quarta-feira, 6 de agosto de 2014

CEAM começa a funcionar em Queimados



Joyce Pessanha - As mulheres de Queimados já podem contar com uma importante ferramenta no combate à violência e encaminhamento de serviços. É que começou a funcionar no município o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM, que vai atender, orientar e encaminhar todas as vitimas de violência doméstica, familiar ou que estejam em situação de vulnerabilidade. O Equipamento já inicia os trabalhos com uma equipe completa composta de advogada, psicóloga e assistente social preparadas para atender o público e orientar de acordo com cada situação.  O CEAM de Queimados funciona na Estrada do Lazareto, 85, Bairro Nossa Senhora da Glória, Queimados, das 9h às 17h, de segunda à sexta. 

Sobre o início do trabalho do CEAM o prefeito Max Lemos ressaltou que o cuidar de pessoas é o principal objetivo de um governo sólido. “A chegada  de mais esse instrumento em Queimados vem reforçar a nossa principal política, que é o de cuidar de gente. Um município deve crescer no mesmo ritmo estruturalmente, fisicamente e também no zelo com a população”. O prefeito ressaltou ainda  que é inadmissível que violência contra a mulher ainda seja pauta de políticas sociais mas acredita que com trabalhos como este conquistaremos o dia em que todas as mulheres serão respeitadas sem intervenção do poder público. 

A vice prefeita e Coordenadora Executiva de Políticas Sociais, Márcia Teixeira, esteve presente no primeiro dia de funcionamento do CEAM e destacou que o instrumento demonstra um avanço para o município. “As mulheres sabem que tem os seus direitos garantidos o problema é o acesso a esses instrumentos de auxílio. Saber onde ir, e ter um local de assistência perto de casa e de fácil acesso é importantíssimo para que consigamos avançar na questão da mulher. Agradeço muitíssimo ao Coronel João Mariano, que é o Secretário de Assistência Social do nosso Estado, pelo total apoio e força a esse trabalho que vai nos transpassar no governo. Independente de quem sejam os governantes o serviço pra população ficará para sempre e esse é o legado mais maravilhoso que um governante pode querer deixar para seu povo”, declarou Márcia.

A coordenadora do centro, Rosiane de Almeida, contou como serão realizados os trabalhos. “Estamos chamando o centro de ‘casa’ pois queremos que todas mulheres se sintam assim aqui, protegidas e cuidadas. O serviço está disponível gratuitamente para todas as mulheres, mesmo aquelas que não estejam em situação de violência mas estejam vulneráveis em outras estâncias. Aqui ela será recebida, atendida e encaminhada para os serviços específicos. Funcionamos sob orientação do Estado e em parceria com os CREAS, a saúde, os direitos humanos e a delegacia. Tudo para que o problema de cada mulher que entrar em nossa ‘casa’ seja realmente resolvido” explicou Rosiane.

A notícia do atendimento já se espalhou e atraiu a psicóloga Suelen da Silva Sampaio, que trabalha no Centro de Atendimento Familiar de Nova Iguaçu, mas passou pelo CEAM para conhecer o novo equipamento. “Fiquei sabendo do começo de trabalhos do centro a partir da nossa rede de serviços e aproveitei que estava por perto para conhecer o trabalho. É maravilhoso termos essa ferramenta no nosso município e é importante que mais pessoas saibam da sua existência para que possamos ajudar cada vez mais mulheres”, apontou Suelen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.