segunda-feira, 30 de março de 2015

Defesa Civil de Queimados participa de capacitação

Texto: Camila de Paula 

Na busca por garantir eficácia no atendimento emergencial no município, a Secretaria Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Queimados não mede esforços. Durante a última semana, de 23 a 27 de março, agentes da SEMDEC participaram de uma capacitação na Escola de Defesa Civil do Governo do Estado. O objetivo do Curso Instrumental de Avaliação de Danos (Ciad) é de capacitar agentes municipais para aprimorar os serviços de atendimento às emergências em todo o estado. Dois servidores da pasta municipal compareceram ao evento e pretendem, com isso, canalizar o conhecimento adquirido na formação de um grupo de cooperação com representantes de diversas secretarias, o Avadan – Grupo de Avaliação de Danos.

Para o secretário municipal de Defesa Civil, Belé Brazão, a iniciativa faz parte de uma política permanente da secretaria que é de unir técnica com experiência no atendimento. “É importante 


que se crie uma preparação sólida durante o ano todo, e não apenas no momento em que aparece a necessidade. Assim estamos atendendo a uma diretriz do Prefeito Max Lemos que é de cuidar das pessoas”, destaca Brazão. O secretário afirmou, ainda, que está previsto para o mês de maio a primeira reunião com todos os secretários, a fim de determinar os profissionais que participarão do grupo estratégico. A prefeitura também possui um grupo de apoio, mais voltado às emergências, o GRAC – Grupo de Ações Coordenadas, composto de servidores de todas as pastas, em que é acionado na época de chuvas fortes.

O curso tem uma proposta de orientação nas ações de planejamento, preparando as equipes e aprimorando as medidas que serão mais executadas nas épocas críticas, de acordo com o chefe de atendimento às emergências, André Farias, e o agente Luís Galdino Filho, que foram às apresentações. “Com foco principal na avaliação de danos em serviços públicos, privados e até informais, fomos orientados sobre parâmetros de danos ambientais, estruturais e humanos; suporte para elaboração de documentos e relatórios, entre outros assuntos que beneficiam a população. Vamos iniciar a revisão do Plano de Contingência do Município (PLANCON) e contamos com a cooperação de todas as secretarias”, destacam Galdino e Farias.                                                                                                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.