terça-feira, 19 de maio de 2009

Queimados recebe obras do Limpa Rio


O prefeito de Queimados, Max Lemos, recebeu na manhã desta terça-feira, 19 de maio, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani. A visita teve como objetivo entregar ao município as obras, do primeiro ano de execução na cidade, do “Programa Limpa Rio”, da Secretaria Estadual do Ambiente em parceria com a Prefeitura Municipal.

Para o prefeito Max Lemos, a implantação do programa em Queimados é de extrema importância para o município. “Em janeiro, quando assumimos o governo, teve um temporal e por causa do assoreamento dos rios, o município alagou. Tivemos até um óbito na cidade. Tenho certeza que agora com esse programa de limpeza dos rios as enchentes não voltarão a ocorrer”, comentou o prefeito.

O programa Limpa Rio consiste na recuperação de rios, canais e lagoas, a fim de evitar enchentes. O investimento de R$ 12,5 milhões é do Fundo Estadual de Recuperação Ambiental (Fecam). Além de Queimados outros dois municípios da Região Metropolitana também estão sendo beneficiados pelo projeto.

Desde a sua implantação, há um ano, as retiradas de resíduos passaram de um total de 480 mil metros cúbicos/ano, em 2006, para 670 mil metros cúbicos desde o início do programa. As intervenções de grande porte aumentaram de 15 por ano, para 57 em período equivalente, totalizando 150 mil metros de rios e canais recuperados, em 47 municípios, beneficiando uma população estimada em 635 mil habitantes.

O evento, ocorrido na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro do município, contou com um público de mais de 300 pessoas. Também marcaram presença o deputado estadual Alessandro Calazans; o subsecretário de obras do estado do Rio de Janeiro, Washington Reis; o prefeito de Japeri, Timor, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.