quinta-feira, 16 de abril de 2020

Artesãs da Estação Cidadania Planeta Futuro costuram máscaras para ajudar no combate ao Coronavírus

Iniciativa conta com apoio de 13 alunas do espaço e doações de material. Meta é produzir 5 mil unidades para distribuir em unidades de saúde

Imsgens: Felipe Bragança
Leandro Machado - As mãos que antes modelavam formas com o objetivo de enfeitar um ambiente, hoje têm trabalhado para salvar vidas. Esta é a rotina de um grupo formado por 13 artesãs do município de Queimados, na Baixada Fluminense, que se uniu para ajudar o próximo em meio à pandemia de coronavírus e evitar a proliferação da doença. A meta inicial da turma é produzir cerca de 5 mil máscaras que serão distribuídas nas unidades de saúde da cidade, tanto para profissionais da área, como para pacientes com Covid-19. 

As profissionais participam das aulas de artesanato da Estação Cidadania Planeta Futuro, mas, devido às medidas restritivas referentes ao coronavírus e a suspensão das atividades no espaço, têm se mantido ativas por meio da confecção das máscaras enquanto dão sua contribuição para a saúde de milhares de pessoas. 

E, é claro, todos os cuidados estão sendo devidamente tomados. Para evitar aglomerações, nada de encontros. A confecção é feita individualmente, ou seja, cada uma em sua casa. Para tirar dúvidas, as artesãs utilizam as redes sociais e aplicativo de mensagens instantâneas. Tudo para trabalhar pela saúde coletiva sem descuidar de si mesmas e suas famílias. 

Toda matéria-prima, como tecidos e elásticos, são provenientes de doações. Márcia Andrea Nonato (56), moradora do Centro, é uma das artesãs do projeto. Ela dedica cerca de 4 horas para confeccionar, manualmente, cerca de 20 unidades por dia. “O meu sentimento diário é de esperança, solidariedade e força. Minha filha trabalha na área da saúde e me diz o que pode acontecer se não tomarmos todos os cuidados. Essa é minha maneira de ajudar um pouco”, conta a voluntária. 

Juntar os tecidos, fazer medida, cortar, costurar. Parece simples, mas não é tão fácil produzir máscaras. Natália Souza (50) separou um cômodo da casa para trabalhar neste objetivo. Ela afirma que, se uma destas etapas der errado, o trabalho é jogado fora. “Se as medidas, por exemplo, não forem corretas, as máscaras não ficam seguras no rosto. É um trabalho que nos dá satisfação, por isso temos esta dedicação. Queremos ajudar as pessoas, contribuir um pouco neste momento tão difícil para todos”, ressaltou.  

6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa da secretaria de cultura.
    Hoje Queimados fez profissionais para ajudar nossa cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Cyprienne Gueu, fui diagnosticado com HIV em 2015 e, desde então, minha vida virou de cabeça para baixo. Eu até infectou meu marido com o vírus, até ler um testemunho de uma mulher sobre uma curandeira que usa ervas para curar doenças como HIV, verrugas genitais, herpes, hepatite, câncer de mama e muito mais. E ela deixou cair o e-mail dele, que eu costumava entrar em contato com ele e lhe contar sobre o meu problema, ele me garantiu que pode me curar e me disse tudo o que preciso fazer, depois do qual ele me enviou alguns remédios fitoterápicos em Montreal, onde eu estava residindo com meu marido no Canadá. Ele disse que eu e meu marido tomávamos o medicamento por 3 semanas, o que fizemos religiosamente. Agora estamos totalmente curados, agora somos HIV negativos. Mesmo na semana passada, fizemos um teste novamente e tudo foi negativo, graças ao curador Dr'Water por salvar nossa vida. E irei aconselhar qualquer um de vocês que precisou de ajuda sobre esse vírus mortal deve ou deseja aumentar seu sistema imunológico contra o COVID-19, entre em contato com Dr'Water através do seu e-mail: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM ou Whatsapp: +2349050205019
      Ele também pode curar câncer, hepatite, herpes, HPV, doenças da artéria coronária ou qualquer doença. Eu acredito que ele pode ajudá-lo também, obrigado. Se você ainda quiser me perguntar alguma coisa, envie um email para Cypriennegueu81@gmail.com

      Excluir
    2. Olá, meu nome é Luana Salvador. Desejo compartilhar meu testemunho com o público em geral sobre o que esse curandeiro, Dr_Water fez por mim. Este médico fez o que inicialmente pensei que era impossível, estava infectado com HPV, tinha verrugas genitais há cerca de 4 anos. Entrei em contato com o Dr_Water on-line e contei a ele sobre minha condição de saúde. Ele prometeu me curar, preparou um remédio herbal e o enviou para o meu país. Tomei o remédio exatamente como ele instruiu e hoje estou curado. Agora estou vivendo uma vida feliz normal. Se você estiver com problemas de saúde, seja HIV, HPV, herpes, hepatite, diabetes ou câncer, entre em contato com ele hoje. O email dele é DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM O número do WhatsApp é +2349050205019. Entre em contato com ele para curá-lo agora.

      Excluir
  2. Sou costureira moro em paracambi se estão prescisando ofereço meus serviços só não posso buscar entre em contato 21996218072 d.luzia

    ResponderExcluir
  3. Sou costureira como faço sou de e g pedreira

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.