Max Pipas também fez questão de premiar com o Troféu Destaque, o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, pelo incentivo à atividade que foi um sucesso pelo segundo ano consecutivo, além da secretária de Educação, professora Miriam Mota pela organização do evento. Entre os visitantes que receberam os troféus, estava Guilherme Palau que veio direto da Itália para o evento e o Zeca Pipas, um dos brasileiros mais premiados no mundo que subiu uma Centopéia de 30 metros de comprimento. Os troféus foram entregues pelos vereadores: Marquinho Pacotão e Marcelo Lessa. O secretário daTerceira Idade, José Alves de Carvalho (Dequinha), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jeferson Dias da Silva e o vereador Martchelo Fulli, entre outros prestigiaram o evento.

Os vencedores

A equipe tornado ganhou uma bicicleta pelo destaque na competição 
O primeiro lugar na categoria beleza ficou com a pipa Ursinho Puft do José Roberto que recebeu como prêmio uma pipa Parapente, objeto de cobiça dos pipeiros,  2º a pipa O Mago e o Dragão da equipe Tornado que recebeu como prêmio uma pipa Asa Delta e o 3º a pipa Legião Urbana que ganhou um espremedor de frutas elétrico.

Na categoria Originalidade o 1º lugar ficou para a bicicleta voadora do Andrevaldo que também recebeu o troféu Originalidade em papel. A pipa Estrela conquistou o 2º lugar e recebeu uma pipa Asa Delta. O ventilador ficou para a pipa Arara da equipe Só Pipas que só conseguiu ficar 30 segundo no ar porque quebrou a asa logo no primeiro sobrevôo. O 4º lugar foi conquistado pelo lápis da equipe Bons ventos que nem chegou a subir.

Na categoria Maranhão a pipa Mago e Pimba da equipe Bons Ventos conquistou o 1º lugar e a Vale das Sombras da equipe Tornado o 2º.  A categoria vazada deu o 1º lugar para a pipa John Lenon da equipe Só Pipas de Campo Grande, 2º para a pipa Elvis não morreu da equipe Tornado de Itaboraí e o 3º para a Angry Pipas também da equipe Tornado. O 1º lugar ganhou uma pipa Parapente, o 2º uma Asa Delta e o 3º um ventilador.  Além das premiações tradicionais, a equipe Tornado ganhou uma bicicleta por ter se destacado na competição, além de ter conquistado três premiações em várias categorias. Uma bicicleta foi dada a equipe Tornado, como prêmio extra.

Mais de 20 mil crianças tiveram acesso ao teatro em Queimados

Crianças assistindo a peça "Fala que é amor" no Teatro Municipal Metodista

Luzes, sorrisos, emoções, possibilidades e sensações. Além de entreter, o teatro tem o poder de ampliar os horizontes culturais e sociais. Há quatro anos, o município de Queimados vem proporcionando gratuitamente aos cidadãos o acesso a espetáculos de qualidade com o Festival de Inverno de Teatro. Em todas as edições, foram apresentados mais de 20 espetáculos e, pelo palco do Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, já passaram atores famosos como os globais Rodrigo Santana, Miguel Nader e Wagner Trindade. 

Secretário de Cultura Antônio Almeida
O secretário de cultura de Queimados, Antônio Almeida, destaca a importância do evento para a população. “Estamos seguindo determinações do Prefeito Max Lemos que é proporcionar aos moradores da cidade a possibilidade de ampliar sua visão de mundo e ter acesso à cultura, gratuitamente. Além de auxiliar o teatro, oportunizando a formação de plateia”, conta Antônio.

O Festival de Teatro é uma ação da Prefeitura Municipal de Queimados que oferece convites para os espetáculos às escolas públicas e privadas da cidade. Dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo evento, dão conta que, somando as quatro edições do Festival de Inverno de Teatro, cerca de 20 mil crianças já assistiram às peças oferecidas. O evento já faz parte do calendário anual da cidade.

Muitos dos que passaram pelo festival foram ao teatro pela primeira vez, como a pequena Raiane de Oliveira Araújo, de 07 anos, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Metodista, que assistiu à peça “Fala que é amor”, destinada ao público infantil. “Foi muito legal, eu adorei a historinha deles! E o beijo no final foi lindo”, contou Raiane.

