quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Queimados lança programa de capacitação profissional Casa de Serviços Domésticos

Queimados lançou nesta quinta-feira, dia 04 de novembro, o programa de capacitação profissional Casa de Serviços Domésticos para mais de 40 alunos já inscritos. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o SENAC/RJ. A cerimônia de lançamento, realizada no Teatro Escola Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu), apresentou os métodos de ensino e todo conteúdo programático.

O município será o primeiro no estado a implantar o programa de capacitação sócio-profissional. A Casa de Serviços Domésticos será uma unidade que oferecerá ao todo 120 vagas gratuitas para pessoas com baixa renda familiar. O principal objetivo do programa é possibilitar que o tão sonhado primeiro emprego seja concretizado.

Dados são conta que muitos por não possuírem condições de arcar com as despesas de cursos profissionalizantes, acabam ficando fora do mercado de trabalho. Pensando nisso, o programa busca qualificar a mão de obra da região para abastecer segmentos hoteleiros e domésticos. Na Baixada Fluminense, uma empregada doméstica recebe em média R$ 500 por mês.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Gilda Baltar, o programa vai oferecer muitas oportunidades para donas de casa que desejam ter sua própria fonte de renda. “Após realizarmos uma pesquisa, constatamos que o município possui um grande número de domésticas que trabalham nas zonas sul e oeste da cidade do Rio de Janeiro. Junto com o SENAC, pretendemos encaminhar essas pessoas para o mercado de trabalho através do Balcão de Empregos”, explicou.
Durante todo o curso, as futuras domésticas terão aulas sobre comportamento, limpeza, arrumação, culinária, gerenciamento de carreira, entre outras. Após dois meses e meio, os alunos receberão um certificado do SENAC comprovando toda a carga horária de aulas durante o curso.

A unidade de capacitação profissional ficará no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Idoso, na Avenida Olímpia Silva, nº 46, Centro. No dia 16 de novembro (terça-feira), a Casa de Serviços Domésticos já começa a funcionar com as primeiras turmas.

Inscrições

Os interessados que desejam se inscrever no programa devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Eugênio Castanheiras, nº 176, Centro) ou o CRAS mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, munidos de cópias da identidade e CPF, comprovantes de residência e escolaridade. Os candidatos devem possuir idade mínima de 16 anos e ter concluído, no mínimo, até o 5º ano do ensino fundamental. Informações pelo telefone (21) 2665-8322.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.