terça-feira, 31 de março de 2015

Ambiente Itinerante implanta primeiro pomar em escola de Queimados


Ação desta terça foi na Escola Pastor Arsênio, no bairro Coimbra

Muita animação na manhã desta terça-feira (31) na Escola Municipal Pastor Arsênio Gonçalves, no bairro Coimbra, em Queimados. Afinal, a manhã dos alunos foi repleta de conscientização ambiental. As crianças se divertiram e aprenderam a produzir hortas em garrafas pet,  jardim de pneus, coleta de óleo e receberam palestras sobre o ciclo da água e apreensão de bichos peçonhentos. Além das diversas ações, toda comunidade comemorou uma novidade levada pelo projeto da Secretaria municipal do Ambiente A escola foi a primeira a ganhar um pomar com árvores frutíferas da flora brasileira.


O secretário municipal do Ambiente, Alex Dornellas, esteve na ação e distribuiu para todas as turmas boneco ecos para que os alunos possam acompanhar o processo de germinação para trabalhar com as professoras. Ele falou da satisfação de implantar o primeiro pomar na escola do bairro: "Poder dar um pomar para a escola no Coimbra é um privilégio. O que o projeto Ambiente Itinerante proporciona para mim e para minha equipe é uma  satisfação enorme. Eles multiplicam os conceitos ambientais que trabalhamos em nosso cotidiano", explicou.

Durante toda manhã, o “Ambiente Itinerante” também entregou sementes e mudas de plantas e árvores, além de recolher óleo de cozinha da população. Outra ação importante foi a distribuição mais de 500 de cartilhas ambientais. O material contém a história em quadrinho do Reciclim, personagem infantil destinado com suas histórias, aventuras e games a conscientizar, educar e ensinar as crianças a cuidarem da natureza em todos os tópicos como: reciclagem, poluição: água, ar e solo, energia sustentável e aquecimento global.

Cras vão ganhar festa de Páscoa

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados está realizando uma programação especial em comemoração à Páscoa nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento que começou nesta terça-feira (31) vai até o dia 13 de abril. As atividades incluem distribuição de ovos de Páscoa, gincanas e brincadeiras para as crianças atendidas pelas unidades que têm como objetivo promover o acesso de famílias em vulnerabilidade social a serviços socioassistenciais. Ao todo, o município conta com oito CRAS.

Programação:

CRAS Novo Eldorado  
Rua Terezinha Simão, lote 10 quadra 15 - Novo Eldorado
Data: 09/04
Horário: 14h

CRAS Parque Santiago  
Rua Nossa Senhora de Copacabana, n° 18 - Parque Santiago
Data: 10/04
Horário: 09h

CRAS Inconfidência  
Av. Tiradentes, lote 18 - quadra 12 - Inconfidência
Data: 13/04
Horário: 13h

CRAS São Jorge  
Rua Henrique, n° 05 - Novo Rio
Data: 08/04
Horário: 14h

CRAS Centro  
Av. Olímpia Silva, nº 46 - Centro
Data: 07/04, às 10h
09/04, às 14h

CRAS Jardim da Fonte  
Rua Thomaz Pereira da Silva, n° 06 - Jardim da Fonte
Data: 01/04
Horário: 10h

CRAS Nova Cidade  
Rua Maria Carlos, n° 18 – Nova Cidade
Data: 31/03
Horário: 09h  

CRAS Nossa Senhora da Glória  
Rua São Nicolau, nº 153, lote 01, quadra 03 – N. Srª da Glória
Data: 06/04
Horário: 10h 

segunda-feira, 30 de março de 2015

Prefeitura de Queimados libera pagamento de servidores nesta terça (31)

A Semana começa com informe de remuneração na conta para os servidores municipais de Queimados. O salário mensal estará à disposição a partir da primeira hora de terça-feira, 31 de março. Como acontece sempre, a Prefeitura de Queimados vai adiantar o pagamento dos seus servidores referente ao mês anterior. Ao todo, a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, tem cerca mais de 3 mil servidores incluindo ativos, inativos e pensionistas. Durante toda atual gestão municipal, os funcionários receberam seus vencimentos antes da virada do mês.  