Raiane e a professora Jaciane
A professora de Raiane, Jaciane Peçanha Veloso, afirmou que toda sua turma ficou encantada com a apresentação. “Além da reação das crianças dentro do teatro ao ver a peça, elas falaram da apresentação a semana toda e até quiseram encenar uma cena em sala de aula. Ir ao teatro incentiva a imaginação das crianças, e, na idade deles, em que absorvem toda a informação que as dão, com certeza incentiva a criatividade”, declarou.

Para a Psicopedagoga, Laura Gomes Lopes, o teatro incentiva a criança a se tornar um adulto mais criativo e com valores sociais. “Quando uma criança assiste a uma peça em que o tema é respeito, ela aprende de forma lúdica este valor e, como sabemos, quando uma criança aprende algo ela leva aquilo para a vida toda. O teatro também pode abrir na mente de uma criança possibilidades diversas de comportamento e até profissões. A vida adulta dessa criança é diretamente afetada pelas experiências vividas na fase infantil”, contou a profissional.

Agricultores da Feira da Roça de Queimados terão uniformes


Os produtores rurais de Queimados já têm motivos para comemorar. Além de comercializarem seus produtos na Feira da Roça, nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, eles ganharão uniformes. Através do projeto “Semeando a Agroecologia”, da ONG AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, os feirantes irão receber coletes e bonés com a identidade visual da própria feira agrícola de Queimados.

A feira tem o objetivo de estimular um hábito alimentar saudável dos consumidores através da comercialização de produtos orgânicos (sem agrotóxicos) como frutas, verduras, hortaliças e hortifrutigranjeiros. Com a iniciativa, que já tem dois anos de existência, a intenção é fortalecer a produção autossustentável de agricultura familiar no município.

O projeto surgiu através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Queimados com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). Atualmente, mais de 20 produtores participam da feira através da Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ). 

Os produtores rurais tiveram que cadastrar suas respectivas propriedades rurais e principais atividades agrícolas de cultivo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Sedrag). Depois de feito o cadastro, os feirantes receberam um certificado da Emater-Rio, em que regulariza a venda, identifica a forma de cultivo e a origem dos produtos.

A Feira da Roça de Queimados acontece sempre na última quinta-feira do mês, das 8h às 14h, na Rua Elói Teixeira, s/n° - Centro (passarela sob a linha férrea).       

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Céu de Queimados vai ficar mais colorido neste domingo

1º Festival, em 2011, reuniu quase mil  crianças na Vila Olímpica

Quem disse que soltar pipa é coisa de criança. Em Queimados, a coisa será levada a sério com o 2º Festival de Pipas da cidade, que acontece no neste domingo, dia 20, das 9h às 16h, na Vila Olímpica do município (Avenida Maracanã, s/nº – Centro). Resultado da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Esporte e Lazer, a ideia do festival é reunir famílias e colorir o céu da cidade, além de conscientizar os pipeiros sobre os perigos de usar cerol nas linhas e do risco de soltá-las próximas às redes elétricas. 

Durante todo o dia acontecerá oficinas de confecção de pipas e distribuição de rabiolas, confecção de bijuterias, recreação e pintura facial para a criançada, oficinas de beleza, além do concurso de pipas dividido em cinco categorias: Beleza, Originalidade, Centopeia (dragão), Maranhão vazada e Raia vazada. Os três primeiros colocados de cada categoria irão receber prêmios. 

Nas categorias Beleza, Originalidade e Centopeia os primeiros colocados irão receber uma pipa Parapente. Os segundos colocados uma pipa Asa Delta e em 3° lugar um ventilador. Já as categorias Maranhão e Raia vazada do 1º ao 3º lugar irão ganhar uma cafeteira ou um grill. A pipa que tiver maior destaque durante o concurso, o pipeiro vai voltar com uma bicicleta nova para casa.  
    
Repetindo o sucesso da última edição do festival, que contou com quase mil crianças, o concurso terá ainda apoio do competidor Max da Fonseca Cardoso, o famoso Max Pipas, e da faculdade Estácio de Sá. No dia, a faculdade vai oferecer isenções de taxas de inscrições nos seus vestibulares.

