quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Bloco da Saúde: Carnaval começa com atividades de conscientização em Queimados

Ação na Praça N. Sra. da Conceição, no Centro, contou com distribuição de preservativos e orientação sobre ISTs. Já no bairro Eldorado, sarampo foi tema de palestra

Fotos Leandro Machado
Leandro Machado - As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) têm crescido no Brasil, principalmente, entre os jovens de 15 a 29 anos. Como este perigo aumenta consideravelmente no período de Carnaval, medidas de prevenção a este tipo de doença já começaram em Queimados, na Baixada Fluminense. Nesta quinta (20), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação de conscientização na Praça Nossa Senhora da Conceição. A iniciativa contou com distribuição de folders, preservativos masculinos e femininos, além de orientações sobre ISTs.

A tenda montada na principal praça pública da cidade chamava a atenção de quem passava, enquanto um megafone anunciava em alto e bom som os cuidados a serem tomados nos dias de folia. Cerca de dois mil preservativos masculinos e femininos foram distribuídos. Também participaram da atividade outros programas ligados à saúde.
 
Atento às atividades, o autônomo Diego da Silva, 33, morador do bairro Pau da Forca, aprovou a iniciativa. Pai de uma adolescente, ele destacou que ações em praças públicas chamam atenção de jovens e adultos para um tema tão importante: “Existem pessoas que ainda desconhecem ou ignoram o perigo das doenças. Este tipo de atividade em locais de grande circulação leva à reflexão todos que passam por aqui. Todo cuidado é pouco”, disse o moço, que aproveitou para levar alguns preservativos para casa.

Palestra sobre o sarampo também foi destaque

Em outra parte da cidade, os moradores do bairro Eldorado levantaram cedo. Afinal, o tema a ser debatido na Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho também era importante. Na manhã desta quinta (20) , cerca de 50 pessoas participaram de uma palestra sobre o sarampo. O bate-papo foi comandado pela enfermeira Lívia Santos, que trabalha na unidade. Na ocasião, os pacientes presentes puderam elucidar todas as dúvidas sobre a doença.

Quem pode tomar a vacina? Qual o grupo imune à doença? Quantas doses devem ser tomadas? Estes foram alguns dos questionamentos levantados durante o encontro. Um dos espectadores atentos à palestra era Eduardo Leopoldo, 50Com viagem marcada ao Pará na próxima semana, morador do bairro Glória quer colocar todas vacinas em dia. 
 
“Na próxima semana eu viajo a trabalho e quero estar imune, principalmente contra o sarampo. Gostei da palestra e confirmei a necessidade de estar em dia com as vacinas, afinal, ela não protege apenas a mim, mas também, à minha família e vizinhos”, destacou o paciente da unidade.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Osiris Melo, falou sobre o resultado das ações realizadas. “Hoje levamos orientações sobre temas importantes aos munícipes. Falar de ISTs, principalmente aos mais jovens, em praça pública demonstra a seriedade com que se deve tratar o tema. Nunca é demais falar sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Em relação ao sarampo, ainda há muitas dúvidas sobre a enfermidade e a vacinação. Vamos continuar trabalhando a conscientização sobre a doença em nossas unidades de saúde”, frisou o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.