segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Direitos Humanos é prioridade em Queimados


Joyce Pessanha - Há seis anos Queimados conta com uma secretaria totalmente dedicada a cuidar de pessoas. Como um dos primeiros atos do segundo mandato, o prefeito Max Lemos, mudou o nome da secretaria que cuida da promoção da cidadania em Queimados, de SEMPROC – Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania – para SEMDEHPROC – Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Promoção da Cidadania. A mudança vai além da nomenclatura, segundo o prefeito Max, o objetivo é expandir o trabalho para atender todas as pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade. Para chegar mais perto do cidadão, a secretaria disponibiliza as coordenadorias da Pessoa com Deficiência, Políticas Públicas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos do Cidadão.
                                                                            
A equipe que compõe a pasta recebeu do prefeito Max a missão de ampliar atendimentos e tentar alcançar o maior número possível das pessoas que precisam de apoio. Ao longo do mandato isso vem sendo feito. A ideia agora é implantar novos projetos na cidade, como destaca o secretário José Ribamar Dadinho. “Tenho orgulho de fazer parte de um governo que na mesma medida em que avança estruturalmente e fisicamente, anda na mesma velocidade no cuidado com as pessoas. Prova disso é que inauguramos recentemente o CEAM Queimados, que vai cuidar e tratar da mulher que sofre violência doméstica ou que esteja em situação de risco. Para atender os surdos, Queimados dispõe do único Centro de Intérprete de Libras do Estado (CIL) e funciona também em nossa sede uma biblioteca voltada para a literatura negra. Estamos fazendo muito e engajados para que outros projetos sejam realizados”, destacou.

Atendimento das Coordenadorias

A Secretaria oferece diversos serviços gratuitos para a população através de suas coordenadorias. Todas elas, funcionam de segunda à sexta das 9h às 17h, na sede da secretaria, como atendimento jurídico para pequenas causas, orientação a mulheres agredidas, isenção de casamento civil, cadastramento de pessoas com deficiência para vagas de emprego específicas para deficientes e o CIL que oferece acompanhamento de intérprete de libras à locais que o surdo precise.


A SEMDEHPROC fica na Rua Otília, nº 1495 – Centro, próximo ao fórum, telefone (21) 3699-3461. Todos os interessados nos serviços oferecidos devem procurar o local munidos dos documentos RG, CPF, comprovante de residência, e para os casos de atendimento aos deficientes, laudo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.