segunda-feira, 23 de março de 2015

Feira da Roça promove escoamento da agricultura familiar

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe Bragança

As técnicas de plantio passadas de pai para filho, a cultura e comercialização de ervas medicinais e o cultivo de verduras e leguminosas em sítio particular parecem esquecidas nos tempos modernos, mas não no município de Queimados, na Baixada Fluminense. Todas as quintas-feiras, os moradores de Queimados mostram o apreço por produtos agroecológicos oriundos de técnicas autossustentáveis de plantio, cultivo e comercialização através da agricultura familiar, na Feira da Roça. A feira, montada na Rua Elói Teixeira, junto à rampa de acesso da estação ferroviária, das 8h às 12h, comercializa alimentos saudáveis e orgânicos – ou seja, sem a utilização de agrotóxicos. A iniciativa da Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ), criada em 2011, é coordenada e estimulada pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (SEDRAG).

Os produtores rurais do município recebem capacitação, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), assessoria técnica e ajuda para comercialização e escoamento de suas produções pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEDRAG). De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Wilson Sampaio Filho, a SEDRAG promove um trabalho integral em todas as regiões rurais do município. “Desde a dragagem para evitar inundações próximas a áreas de plantio, limpeza e abertura de ruas, até a capacitação, horta coletiva e apoio nas técnicas de plantio, todas essas medidas consistem em políticas multidisciplinares de desenvolvimento rural”, destaca.

Atualmente 25 agricultores participam do projeto, através da AFERQ, e também levam, a cada dois meses, a iniciativa para a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de janeiro (CREA-RJ), no Centro do Rio, com os mesmos produtos, com apoio logístico da SEMDRAG. Com a ajuda da secretaria, a associação pretende ser o único município da Baixada Fluminense a comercializar semanalmente produtos em feira permanente com o Selo Orgânico. “No fim do ano passado, demos entrada no cadastramento dos produtores que fazem parte do grupo no Ministério da Agricultura (MAPA), pedindo a certificação do órgão na forma de selo de orgânico do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), o único valido para qualquer produto comercializado no Brasil”, afirma o assessor técnico da secretaria, Paulo Cesar Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.