segunda-feira, 23 de março de 2015

Queimados exibe filmes sobre direitos humanos

Texto e foto: Joyce Pessanha

Mostra de cinema exibirá sete filmes voltados para questões humanitárias do projeto "9ª mostra de cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul"

Queimados é o único município da região metropolitana a receber o projeto do Governo Federal que leva, através de filmes, a temática dos direitos humanos. A mostra oficial, que aconteceu em dezembro de 2014, democratiza agora por todo o país em mais de 600 pontos de exibição obras que problematizam e abordam a questão dos Direitos Humanos de diversas formas. Ao todo, serão apresentados sete filmes no município. A abertura do projeto aconteceu na última sexta, no Teatro Municipal de Queimados, com a exibição do filme “Que bom te ver viva”, que relata a história de mulheres sobreviventes da ditadura militar. As exibições seguem agora para escolas, tendo sua próxima projeção no dia 25, às 19h na Escola Estadual Professor Luiz Guimarães. A escola fica à Rua Tibiri, Nossa Senhora de Fátima, Queimados. A entrada é franca.

Todas as produções possuem opção de audiodescrição, destinada a pessoas com deficiência visual, e um sistema de legendas para os deficientes auditivos. A iniciativa faz parte do objetivo da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania do município para difundir o debate na cidade. Na noite de estréia, Luiz Gonzaga de Macedo, que foi o primeiro vice-prefeito da cidade, foi homenageado por ter sobrevivido à época de tortura na ditadura militar e compartilhou um pouco do tempo que foi vivido. “Os jovens precisam saber do horror em que convivemos quando quisemos lutar por um país melhor. Os últimos acontecimentos no país e o pedido de intervenção militar demonstram que as pessoas não sabem o que vivemos. Mesmo que falha, a democracia é melhor que a intervenção militar”, declarou.

O secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar Dadinho, destacou que conhecer a história ajuda a população a não cometer os mesmos erros. “Estamos vivendo dias tensos em nosso país e me parece que as pessoas não têm pensado sobre o que representou alguns fatos da nossa história para os brasileiros e os militantes de um país melhor. Trouxemos a mostra para difundir temas relevantes para os direitos humanos na cidade, pois apesar de todos os adventos e idéias diferentes, nos encontramos, convivemos e achamos o ponto em comum na democracia. Convidamos todos a participarem das exibições para que multipliquem as idéias pela cidade”, convidou.

Representando o Prefeito Max Lemos, o secretário de Fazenda, Carlos Vilela, apoiou a iniciativa. “Estamos seguindo as orientações do Prefeito Max de cuidar da nossa gente, e o respeito aos direitos humanos começa educando nossos munícipes através de debates e troca de idéias. E é exatamente o que ocorrerá com a exibição dessa mostra, e é mais uma forma de avançar nas políticas públicas em direitos humanos. Convidamos todos a participarem pois acreditamos que o conhecimento traz a prática diária”, finalizou.

Agenda de exibição:
25/03 – 19h – Escola Estadual Professor Luiz Guimarães (Rua Tibiri, Nossa Senhora de Fátima)
26/03 – 13h – CIEP 341 Vereador Sebastião Pereira Portes (Rua Maria Olivia Machado, Santa Catarina)
01/04 – 19h – CIEP 335 Professor Joaquim de Freitas (Rua Nelio Chambarelli, Jardim São Miguel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.