sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Produtores rurais de Queimados participam de curso gratuito

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados realizou nesta segunda e quarta-feira, dias 14 e 16 de setembro, o curso gratuito de Criação de Frango Caipira para agricultores e produtores rurais do município. O curso abrangeu diversas metodologias de cultivo da ave, como métodos e técnicas de reprodução orgânica e alimentação.

Na quarta-feira, os alunos visitaram as dependências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica. Na visita, os produtores participaram de aulas práticas e de uma apresentação sobre os métodos de reprodução e criação orgânica. A iniciativa foi possível através da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Zootecnia da UFRRJ.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, Carlos Roberto de Moraes, o Careca, o objetivo do curso é qualificar a mão de obra dos produtores e dar mais oportunidade de trabalho aos homens que trabalham no campo. “Estamos investindo nos produtores de Queimados. Através dos cursos oferecidos, eles terão mais conhecimento técnico na criação de animais e, consequentemente, aumentam o seu nível de produção”, comentou Careca.

Cada galinha caipira costuma chocar em média de 13 a 15 ovos, dependendo do seu tamanho. A eclosão dos ovos – nascimento dos pintinhos – se realiza em até 21 dias. Uma das vantagens das galinhas caipira em comparação à comum é o baixo custo beneficio, por necessitar de pouco espaço nos aviários.


Novos Cursos - No próximo mês, dias 19 e 21 de outubro, a Secretaria oferece cursos de Criação de Peixes, em tanques de cativeiro. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Rua Francisco Gabriel, s/n° - Vila Camorim), munidos de identidade, comprovante de residência, nome do sítio e nome do assentamento no qual desenvolvem suas atividades produtivas. Mais informações pelo telefone (21) 2779-8484

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.