A secretária municipal de Administração, Andreia Regilayne, ressaltou que manter em dia os compromissos da Prefeitura beneficia não só os servidores como a própria Prefeitura. “Seguindo as orientações do prefeito Max Lemos, esta administração busca conciliar a legalidade e o bom senso para beneficiar o servidor público municipal que, consequentemente, motivado, desempenha com satisfação suas atribuições. isso gera um retorno bom para o governo, a cidade e para própria população com os serviços públicos prestados", disse a secretária.

Defesa Civil de Queimados participa de capacitação

Texto: Camila de Paula 

Na busca por garantir eficácia no atendimento emergencial no município, a Secretaria Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Queimados não mede esforços. Durante a última semana, de 23 a 27 de março, agentes da SEMDEC participaram de uma capacitação na Escola de Defesa Civil do Governo do Estado. O objetivo do Curso Instrumental de Avaliação de Danos (Ciad) é de capacitar agentes municipais para aprimorar os serviços de atendimento às emergências em todo o estado. Dois servidores da pasta municipal compareceram ao evento e pretendem, com isso, canalizar o conhecimento adquirido na formação de um grupo de cooperação com representantes de diversas secretarias, o Avadan – Grupo de Avaliação de Danos.

Para o secretário municipal de Defesa Civil, Belé Brazão, a iniciativa faz parte de uma política permanente da secretaria que é de unir técnica com experiência no atendimento. “É importante 


que se crie uma preparação sólida durante o ano todo, e não apenas no momento em que aparece a necessidade. Assim estamos atendendo a uma diretriz do Prefeito Max Lemos que é de cuidar das pessoas”, destaca Brazão. O secretário afirmou, ainda, que está previsto para o mês de maio a primeira reunião com todos os secretários, a fim de determinar os profissionais que participarão do grupo estratégico. A prefeitura também possui um grupo de apoio, mais voltado às emergências, o GRAC – Grupo de Ações Coordenadas, composto de servidores de todas as pastas, em que é acionado na época de chuvas fortes.

O curso tem uma proposta de orientação nas ações de planejamento, preparando as equipes e aprimorando as medidas que serão mais executadas nas épocas críticas, de acordo com o chefe de atendimento às emergências, André Farias, e o agente Luís Galdino Filho, que foram às apresentações. “Com foco principal na avaliação de danos em serviços públicos, privados e até informais, fomos orientados sobre parâmetros de danos ambientais, estruturais e humanos; suporte para elaboração de documentos e relatórios, entre outros assuntos que beneficiam a população. Vamos iniciar a revisão do Plano de Contingência do Município (PLANCON) e contamos com a cooperação de todas as secretarias”, destacam Galdino e Farias.                                                                                                                                                                                                               

segunda-feira, 23 de março de 2015

Queimados exibe filmes sobre direitos humanos

Texto e foto: Joyce Pessanha

Mostra de cinema exibirá sete filmes voltados para questões humanitárias do projeto "9ª mostra de cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul"

Queimados é o único município da região metropolitana a receber o projeto do Governo Federal que leva, através de filmes, a temática dos direitos humanos. A mostra oficial, que aconteceu em dezembro de 2014, democratiza agora por todo o país em mais de 600 pontos de exibição obras que problematizam e abordam a questão dos Direitos Humanos de diversas formas. Ao todo, serão apresentados sete filmes no município. A abertura do projeto aconteceu na última sexta, no Teatro Municipal de Queimados, com a exibição do filme “Que bom te ver viva”, que relata a história de mulheres sobreviventes da ditadura militar. As exibições seguem agora para escolas, tendo sua próxima projeção no dia 25, às 19h na Escola Estadual Professor Luiz Guimarães. A escola fica à Rua Tibiri, Nossa Senhora de Fátima, Queimados. A entrada é franca.