Para um dos organizadores do festival, Carlos Eduardo Ramos, além de ser um evento que reuni as famílias o festival também tem o lado educativo sobre como não utilizar cerol nas linhas. “O mais importante do festival é conscientizar os pipeiros sobre os perigos de usar cerol nas linhas. Para nós orientar é fundamental principalmente sobre o uso da linha chilena como é conhecida que já causou vítimas fatais”, contou ele, lembrando que o local do evento é seguro. “A Vila Olímpica tem espaço amplo e não possui redes elétricas por perto. Ou seja, lá será um lugar perfeito para soltar pipa”, comentou Carlos Eduardo.        
  
Para participar do 2º Festival de Pipas de Queimados, os interessados podem ir à Vila Olímpica e fazer a inscrição no próprio dia do evento, a partir das 10h. A entrada é franca e a única regra para se inscrever é não utilizar cerol.

O corpo de jurados do festival será composto por pessoas de Queimados ligadas à arte.

Programação:

9h - Abertura dos portões e inicio das oficinas com distribuição de pipas e rabiolas;
10h - Inscrições para o concurso; 
13h - Início do concurso;
15h - Premiação do Festival de Pipas;
16h - Encerramento. 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bolsa Família terá recadastramento até o final de cada mês em Queimados


Os beneficiados pelo programa Bolsa Família já podem se recadastrar em Queimados. A Secretaria Municipal de Assistência Social começou a recadastrar até o final de cada mês. Com a iniciativa, a intenção é evitar que as famílias que recebam até três salários mínimos deixem de receber auxílio do programa federal e, ao mesmo tempo, atualizem seus dados cadastrais.

O recadastramento será feito de acordo com o final do Número da Inscrição Social (NIS) do cartão do Bolsa Família, sempre até o último dia útil do mês. As pessoas que têm o NIS com final “1”, por exemplo, devem se recadastrar até o dia 31 de janeiro. Finais NIS: 2 (fevereiro), 3 (março), 4 (abril), e assim sucessivamente.      

Pelo menos uma vez a cada dois anos ou se houver alterações cadastrais como mudança de endereço, aumento na renda familiar, mudança de escola dos dependentes, entre outros, as famílias devem atualizar seus dados. Ao todo, serão distribuídas 120 senhas de atendimento por dia.  

Para se recadastrar, os beneficiários devem ir à Secretaria (Rua Eugênio Castanheiras, nº 176 - Centro), de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h30, munidos de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, contra-cheque (se tiver) ou comprovação de renda familiar, e declaração de matrícula do atual ano letivo dos dependentes na escola. Informações pelo telefone: (21) 2779-9803. 

Governo de Queimados mantém pagamentos antes da virada do mês


O governo de Queimados, que está iniciando sua segunda gestão, vai manter um dos seus principais compromissos, que é o de depositar os salários de seus servidores sempre antes da virada do mês. O governo municipal, através das Secretarias de Fazenda e Administração, mantém em dia o pagamento dos honorários dos cerca de 3.500 servidores, entre pensionistas, aposentados, estatutários e comissionados, que podem contar com seus salários depositados, o que possibilita planejar seus compromissos financeiros, sem sustos.
Segundo a funcionária pública Malvina Nunes de Barros, receber antes da virada do mês significa o pagamento dentro dos prazos. "Receber até o ultimo dia do mês, possibilita manter em dia as contas que tem o vencimento no início do mês, evitando atrasos e mantendo a minha contabilidade doméstica organizada", conta Malvina.
Secretária Andreia
A Secretária de Administração, Andreia Regilayne Resende Gonçalves, ressalta que manter em dia os compromissos da Prefeitura beneficia não só os servidores como a própria Prefeitura. “Seguindo as orientações do prefeito Max Lemos, esta administração busca conciliar a legalidade e o bom senso para beneficiar o servidor público municipal, que, conseqüentemente, motivado, desempenha com satisfação suas atribuições, o que é um retorno bom para a administração", conta Andreia.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Idosos de Queimados ganham sua própria secretaria


Queimados, mais uma vez, dá passos largos na busca de atender com qualidade todos os públicos queimadenses. A coordenadoria de políticas públicas para a terceira idade se tornou Secretaria Municipal da Terceira Idade, conquistando assim o título de 2° município do Estado do Rio de Janeiro a possuir esta pasta. A transição é uma ação direta do Prefeito Max Lemos para que a terceira idade tenha um atendimento ainda melhor por parte do governo.

