segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Queimados promoveu IV Conferência Municipal de Meio Ambiente

Com o objetivo de debater a importância da sustentabilidade no desenvolvimento urbano e do meio ambiente, a Prefeitura de Queimados promoveu a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento, realizado nesse final de semana, sábado e domingo (06 e 07 de novembro), no Teatro-Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha, serviu para a elaboração de propostas de projetos ambientais, além de eleger os novos conselheiros para o Conselho do Meio Ambiente e Conselho Municipal das Cidades.

Com o tema “Queimados: Todos juntos pelo desenvolvimento de uma cultura ambiental sustentável”, a IV conferência durante o sábado (06), foi dividida em quatro eixos temáticos: a primeira palestrante, Elaine do Nascimento Nobre, doutoranda em geologia pela UFRJ, ficou responsável pela discussão da “Recuperação e Preservação dos Mananciais de Queimados”; o mestre em biologia, Wanderson Beral Alves foi o responsável pelo eixo de “Preservação e Melhoria da Qualidade do Ar”; o engenheiro sanitarista e mestre em Engenharia Ambiental, Alexandre Pessoa Dias falou sobre “Desenvolvimento Urbano com Respeito ao Meio Ambiente e aos Impactos Ambientais”; e por último o coordenador de reciclagem da Secretaria Estadual do Ambiente, Jorge Pinheiro falou sobre os “Resíduos Sólidos e Radiativos - Uma maneira de Redescobrir Novos Caminhos”.

O Prefeito de Queimados, Max Lemos, parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente por cuidar da área ecológica dentro do município. “Temos um trabalho difícil aqui em Queimados, pois estamos realizando muitas obras e temos o árduo trabalho de não agredir o meio ambiente. Todas nossas obras estão sendo vistoriadas com licença ambientalista” ,frisou Max, acrescentando que Queimados no dia 28 de outubro assinou sua primeira licença ambiental. A licença tem o objetivo de fiscalizar e ordenar as obras e serviços das indústrias que estão instaladas dentro do município. A licença de n° 01 é dividida em três aspectos: baixo, médio e alto impacto ambiental.

No segundo dia do evento houve uma grande plenária de aprovação das propostas, diretrizes e ações ambientais que terão ação dentro de Queimados. Também foram eleitos os membros do Conselho do Meio Ambiente e Conselho Municipal das Cidades. No final de cada dia de conferência foram distribuídas, ao total, mais de 200 mudas de pingo-de-ouro para os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.