quinta-feira, 30 de abril de 2020

Queimados adquire 10 mil testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus

Profissionais de saúde, pacientes do Centro Municipal de Triagem e moradores monitorados pela Secretaria de Saúde já fazem a testagem


Divulgação Prefeitura de Queimados
Leandro Machado - Após inaugurar o Centro Municipal de Triagem para o tratamento do novo coronavírus, a Prefeitura de Queimados dá mais um passo no enfrentamento à Covid-19. O Governo Municipal adquiriu 10 mil testes rápidos para agilizar o diagnóstico da doença e, na próxima semana, começar um grande mutirão de testagem rápida na população. Com a iniciativa, a cidade da Baixada Fluminense passa a ser uma das poucas a oferecer este tipo de serviço gratuitamente em todo o estado do Rio de Janeiro.  

O município já oferecia o teste de Swab da Covid-19, feito em laboratório, que  precisa de alguns dias para ter seu resultado divulgado. Com o teste rápido à disposição, o resultado sai em 15 minutos e tem 87% de confiabilidade. Os aparelhos são os mesmos usados em testes em grandes capitais, como no Rio Centro e Via Parque, no Rio, por exemplo, e são aprovados pela Anvisa.

Neste primeiro momento, os trabalhadores de saúde da rede pública municipal que atuam na linha de frente da pandemia estão  sendo submetidos aos testes, além dos pacientes internados do Centro de Triagem recém-inaugurado pelo município. Em seguida, todos os 250 casos que estão na rede de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde passarão pelo procedimento. A previsão da Prefeitura é de ampliar o atendimento para mais quatro unidades básicas do município, localizadas nos bairros: Fanchem, Parque Santiago, Valdariosa e Belmonte.

De acordo com o prefeito Carlos Vilela, o objetivo é ampliar de forma ágil a detecção de pessoas com o novo coronavírus no município. “A ciência comprova que os locais que ampliaram os testes conseguiram alcançar resultados melhores no enfrentamento da doença. Em caso positivo, a pessoa será orientada a iniciar o isolamento domiciliar de imediato e um novo exame de contraprova será realizado”, explica.

Protocolo para realizar a testagem

O Ministério da Saúde estabelece uma série de regras para que o resultado dos testes rápidos sejam eficazes. Em Queimados, a pessoa precisa, obrigatoriamente, ter sido avaliada previamente em uma das 19 unidades de saúde da rede municipal ou da rede privada e ser encaminhado por um profissional da área da saúde a realizar o exame.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Osiris Mello, há outros critérios a serem adotados antes da realização do teste rápido. “Os profissionais irão avaliar sintomas como: febre, coriza, congestão nasal, perda de olfato e paladar, tosse, dores no corpo, dificuldades respiratórias, entre outros”, disse.

O secretário ainda faz o alerta que é importante que o paciente diga exatamente quando começaram a aparecer os sintomas. “Essa informação é de extrema necessidade, afinal, o reagente do teste à doença só começa a aparecer a partir do oitavo dia de sintomas, isso significa que, se a pessoa fizer o teste antes deste período, ela pode estar infectada e o resultado dar negativo. Teremos um cenário mais próximo da realidade. À medida que testarmos mais, os números tendem a aumentar”, frisa o gestor municipal de Saúde.

Equipe monitora 250 pacientes

Seis equipes de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde fazem o monitoramento de 250 pessoas que procuraram as unidades municipais de saúde apresentando alguns sintomas, mas ainda não estavam aptas a fazerem os exames de Swab para diagnosticar Covid-19. Estes pacientes estão em isolamento domiciliar e são  monitorados a cada 48 horas.

Caso os sintomas do paciente apresentem agravamentos, haverá indicação para fazer a testagem.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Queimados tem 69 casos positivos e seis óbitos confirmados por Covid-19, além de 42 casos suspeitos.