Professor Amorim e Dequinha, novos Subsecretário e Secretário da pasta, que prometem: O Idoso em Queimados terá tratamento especial
Assumem a pasta José Alves de Carvalho, Dequinha, como Secretário e o Professor Antônio Amorim Alves como sub-secretário. O novo secretário da pasta, Dequinha, já traça os objetivos e metas da nova secretaria para os próximos 4 anos. “Queremos cuidar do idoso, que contribui para o crescimento da nossa cidade. Vamos equipar e inaugurar o Centro Esportivo, ampliar projetos como o “motorista legal”, que incentiva motoristas de ônibus a tratarem e cuidarem dos idosos que embarcam nos automóveis e vamos trabalhar para que em Queimados o idoso seja cuidado e respeitado”, enfatiza Dequinha. A maior novidade para este ano é o Centro Esportivo para a Terceira Idade, onde os anciãos terão a oportunidade de praticar esportes, fazer ginástica, dançar, aprender a usar o computador e ter um espaço para reuniões e confraternização. 

Ao longo dos últimos 4 anos, a então Coordenadoria de Políticas Públicas para a Terceira Idade, articulou e fundamentou um conselho composto de voluntários para cuidar estruturar e organizar as ações para os idosos. Neste tempo os idosos foram organizados e, em uma parceria com as igrejas da cidade, realizam ginástica, passeios, encontros e treinamentos em cursos especiais, como o de Voluntários da Defesa Civil.

Com a transição de coordenadoria para secretaria, as ações poderão se ampliar e atender com melhor qualidade e a muito mais idosos. Elvira Costa, 81 anos, (foto ao lado) é uma das senhoras que participam das atividades e expressa como o trabalho com idosos melhorou sua qualidade de vida. “É muito difícil para os idosos viver com qualidade, geralmente somos viúvas e não temos mais nenhum dos filhos morando com a gente. È o que acontecia comigo até participar do trabalho com os idosos da Prefeitura de Queimados. Hoje eu pego ônibus sozinha, caminho, faço ginástica, viajo e tenho um grupo de amigos aqui. Agora estamos ansiosos pelo Centro Esportivo que está para ser inaugurado!” conta Elvira.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Queimados suporta bem o início das chuvas de verão

Limpeza de rios e canais evitaram transtornos em pontos de alagamento e enchentes       

Mesmo as fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio nos últimos dias não causaram grandes transtornos em Queimados. A cidade está preparada para enfrentar possíveis enchentes e deslizamentos nessa época do ano com a chegada do verão. A Defesa Civil do município lançou o Plano de Contingência para Riscos de Chuvas (Plancon). O objetivo é diminuir os riscos de deslizamentos de encostas, inundações e enchentes em diversos pontos da cidade caso ocorra elevação dos índices pluviométricos na região.
                                       
O plano de caráter emergencial inclui monitoramento meteorológico, cobertura de encostas com mantas plásticas, drenagem de água pluvial com a instalação de canaletas, dragagens de rios, entre outras ações já realizadas pela Prefeitura como prevenção. A força tarefa funciona com equipes em parceria com órgãos e secretarias municipais. Agentes da Defesa Civil são acionados quando detectado o volume igual ou superior a 30 milímetros durante as pancadas de chuvas ou 40 milímetros de acúmulo de chuva em menos de 24h.
  
Pluviômetros nos bairros Santa Rosa e Morro da Caixa D’Água

De acordo com subsecretário de Defesa Civil, Major Neves, a cidade ganhou dois aliados contra os riscos de enchentes e deslizamentos de encostas. “Nas últimas semanas foram instalados dois pluviômetros na cidade: um no bairro Santa Rosa e outro no Morro da Caixa D’Água. Os locais de instalação são considerados pontos críticos. O sistema de medição de volume da chuva serve para alertar moradores e agentes da Defesa Civil”, explicou Neves, acrescentando que equipes são acionadas quando detectado o volume de 40 a 70 milímetros, em que pode ocorrer o transbordamento dos Rios Abel e Camarim, no bairro Santa Rosa.

