sexta-feira, 13 de março de 2015

Meio Ambiente é assunto entre as crianças da rede pública

No mês do Dia Mundial da Água a prefeitura pretende conscientizar a população

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Em tempos de crise dos recursos hídricos, que ocorre em toda Região Sudeste, o município de Queimados propõe uma reflexão mais abrangente no mês do Dia Mundial da Água, que é comemorado em 22 de março. A iniciativa de caráter educativo que ocorre todo mês através da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMAM), o Ambiente Itinerante, desta vez aconteceu com diversas novidades para sensibilizar crianças e educadores da Escola Municipal Professor Ubirajara Ferreira, localizada no bairro Jardim Excelsior. Nesta quinta-feira, 12/03, coleta de óleo, palestras sobre o ciclo da água, oficinas de papel reciclado, hortas suspensas e brinquedos com materiais reutilizados, entre outras atividades, foram as lições do dia na instituição. A Guarda Ambiental também esteve presente orientando sobre animais peçonhentos e a equipe da Divisão de Controle de Vetores (Secretaria de Saúde) também falou sobre a dengue com o auxílio de um microscópio. Além dos agentes da Saúde Bucal do município realizando escovação, pela terceira vez em parceria.

O coordenador de Educação Ambiental da SEMAM, Paulo Leon, afirma que, desta forma, as crianças se tornam multiplicadores destes conceitos ajudando a população a cuidar melhor do planeta. “Os benefícios conquistados com ações como esta são visíveis. Quando a sociedade participa, diminuem as ações depreciativas e aumentam as ações de cuidado com o ambiente em que vivem. Esta é a base do trabalho planejado pelo secretário Alex Dornellas e pelo prefeito Max Lemos”, destaca. Diversas atividades foram executadas pelos educadores da escola com a intenção de dar seguimento ao trabalho. Da mesma forma, uma das palestras foi feita com os professores, sobre a transversalidade dentro do conteúdo programático. “A iniciativa foi fundamental para a escola, capacitando os professores e ensinando aos alunos de forma prazerosa e lúdica”, expôs a diretora da escola, Renata Rodrigues.

A população do bairro também prestigiou o evento, assim como diversos servidores que compõem outras secretarias do Governo Municipal. O analista de Meio Ambiente, José Antonio Santana, da empresa vizinha à escola, Petra Agregados, que realiza atividades de mineração de agregados, compareceu ao evento e pediu que uma ação deste caráter fosse levada a sua empresa. “É muito interessante, além de orientar na teoria com palestras, ela mostra na prática como podemos trazer pequenas medidas mais sustentáveis para o nosso dia-a-dia. Tenho interesse que os funcionários e gestores da empresa que represento também tenham um dia construtivo como este”, afirmou. A mãe da pequena Mirielen Cardoso também apóia a iniciativa e até quer aumentar sua horta suspensa em casa. “Ela adorou ver como se faz o papel reciclado e eu gostei de ver como se faz a horta. Achei muito bom aprender na pratica”, disse a mãe, Mônica Cardoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.