terça-feira, 17 de março de 2015

Ação permanente de prevenção às enchentes em Queimados

Além de canalização dos principais rios, Prefeitura realiza limpeza de bueiros e canais

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Após as chuvas do fim de 2012 que deixaram o município de Queimados, na Baixada Fluminense, em estado de emergência, a população fica apreensiva cada vez que uma chuva forte aparece. Para evitar que os queimadenses se sintam “reféns da natureza”, a Prefeitura trabalha a todo vapor, em ação conjunta de diversas secretarias. A última chuva ocorrida, na noite desta segunda-feira (17/03), foi intensa, com cerca de 50mm e duração de 40 minutos. Após uma pausa de quase cinco horas, voltou com menos força, por quase três horas, porém com pouco mais de 15mm, de acordo com a Defesa Civil do município.


Na manhã de terça-feira, a partir das 8h, uma equipe de 20 agentes já estava na Praça dos Eucaliptos e nas vias Elói Teixeira e Tinguá, onde houve acúmulo maior de água, realizando a limpeza das vias e desentupimento de ralos e caixa central, com o auxílio de um mini-trator, um carro pipa e dois caminhões de sucção e de jato de água. Vale ressaltar que a prefeitura já tem um projeto de escoamento para eliminar o acúmulo de água naquela região, que está em fase de busca de recursos para sua realização. Além disso, apenas neste ano, cinco pontos, entre canais, rios e córregos receberam dragagem e desobstrução, como Luis de Camões, Inconfidência, Quebra Coco e Três Fontes. Sem contar com a canalização do Rio Abel e Rio Camorim (em andamento) que, juntos, cortam cerca de dez bairros do município.

Fim da inundação em Rios e Córregos

De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, a desobstrução dos rios é uma ação fundamental para evitar enchentes, já que abre os canais entupidos, retira o lixo e realiza a escavação, inibindo a inundação. Para este fim, a secretaria conta com equipamentos próprios, como escavadeiras e caminhões e atua em parceira com as secretarias de Obras e Agricultura (em casos de vias em áreas rurais). “Nos últimos anos pudemos fazer mais este tipo de ação graças ao empenho do Prefeito Max Lemos em nos proporcionar mais máquinas em convênio com o Estado”, destaca Brandi.

Durante esta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SESP) esteve no córrego do bairro Inconfidência, que cruza seis ruas próximas à linha férrea, e trouxe esperança para a família do profissional liberal Marcos Vinícius da Silva e da aposentada Maria de Lurdes da Silva, que mora em frente ao pequeno rio. “Durante muitos anos não víamos nenhum tipo de limpeza aqui neste rio, estava esquecido. Isto só começou a acontecer de seis anos para cá, esperamos que, com isto, ele pare de transbordar”, disse Marcos.

“Nessa noite me preparei para o pior”

A limpeza e desassoreamento de quase dois quilômetros do rio Quebra-Coco, em janeiro deste ano, acarretou em mudanças na qualidade de vida da população dos bairros Quebra Coco e São Jorge, como contaram o operador de logística, Daniel dos Santos, e a esposa Angélica Correia. O casal mora na rua paralela ao rio. “O rio inundava sempre e enchia toda essa área, não dava para transitar no bairro quando isso acontecia. Nessa noite me preparei para o pior, mas me surpreendi, não encheu nem um pouco. Nunca mais teve inundação, em nenhuma dessas chuvas fortes, desde que houve a dragagem”, disse o operador. A ação de limpeza do rio chegou a retirar mais de cinco toneladas de lixo do local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.