8 comentários:

  1. Minha mae foi diagnisticada positivamente no dia 25/04. Recebi uma ligaçao da secretaria de saude que me comunicou o fato, porém, até o momento eu e minha familia nao recebemos mais nenhuma orientaçao. Minha mae encontra-se em UTI até o momento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acredita que o Herpes tem uma cura permanente? Meu nome é Antonio Jefferson Cole, estou em Salt Lake City, Utah. Gasto muito dinheiro semanalmente na compra do popular Valtrex e, às vezes, do Aciclovir, para suprimir meus surtos de herpes, conforme prescrito para mim no hospital. Quem tem herpes pode atestar isso, com todas as dores e sintomas embaraçosos. Infelizmente, descobri que esses produtos recomendados pelo hospital freqüentemente não são eficazes para cuidar do problema, mas fazem com que você gaste todo o seu dinheiro. O remédio herbal da DR.WATER chegará à raiz da causa e curará você completamente, em vez de suprimir os surtos com medicamentos. E você será mais feliz, saudável e livre de surtos. Ele também tem remédios à base de plantas que podem curar o HIV, HPV, verrugas genitais, hepatite e assim por diante. Ele é o maior de todos os curandeiros de ervas. Seu email é DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número do Whatsapp: +2349050205019. Você pode entrar em contato com ele e obter uma cura permanente para o câncer de herpes genital e oral ou HIV AIDS ou pulmão pulmonar ou doença de Alzheimer.

      Excluir
    2. Meu nome é Cyprienne Gueu, fui diagnosticado com HIV em 2015 e, desde então, minha vida virou de cabeça para baixo. Eu até infectou meu marido com o vírus, até ler um testemunho de uma mulher sobre uma curandeira que usa ervas para curar doenças como HIV, verrugas genitais, herpes, hepatite, câncer de mama e muito mais. E ela deixou cair o e-mail dele, que eu costumava entrar em contato com ele e lhe contar sobre o meu problema, ele me garantiu que pode me curar e me disse tudo o que preciso fazer, depois do qual ele me enviou alguns remédios fitoterápicos em Montreal, onde eu estava residindo com meu marido no Canadá. Ele disse que eu e meu marido tomávamos o medicamento por 3 semanas, o que fizemos religiosamente. Agora estamos totalmente curados, agora somos HIV negativos. Mesmo na semana passada, fizemos um teste novamente e tudo foi negativo, graças ao curador Dr'Water por salvar nossa vida. E irei aconselhar qualquer um de vocês que precisou de ajuda sobre esse vírus mortal deve ou deseja aumentar seu sistema imunológico contra o COVID-19, entre em contato com Dr'Water através do seu e-mail: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM ou Whatsapp: +2349050205019
      Ele também pode curar câncer, hepatite, herpes, HPV, doenças da artéria coronária ou qualquer doença. Eu acredito que ele pode ajudá-lo também, obrigado. Se você ainda quiser me perguntar alguma coisa, envie um email para Cypriennegueu81@gmail.com

      Excluir
  2. Aqui está minha irmã que tem bronquite e não está bem

    ResponderExcluir
  3. Eu e meu marido estamos com todos os sintomas, fomos no cethid, e Não conseguimos passar pelo médico porque não estávamos com febre na hora.
    Só conseguimos atendimento no upa de Austin.
    E lá recebemos tratamento para covid 19.
    Estamos no isolamento domiciliar.
    Estamos tomando Azitromicina, Acetilcisteína, e só não conseguimos comprar o Tamiflu.
    Estamos muito tristes por não estar conseguindo nenhum atendimento, nenhum Amparo é nenhuma ajuda em Queimados a cidade q moramos há 11 anos.

    ResponderExcluir
  4. Temos pedido de exames p confirmar se estamos com covid 19, mas não temos como pagar para fazer, e não sabemos como fazer esses exames por algum atendimento público.
    É realmente um sentimento de impotência e de abandono.

    ResponderExcluir
  5. Minha tia testou positivo para o covid 19 na terça feira e até segunda feira eu e minha mãe cuidamos dela, pois ela estava com pneumonia segunda a upa de Queimados, como fazemos para realizar o teste ? Pois tenho dois filhos com problemas pulmonares e preciso saber o quanto antes para me tratar e me isolar

    ResponderExcluir
  6. Bom infelizmente contrai , sou cardíaca ñ realizaram nenhum tipo de testes, nem se quer um de sangue quando assim fui liberada do isolamento domiciliar! No entanto o que disseram é que só faziam os testes em pacientes internados...posso dizer que nasci de novo , pois ñ tive nenhuma assistência médica, Nós 3 dias do final do isolamento foi que a secretaria de saúde fez o monitoramento...que nem era e ñ foi útil, pois p pior momento passei sozinha...Deus foi o meu médico, Mais...fico mt feliz em saber que outras pessoas sejam tratadas com respeito e com os devidos testes e cuidados médicos.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.