Todas as produções possuem opção de audiodescrição, destinada a pessoas com deficiência visual, e um sistema de legendas para os deficientes auditivos. A iniciativa faz parte do objetivo da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania do município para difundir o debate na cidade. Na noite de estréia, Luiz Gonzaga de Macedo, que foi o primeiro vice-prefeito da cidade, foi homenageado por ter sobrevivido à época de tortura na ditadura militar e compartilhou um pouco do tempo que foi vivido. “Os jovens precisam saber do horror em que convivemos quando quisemos lutar por um país melhor. Os últimos acontecimentos no país e o pedido de intervenção militar demonstram que as pessoas não sabem o que vivemos. Mesmo que falha, a democracia é melhor que a intervenção militar”, declarou.

O secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar Dadinho, destacou que conhecer a história ajuda a população a não cometer os mesmos erros. “Estamos vivendo dias tensos em nosso país e me parece que as pessoas não têm pensado sobre o que representou alguns fatos da nossa história para os brasileiros e os militantes de um país melhor. Trouxemos a mostra para difundir temas relevantes para os direitos humanos na cidade, pois apesar de todos os adventos e idéias diferentes, nos encontramos, convivemos e achamos o ponto em comum na democracia. Convidamos todos a participarem das exibições para que multipliquem as idéias pela cidade”, convidou.

Representando o Prefeito Max Lemos, o secretário de Fazenda, Carlos Vilela, apoiou a iniciativa. “Estamos seguindo as orientações do Prefeito Max de cuidar da nossa gente, e o respeito aos direitos humanos começa educando nossos munícipes através de debates e troca de idéias. E é exatamente o que ocorrerá com a exibição dessa mostra, e é mais uma forma de avançar nas políticas públicas em direitos humanos. Convidamos todos a participarem pois acreditamos que o conhecimento traz a prática diária”, finalizou.

Agenda de exibição:
25/03 – 19h – Escola Estadual Professor Luiz Guimarães (Rua Tibiri, Nossa Senhora de Fátima)
26/03 – 13h – CIEP 341 Vereador Sebastião Pereira Portes (Rua Maria Olivia Machado, Santa Catarina)
01/04 – 19h – CIEP 335 Professor Joaquim de Freitas (Rua Nelio Chambarelli, Jardim São Miguel)

Feira da Roça promove escoamento da agricultura familiar

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe Bragança

As técnicas de plantio passadas de pai para filho, a cultura e comercialização de ervas medicinais e o cultivo de verduras e leguminosas em sítio particular parecem esquecidas nos tempos modernos, mas não no município de Queimados, na Baixada Fluminense. Todas as quintas-feiras, os moradores de Queimados mostram o apreço por produtos agroecológicos oriundos de técnicas autossustentáveis de plantio, cultivo e comercialização através da agricultura familiar, na Feira da Roça. A feira, montada na Rua Elói Teixeira, junto à rampa de acesso da estação ferroviária, das 8h às 12h, comercializa alimentos saudáveis e orgânicos – ou seja, sem a utilização de agrotóxicos. A iniciativa da Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ), criada em 2011, é coordenada e estimulada pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (SEDRAG).

Os produtores rurais do município recebem capacitação, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), assessoria técnica e ajuda para comercialização e escoamento de suas produções pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEDRAG). De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Wilson Sampaio Filho, a SEDRAG promove um trabalho integral em todas as regiões rurais do município. “Desde a dragagem para evitar inundações próximas a áreas de plantio, limpeza e abertura de ruas, até a capacitação, horta coletiva e apoio nas técnicas de plantio, todas essas medidas consistem em políticas multidisciplinares de desenvolvimento rural”, destaca.

