terça-feira, 3 de março de 2015

Idosos praticam cromoterapia em Queimados

Texto: Joyce Pessanha | Foto: Felipe Bragança

Os idosos de Queimados contam com mais um instrumento para o cuidado com a saúde. É que começou a funcionar hoje no Centro de Lazer da Terceira Idade (CELTI) a cromoterapia, que consiste na utilização das cores e da meditação para aliviar de estresse e cargas emocionais. A terapia será oferecida uma vez ao mês para os idosos, como parte da prática de exercícios chineses com o objetivo de auxiliar na saúde física e mental dos participantes. O local oferece também aulas de ginástica, hidroginástica com piscina aquecida, musculação, pilates no solo, salão de jogos, dança e oficinas de artesanato gratuitamente de segunda à sexta. O CELTI fica a Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú (anexo à Vila Olímpica).

Segundo o incentivador da prática, o subsecretário e professor, Antônio Amorim, a terapia vem completar as atividades chinesas oferecidas aos idosos. “O Tai Chi Chuan já é um exercício completo mas com a cromoterapia estamos intensificando o trabalho que exercita tanto o corpo quanto a mente. É isso que buscamos através dessas práticas, dar aos idosos exercícios que são capazes de os auxiliar em suas limitações diárias e próprias da idade. E os resultados são simultâneos, dá pra sentir na hora. Particularmente, se eu não praticasse esses exercícios e terapias, com certeza não estaria mais vivo. E dando essa oportunidade aos idosos, atingimos o objetivo do prefeito Max Lemos que é o de cuidar das pessoas”, comentou.

Uma das idosas que praticou, pela primeira vez a terapia, Antônia Calado, dividiu a experiência imediata que teve após participar da cromoterapia. “Cheguei hoje aqui me sentindo carregada e estressada. No meio da terapia, a gravação nos pediu que pensasse em uma luz rosa e verde, e que puséssemos lá nossos pesos. Eu fiz e agora me sento revigorada. Sabe quando você tem uma boa noite de sono e acorda bem disposta? Estou assim após a terapia. Não falto nenhuma atividade do CELTI pois tudo o que fazemos aqui me faz muito bem”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.