Somente nos temporais dos últimos dias, que causou vítimas no distrito de Xerém (Duque de Caxias), a Secretaria de Defesa Civil de Queimados registrou o volume de 143,3 milímetros de água. Mesmo com o registro que é considerado elevado por técnicos, a cidade não teve nenhum caso de famílias desalojadas e desabrigadas.

Segundo o secretário de Defesa Civil, Machado Laz, mesmo com as fortes chuvas a cidade suportou bem os temporais. “Nossa cidade não foi muito atingida e não tivemos nenhum caso grave. Por conta de medidas preventivas da Prefeitura como a limpeza de rios e canais, coleta regular do lixo domiciliar, retirada de entulho das encostas e a própria contribuição da população por não jogar lixo em locais indevidos não tivemos problemas”, comentou Machado Laz.
  
Defesa Civil 24h

Desde a virada do ano, agentes estão em estado de alerta 24h para atender ocorrências. Ao todo, as equipes são compostas por 36 agentes divididos em turnos. Em casos de emergência, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, que fica na Rua Plínio Giosa, n° 300 – Vila Camarim, ou pelos telefones: (21) 2665-7719/ 2663-3339.   

Queimados recebe Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada

A Prefeitura de Queimados, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, oferecerá novamente o Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada para queimadenses e moradores de cidades vizinhas a partir desta terça-feira (08/01). Queimados será o "município pólo", atendendo também os municípios de Japeri, Paracambi, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e Seropédica. Os exames poderão ser realizados até o dia 26, inclusive sábados e feriados, na Praça Dr. Rubens Lima (Praça dos Eucaliptos), no Centro. A unidade móvel constituída de tenda climatizada para recepção e acolhimento dos pacientes, com TV, água gelada e contêiner com tomógrafo.

Todos os pedidos de exames – inclusive de médicos particulares – serão aceitos desde que seja enviado um encaminhamento emitido pela própria Secretaria de Saúde do município a qual pertence o paciente para a Subsecretaria de Atenção à Saúde de Queimados, na Rua Hortência, 254, no Centro, para que possa ser feito o agendamento.

Em casos de urgência e emergência serão permitidos encaixes de pacientes e para os com maiores dificuldades ou incapacidade de locomoção será disponibilizada uma van. A secretária de Saúde de Queimados, Fátima Cristina, popularmente conhecida como ‘’Dra. Fátima’’, garante a eficácia do Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada e afirma que o equipamento tem capacidade para realizar 70 exames por dia. “A tenda continuará funcionando aos sábados e feriados para que possa atender a todos, em especial ao trabalhador que não conseguiria ir até o local durante a semana. Vale lembrar que é necessário fazer o agendamento na Secretaria de Saúde da cidade na qual o paciente mora’’, destaca a secretária afirmando também que somente em caso de emergência o paciente poderá ir direto à tenda para realizar o exame e/ou fazer o agendamento.

O Serviço Móvel de Tomografia computadorizada funcionará na Praça Dr. Rubens de Lima, das 7h30 às 18h30 e aos sábados, das 7h30 às 15h. O paciente pode ter qualquer idade, pesar até 135 quilos e não necessitar sedação/anestesia. Os resultados dos exames serão entregues após 20 dias úteis na Secretaria de Saúde do município de origem do paciente.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Prefeito de Queimados toma posse com a presença maciça da população



Posse do prefeito Max Lemos e os 26 secretários
A população de Queimados pode acompanhar a solenidade de posse dos poderes executivo e legislativo da cidade nesta terça (1), no Ginásio Municipal. O espaço foi todo preparado para oferecer conforto a centenas de pessoas que marcaram presença no evento. Depois de empossados os 13 vereadores e eleita a nova mesa direta, o prefeito de Queimados, Max Lemos (PMDB), foi empossado e pediu licença à mesa diretora dar posse aos 26 secretários.