Atualmente 25 agricultores participam do projeto, através da AFERQ, e também levam, a cada dois meses, a iniciativa para a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de janeiro (CREA-RJ), no Centro do Rio, com os mesmos produtos, com apoio logístico da SEMDRAG. Com a ajuda da secretaria, a associação pretende ser o único município da Baixada Fluminense a comercializar semanalmente produtos em feira permanente com o Selo Orgânico. “No fim do ano passado, demos entrada no cadastramento dos produtores que fazem parte do grupo no Ministério da Agricultura (MAPA), pedindo a certificação do órgão na forma de selo de orgânico do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), o único valido para qualquer produto comercializado no Brasil”, afirma o assessor técnico da secretaria, Paulo Cesar Soares.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Mais uma escola é reformada em Queimados

Texto: Joyce Pessanha | Foto: Felipe Bragança PMQ
Secretária Miriam Motta

Oscar Weinschenck receberá obras de reestruturação

O governo de Queimados continua trabalhando para atingir o objetivo de reformar todas as escolas. Até o momento, 24 das 29 escolas municipais já receberam investimentos de reforma e ampliação, e a próxima unidade já está definida. Agora será a vez da Oscar Weinschenck receber um espaço totalmente reestruturado. A obra vai beneficiar toda a escola que atende mais de 600 alunos do pré ao 5º ano e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Durante as obras a escola funcionará normalmente, abrigando os alunos em salas de aula provisórias no próprio terreno da unidade. 

Recentemente, a Secretaria de Educação se reuniu com a comissão de pais da escola para realizar ações emergenciais no prédio que ocorreram por motivos adversos de condições climáticas. Dentre as reinvidicações, já foi realizada a recolocação de telhas de duas salas de aula, que haviam sido rachadas devido a fortes chuvas, e na próxima semana será refeito toda a parte elétrica da área administrativa, que é o local que possui a estrutura mais antiga e foi atingida pelo mesmo motivo. As obras se iniciam no próximo trimestre, tendo seu projeto já iniciado e enviado para a licitação.

Segundo a secretária da pasta, Miriam Motta, a escola será totalmente reformada. “Estamos seguindo as determinações do nosso prefeito de entregar esse legado para a nossa cidade que são escolas totalmente prontas para que os alunos e professores tenham espaços melhores para lecionar e aprender. Já entregamos 24 escolas prontas e novas em folha para servir à comunidade e estamos concluindo nossa missão de ter todas as nossas unidades reestruturadas e prontas para serem usadas”, comentou.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Beleza da mulher Queimadense é congratulada em outros municípios

Texto: Camila de Paula | Fotos: Divulgação/PMQ

A beleza da mulher queimadense tem atravessado as fronteiras intermunicipais. Ao lado de uma equipe da Prefeitura de Queimados, três mulheres, em diferentes padrões de beleza, foram representar a cidade no concurso Gata Plus Size e Gata Verão, na cidade de Maricá, na região metropolitana do estado, no último domingo, 15 de março. Durante o evento realizado pelo jornalista Peri Salgado, a queimadense Thais de Magalhães levou a segunda colocação no concurso Gata Verão, por internautas e júri técnico. A Miss Plus Size Baixada 2015, Gi Vieira, também participou do evento fazendo parte do júri e representando o município. 




O concurso também contou com a presença do secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho – o Dequinha, acompanhado da queimadense Cida Gadelha, que arrancou suspiros dos presentes com sua beleza e autenticidade, a Miss Simpatia Baixada que faz parte do grupo da terceira idade, participando das atividades do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti) de Queimados. Representando a Secretaria Municipal de Cultura, esteve presente o produtor Wall Araujo, que deu uma pequena amostra do trabalho beneficente que tem sido realizado no município nos últimos anos, o “Queimados Fashion Show”, com o desfile da dupla de modelos Yane Alves e Rodrigo Augusto, que deram um show de passarela. “Foi um grande prazer representar o município de Queimados, nessa bela cidade de Maricá. Parabéns aos organizadores do evento, ao jornal Cultura Teen, e todas as candidatas que deram um show de beleza e charme”, disse Wall.

