quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Centro de imagens de Queimados atenderá 11 municípios da Baixada

 O município será o primeiro a oferecer o teste ergométrico gratuito na Baixada

Queimados irá ganhar nesta sexta (08/08), a partir das 14h, um Centro de Imagem de média complexidade com capacidade para a realização de cerca de 300 exames por dia. O Centro irá oferecer entre exames de eletrocardiograma, 11 tipos de ultrassonografia e quatro tipos de eletroencefalograma, além do ecocardiograma com doppler e o teste ergométrico, primeiro serviço gratuito na Baixada Fluminense. O Centro de imagens foi montado no CETHID – Centro de Hipertensão e Diabetes e irá atender a 11 municípios da Baixada: Queimados, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Caxias, Itaguai, Magé, Belford Roxo, Seropédica e Nilópolis.

A secretária de saúde, Dr. Fátima Cristina ressaltou a importância da criação pelo município de um Centro de Imagem, devido a grande demanda reprimida. “Somos uma referência no atendimento aos hipertensos na região e a maioria destes exames, precisam ser feitos com mais agilidade para que o atendimento seja ainda mais eficaz”, analisou a Dr.ª Fátima.  A secretária disse ainda que os resultados serão entregues em no máximo 15 dias. Dependendo da complexidade do problema, levará este tempo, mas em outros casos mais simples, será possível entregar no mesmo dia.

A administradora do CETHD, Maria Deotéria, a Del, informou que os pacientes deverão ser encaminhados pelo médico para a realização dos exames que já estarão disponíveis, a partir da semana que vem. “É só trazer o encaminhamento à nossa central de marcação de exames. Antes tínhamos que encaminhar estes pacientes para o Centro do Rio de Janeiro, através do SISREG – Centro de Regulação, mas agora vamos conseguir desafogar o serviço por lá”, disse Del.

O responsável técnico pela Central, o cardiologista Altair Soares destacou ainda, que a cidade já realizava os exames de eletrocardiograma, ultrassonografia de abdômen superior, total, bolsa escrotal, pélvica, próstata, transvaginal, vias urinárias, obstétrica, tireóide. Agora também irá oferecer ultras da cintura, cotovelo, mama, mão, Doppler dos membros inferiores que podem descobrir a trombose, por exemplo, pé, ante pé, punho e tireóide com Doppler.

Reportagem: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio
Assessoria de imprensa | PMQ
3778-7503
Secretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.