O prefeito não deixou de agradecer a Deus pelo segundo mandato e dedicou à vitória a família que sempre esteve unida. “Eu agradeço muito a compreensão da minha família que aumentou com a chegada dos filhos e me estimulou a continuar cuidando das pessoas. Nós conseguimos em quatro anos, construir o maior número de casas populares e aumentamos para 14 mil o número de pessoas assistidas pelo  “Bolsa Família,” disse Max.

Em seu discurso de posse, Max disse que vai trabalhar para diminuir a desigualdade social que impera no Brasil. “Nossa luta contra a desigualdade social não vai parar. Vamos cuidar da criança e do adolescente com a implantação de 20 creches; estamos construindo e ampliando escolas; começamos a construir mais 2.500 unidades habitacionais. Temos conhecimento de que precisamos melhorar o acesso ao Sistema de Saúde. Iremos retomar as obras do hospital em menos de três meses. Este é mais um desafio do nosso governo”, enfatizou Max.

Dentre as novas metas ainda estão: o investimento em novas tecnologias nas escolas, capacitação dos profissionais da Educação, melhorias no acesso à saúde preventiva, construção de mais oito postos de saúde, implantação do  Centro Especializado no Tratamento da Saúde da Mulher, além da ampliação dos programas de moradia popular. Max também prometeu implantar o Programa ‘Escritura para todos’, que visa ampliar o trabalho de regularização fundiária.

A vice-prefeita Márcia Teixeira (PT), ficará encarregada das políticas públicas e sociais e fez um discurso se comprometendo em aumentar os recursos nesta área. "São muitos anos de luta à frente desta área social na cidade. Através da Ong. Família do Futuro pude conhecer de perto a realidade das famílias de Queimados. Hoje tenho certeza de que posso ajudar a melhorar a vida dos menos favorecidos. Aprendi com Lula e Dilma que a prioridade dos governantes deve ser sempre as pessoas e encontrei no prefeito Max um grande parceiro", destacou. 




Recorde de investimentos em todas as áreas

A cidade de Queimados bateu todos os recordes de investimentos e fechou o ano no azul, contou o prefeito empolgado. “Fechamos 2012 com R$ 1.050 bilhão de investimentos privados e mais de R$ 150 milhões de investimentos em obras públicas. É uma marca muito importante para a nossa cidade que nunca tinha recebido um volume tão alto de recursos. Batemos o recorde de investimento em todas as áreas. No entanto, os 135 mil habitantes de Queimados precisam de muito mais. Também não posso deixar de agradecer a todos os 23 partidos que me ajudaram a fazer a maior coligação que já houve na história do Rio de Janeiro.” Finalizou Max Lemos.


Novo secretariado:

- Saúde: Dr.ª Fátima Dias Sanches
- Educação: Mirian Motta
- Urbanismo: André Bianche
- Habitação: Carlos Leal Nogueira ''Cacau Amaral''
- Serviços Públicos: Rogério Brandi
- Terceira Idade: José Alves de Carvalho ''Dequinha''. 
- Especial de Projetos e Acompanhamento de Convênios: Cleide de Oliveira
- Controladoria: Air de Abreu
- Governo: Eraldo Nilton de Carvalho ''Pastor Eraldo''
- Fazenda: Carlos Vilela
- Obras: Elerson Leandro
- Agricultura e Desenvolvimento Rural: Wilson Sampaio ''Wilson do Três Fontes''
- Previdência Social de Queimados: Robson de Souza
- Assistência Social: Elton Teixeira
- Promoção da Cidadania: José Ribamar  “Dadinho”
- Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Pública: Elias José
- Cultura: Antônio Almeida
- Defesa Civil: Machado Laz
- Desenvolvimento Econômico: Jefferson Dias
- Trabalho e Renda: Antônio Grispi de Oliveira “Tuninho do Vira Virou”
- Meio Ambiente: Alex Dornellas
- Esporte e Lazer: Luiz Carlos Monteiro
- Chefe de Gabinete: Gilda Baltar
- Procuradoria: Carlos Lima
- Comunicação: Carlos Albino Pires de Andrade
- Assuntos Estratégicos: Paulo César Pires de Andrade “'Paulinho Tudo a Ver''.