terça-feira, 17 de março de 2015

Ação permanente de prevenção às enchentes em Queimados

Além de canalização dos principais rios, Prefeitura realiza limpeza de bueiros e canais

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Após as chuvas do fim de 2012 que deixaram o município de Queimados, na Baixada Fluminense, em estado de emergência, a população fica apreensiva cada vez que uma chuva forte aparece. Para evitar que os queimadenses se sintam “reféns da natureza”, a Prefeitura trabalha a todo vapor, em ação conjunta de diversas secretarias. A última chuva ocorrida, na noite desta segunda-feira (17/03), foi intensa, com cerca de 50mm e duração de 40 minutos. Após uma pausa de quase cinco horas, voltou com menos força, por quase três horas, porém com pouco mais de 15mm, de acordo com a Defesa Civil do município.


Na manhã de terça-feira, a partir das 8h, uma equipe de 20 agentes já estava na Praça dos Eucaliptos e nas vias Elói Teixeira e Tinguá, onde houve acúmulo maior de água, realizando a limpeza das vias e desentupimento de ralos e caixa central, com o auxílio de um mini-trator, um carro pipa e dois caminhões de sucção e de jato de água. Vale ressaltar que a prefeitura já tem um projeto de escoamento para eliminar o acúmulo de água naquela região, que está em fase de busca de recursos para sua realização. Além disso, apenas neste ano, cinco pontos, entre canais, rios e córregos receberam dragagem e desobstrução, como Luis de Camões, Inconfidência, Quebra Coco e Três Fontes. Sem contar com a canalização do Rio Abel e Rio Camorim (em andamento) que, juntos, cortam cerca de dez bairros do município.

Fim da inundação em Rios e Córregos

De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, a desobstrução dos rios é uma ação fundamental para evitar enchentes, já que abre os canais entupidos, retira o lixo e realiza a escavação, inibindo a inundação. Para este fim, a secretaria conta com equipamentos próprios, como escavadeiras e caminhões e atua em parceira com as secretarias de Obras e Agricultura (em casos de vias em áreas rurais). “Nos últimos anos pudemos fazer mais este tipo de ação graças ao empenho do Prefeito Max Lemos em nos proporcionar mais máquinas em convênio com o Estado”, destaca Brandi.

Durante esta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SESP) esteve no córrego do bairro Inconfidência, que cruza seis ruas próximas à linha férrea, e trouxe esperança para a família do profissional liberal Marcos Vinícius da Silva e da aposentada Maria de Lurdes da Silva, que mora em frente ao pequeno rio. “Durante muitos anos não víamos nenhum tipo de limpeza aqui neste rio, estava esquecido. Isto só começou a acontecer de seis anos para cá, esperamos que, com isto, ele pare de transbordar”, disse Marcos.

“Nessa noite me preparei para o pior”

A limpeza e desassoreamento de quase dois quilômetros do rio Quebra-Coco, em janeiro deste ano, acarretou em mudanças na qualidade de vida da população dos bairros Quebra Coco e São Jorge, como contaram o operador de logística, Daniel dos Santos, e a esposa Angélica Correia. O casal mora na rua paralela ao rio. “O rio inundava sempre e enchia toda essa área, não dava para transitar no bairro quando isso acontecia. Nessa noite me preparei para o pior, mas me surpreendi, não encheu nem um pouco. Nunca mais teve inundação, em nenhuma dessas chuvas fortes, desde que houve a dragagem”, disse o operador. A ação de limpeza do rio chegou a retirar mais de cinco toneladas de lixo do local. 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Meio Ambiente é assunto entre as crianças da rede pública

