quarta-feira, 1 de abril de 2020

Agricultores prejudicados por temporais recebem apoio de maquinários da Prefeitura

Bairro Fazendinha é o primeiro contemplado pela iniciativa, que pretende melhorar o solo e facilitar plantio realizado por 250 famílias da cidade
Fotos PMQ

Kathellen Islyne - 
As fortes chuvas que ocorreram no município no último mês provocaram muitos estragos em bairros mais afastados do centro da cidade, como as áreas destinadas à agricultura. Para ajudar os produtores locais a preparar o solo para o plantio e replantar as lavouras danificadas, a Prefeitura de Queimados deu início ao atendimento de assentados do bairro Fazendinha. Através de patrulhas mecanizadas - que contam com trator e técnicos agrônomos -, o projeto tem o objetivo de recuperar as terras danificadas pelos temporais.

“Estamos disponibilizando um trator agrícola com operador e combustível e um carro de apoio, além de técnicos para orientar sobre o preparo do solo e plantio. É esse equipamento que vai propiciar a recuperação e manutenção do solo, aumentar a produção e facilitar o trabalho”, afirmou o responsável pelo programa e subsecretário de desenvolvimento rural e agricultura, Orlando de Sá.  

O primeiro bairro atendido foi escolhido por concentrar as maiores perdas de lavouras. Na região, são plantados produtos diversos como aipim, batata doce, milho, cana e hortaliças. Esta semana, nove propriedades foram beneficiadas pela iniciativa. A estimativa é de que 40 produtores rurais sejam atendidos ainda este mês e mais 200 até o fim do ano. Atualmente, Queimados contabiliza cerca de 250 famílias que vivem da produção vegetal, animal e pecuária de leite.

Para o prefeito Carlos Vilela é importante dar apoio ao pequeno produtor. “Sabemos que grande parte de tudo que a gente consome é produzido pela agricultura familiar e neste momento delicado que o país está passando, a alimentação é um serviço básico que não pode parar. Então, é importante dar esse apoio ao pequeno produtor para que a gente possa fortalecer ainda mais a produção local e garantir o sustento destas pessoas”, avaliou o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.