sexta-feira, 8 de maio de 2009

Queimados realiza Primeira Conferência Municipal de Segurança Pública

A Prefeitura Municipal de Queimados realizará neste sábado, 09 de maio, a partir das 9h, no Teatro da Escola Municipal Metodista (Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/no), a Primeira Conferência Municipal de Segurança Pública. O Prefeito Max Lemos e o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito do município, Cel. Carlos Norberto Mendes, receberão a Diretora da Divisão de Ensino da Academia de Polícia, Sandra Ornellas, para discutir as questões de segurança do município com a população.

“’Segurança em alta, nesta luta você faz falta” será o tema da conferência que acontecerá no dia 09 de maio em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania Integrada (PRONASCI) e apresentará sugestões de diretrizes integradas de segurança pública com o Governo Federal. Além da implantação da Guarda Municipal e o Destacamento do Corpo de Bombeiros, outro assunto importante a ser abordado será a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que consistirá na união de órgãos competentes de outras esferas como: Polícia Estadual e Defesa Civil com os correspondentes do município.

A Conferência se dividirá em eixos temáticos que organizarão os grupos de discussão nas questões referentes à prevenção social do crime, construção de uma cultura de paz, diretrizes para o sistema penitenciário e valorização dos profissionais de segurança. A Secretaria também apresentará projetos – já enviados para Brasília – voltados para as demandas do município que somam ao todo R$ 4 milhões em investimentos.

De acordo com a subsecretária de Segurança, Transporte e Trânsito, Cristina Quaresma, a implantação do GGIM será de extrema relevância não apenas para receber o subsídio do Governo Federal – para manutenção do sistema gestor – mas, também para agilizar e otimizar as demandas de cada bairro. ‘’A grande importância da comissão de organização municipal é exatamente a participação efetiva da população para debater e formular o plano de segurança’’, declara a subsecretária.

Para o evento, 30% da comissão foi formada pelos gestores do município, 30% pelas entidades de classe e 40% pela sociedade civil. A conferência é uma iniciativa do Ministério da Justiça, financiada pelo PRONASCI em parceria com a Prefeitura Municipal de Queimados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.