Secretários assumem com metas emergenciais

O segundo ato do dia foi o decreto do Estado de Atenção para todas as Secretarias até 31 de março, por conta das chuvas de verão. “Os secretários devem seguir o plano de prevenção contra as chuvas de março. Vamos precisar de equipes especiais que ficarão à disposição da Defesa Civil, sob a coordenação do novo secretário, Machado Laz”, decretou o prefeito.

Outra ação especial do novo secretariado será de prevenção contra à Dengue.  Diferente dos anos anteriores, em que esta incumbência caberia somente à saúde, o prefeito está montando um mutirão de ajuda entre as secretarias para fortalecer a campanha de prevenção. “Nós estamos reforçando nossa equipe de controle de endemias e este trabalho vai ficar sob o comando da Secretária de Saúde, Dr. Fátima”, adiantou o prefeito.  

Show da virada em Queimados teve público estimado de 50 mil


 Famílias se confraternizaram em abraço coletivo na Praça dos Eucaliptos

O Show Pirotécnico da virada do ano em Queimados que estava programado para ser de 15 minutos iluminou o céu da cidade por 19 minutos.  O primeiro Réveillon da Baixada no município promovido pela Globo Rio  reuniu mais 50 mil pessoas na Praça dos Eucaliptos. O evento foi conquistado pelos alunos da Vila Olímpica através de uma gincana. A queima de fogos oficial aconteceu atrás do palco, mas foi possível assistir vários lugares da cidade, sendo iluminados. A população correu para os pontos mais altos como o Viaduto, passarela da Linha férrea e até mesmo as janelas dos prédios.  

O líder da banda de reggae Cidade Negra, Toni Garrido, que chamou o prefeito ao palco para a contagem regressiva, recebeu o convite para tocar na cidade como um presente. “Estamos muito felizes pelo convite do prefeito Max, já que há 15 anos não fazíamos um Réveillon no Rio de Janeiro”, lembrou Toni.

Max Lemos subiu ao palco acompanhado da primeira dama Ana Paula, a vice Márcia Teixeira e o Secretário Estadual de Assistência Social do Rio, o deputado Estadual Zaqueu Teixeira (PT). “Fiquei muito feliz de ver famílias inteiras se abraçando na Praça dos Eucaliptos”, contou Max Lemos. O prefeito está estudando a possibilidade de inserir a festa no calendário oficial da cidade.

Segundo informações dos organizadores da festa, o evento teve um público flutuante de  50 mil pessoas acompanharam o primeiro Réveillon de Queimados que recebeu visitantes de outras cidades da Baixada e do Estado do Rio de Janeiro como Região dos Lagos e Zona Sul.  O músico Wilson Soares, nascido e criado em Queimados, voltou à cidade depois de 18 anos. “O prefeito Max Lemos está de parabéns. Tem 18 anos que não venho à cidade, estava passando de bicicleta e fui surpreendido com este lindo show. Estou até emocionado”, contou Wilson.

O senhor José Vieira, mais conhecido como Grilo, recebeu mais de 30 pessoas, entre parentes e amigos em sua residência no morro do Cruzeiro, uma das melhores vistas da queima de fogos. Entre eles, estava Mauro Cezar que trocou o Morro do Alemão por Queimados e não se arrependeu. “Claro que estar com parentes e amigos foi fundamental para a minha decisão, mas não me arrependi de ter vindo. A queima de fogos foi linda, a cidade está de parabéns. Quero voltar mais vezes”, contou Mauro que estava acompanhado da esposa e os pais.

Os shows comandados pela Globo Rio começaram pontualmente às 21h com cantores locais Marlene Esteves e irmãos Bragança,  seguidos de Aline Barros, seguida por Cidade Negra. Após a queima de fogos, comandaram a festa, Pique Novo, Mc Koringa e a bateria da Beija-Flor que fechou o Réveillon abrindo o clima de carnaval na cidade. A bateira tocou por cerca de 2 horas e apresentou a Nova Corte Momesca de Queimados, eleita na noite anterior.

 Já passava das 4h da manhã quando o som foi desligado, mas a multidão permaneceu na praça até o dia amanhecer. Quem se aventurou em voltar para casa, enfrentou muitas filas e uma longa espera pelos transportes coletivos que começaram a rodar por volta das 5h da manhã.