No mês do Dia Mundial da Água a prefeitura pretende conscientizar a população

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Em tempos de crise dos recursos hídricos, que ocorre em toda Região Sudeste, o município de Queimados propõe uma reflexão mais abrangente no mês do Dia Mundial da Água, que é comemorado em 22 de março. A iniciativa de caráter educativo que ocorre todo mês através da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMAM), o Ambiente Itinerante, desta vez aconteceu com diversas novidades para sensibilizar crianças e educadores da Escola Municipal Professor Ubirajara Ferreira, localizada no bairro Jardim Excelsior. Nesta quinta-feira, 12/03, coleta de óleo, palestras sobre o ciclo da água, oficinas de papel reciclado, hortas suspensas e brinquedos com materiais reutilizados, entre outras atividades, foram as lições do dia na instituição. A Guarda Ambiental também esteve presente orientando sobre animais peçonhentos e a equipe da Divisão de Controle de Vetores (Secretaria de Saúde) também falou sobre a dengue com o auxílio de um microscópio. Além dos agentes da Saúde Bucal do município realizando escovação, pela terceira vez em parceria.

O coordenador de Educação Ambiental da SEMAM, Paulo Leon, afirma que, desta forma, as crianças se tornam multiplicadores destes conceitos ajudando a população a cuidar melhor do planeta. “Os benefícios conquistados com ações como esta são visíveis. Quando a sociedade participa, diminuem as ações depreciativas e aumentam as ações de cuidado com o ambiente em que vivem. Esta é a base do trabalho planejado pelo secretário Alex Dornellas e pelo prefeito Max Lemos”, destaca. Diversas atividades foram executadas pelos educadores da escola com a intenção de dar seguimento ao trabalho. Da mesma forma, uma das palestras foi feita com os professores, sobre a transversalidade dentro do conteúdo programático. “A iniciativa foi fundamental para a escola, capacitando os professores e ensinando aos alunos de forma prazerosa e lúdica”, expôs a diretora da escola, Renata Rodrigues.

A população do bairro também prestigiou o evento, assim como diversos servidores que compõem outras secretarias do Governo Municipal. O analista de Meio Ambiente, José Antonio Santana, da empresa vizinha à escola, Petra Agregados, que realiza atividades de mineração de agregados, compareceu ao evento e pediu que uma ação deste caráter fosse levada a sua empresa. “É muito interessante, além de orientar na teoria com palestras, ela mostra na prática como podemos trazer pequenas medidas mais sustentáveis para o nosso dia-a-dia. Tenho interesse que os funcionários e gestores da empresa que represento também tenham um dia construtivo como este”, afirmou. A mãe da pequena Mirielen Cardoso também apóia a iniciativa e até quer aumentar sua horta suspensa em casa. “Ela adorou ver como se faz o papel reciclado e eu gostei de ver como se faz a horta. Achei muito bom aprender na pratica”, disse a mãe, Mônica Cardoso. 

quarta-feira, 11 de março de 2015

Comemoração do mês da mulher continua em Queimados

Texto: Joyce Pessanha | Fotos: Felipe Bragança


Terceira idade realiza diversas atividades alusivas ao mês feminino
O mês da mulher está recheado de atividades no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) em Queimados. A agenda especial, que começou com a caminhada da “mulheridade” no dia 6 de março, continuou com um aulão mix de dança, ginástica e alongamentos que reuniu mais de 35 idosas na manhã desta quarta-feira, 11. As atividades continuam no próximo dia 13, com o aulão de step e no dia 20 com zumba.  O ponto alto da comemoração acontecerá no dia 27, quando haverá um baile temático com músicas e fantasias remetendo aos anos 60. O objetivo da Secretaria Municipal da Terceira Idade (SEMTI) é promover a prática de exercícios físicos e combater o sedentarismo com atividades regulares na unidade. O Centro de Esporte e Lazer oferece diversas ações gratuitas como aulas de hidroginástica com piscina aquecida, ginástica, musculação, espaço para dança, salão de jogos e oficinas de artesanato com materiais recicláveis.

Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves Carvalho (Dequinha), a prática de exercícios físicos é a melhor maneira de adquirir hábitos saudáveis e aumentar a qualidade de vida. “Aqui no CELTI eles não cuidam só da saúde física, mas da mental também. As atividades são uma oportunidade deles fazerem mais amigos. Temos casos de alunos que superaram a depressão através da interação social. A missão dada pelo prefeito Max Lemos é cuidar da nossa gente e estamos empenhados nisso. Até o final do mês preparamos uma programação especial para homenagear às mulheres, oferecendo oficinas especialmente para esse público”, concluiu.

Quem ficou encantada com as atividades foi a dona de casa Antonieta Batista, de 58 anos, que além das atividades especiais pratica musculação no CELTI. “Quando a idade chega, vem junto às dores e os problemas com a disposição. Eu sofro muito com a coluna e desde que comecei as atividades aqui tudo melhorou, as dores amenizaram e a disposição aumentou. E ainda conseguimos fazer muitos amigos. Realmente se torna uma família, então além do físico, cuidamos da mente e do emocional”, comentou.
A professora de educação física, Juliana Pereira, explica que os exercícios físicos contribuem em todas as idades, mas para os idosos é essencial. “O nosso corpo é uma máquina que vai enferrujando com o tempo. Praticar exercícios físicos é dar engrenagem para que ele vá mais longe. E para os idosos, os benefícios superam apenas o físico, pois geralmente sozinhos e ociosos, a terceira idade é acometida por depressões e doenças psicológicas. Aqui eles trabalham o corpo, a alma, a mente e o coração”, explicou.


Programação:
Dia: 13/03 – Aulão de step
Horário: 9h
Local: CELTI (Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú, anexo à Vila Olímpica)

Dia: 20/03 – Aulão de Zumba
Horário: 9h
Local: CELTI (Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú, anexo à Vila Olímpica)

Dia: 27/03 – Baile Temático da Terceira Idade, anos 60
Horário: 14h
Local: CELTI (Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú, anexo à Vila Olímpica)
 


terça-feira, 3 de março de 2015

Idosos praticam cromoterapia em Queimados

Texto: Joyce Pessanha | Foto: Felipe Bragança

Os idosos de Queimados contam com mais um instrumento para o cuidado com a saúde. É que começou a funcionar hoje no Centro de Lazer da Terceira Idade (CELTI) a cromoterapia, que consiste na utilização das cores e da meditação para aliviar de estresse e cargas emocionais. A terapia será oferecida uma vez ao mês para os idosos, como parte da prática de exercícios chineses com o objetivo de auxiliar na saúde física e mental dos participantes. O local oferece também aulas de ginástica, hidroginástica com piscina aquecida, musculação, pilates no solo, salão de jogos, dança e oficinas de artesanato gratuitamente de segunda à sexta. O CELTI fica a Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú (anexo à Vila Olímpica).

Segundo o incentivador da prática, o subsecretário e professor, Antônio Amorim, a terapia vem completar as atividades chinesas oferecidas aos idosos. “O Tai Chi Chuan já é um exercício completo mas com a cromoterapia estamos intensificando o trabalho que exercita tanto o corpo quanto a mente. É isso que buscamos através dessas práticas, dar aos idosos exercícios que são capazes de os auxiliar em suas limitações diárias e próprias da idade. E os resultados são simultâneos, dá pra sentir na hora. Particularmente, se eu não praticasse esses exercícios e terapias, com certeza não estaria mais vivo. E dando essa oportunidade aos idosos, atingimos o objetivo do prefeito Max Lemos que é o de cuidar das pessoas”, comentou.

Uma das idosas que praticou, pela primeira vez a terapia, Antônia Calado, dividiu a experiência imediata que teve após participar da cromoterapia. “Cheguei hoje aqui me sentindo carregada e estressada. No meio da terapia, a gravação nos pediu que pensasse em uma luz rosa e verde, e que puséssemos lá nossos pesos. Eu fiz e agora me sento revigorada. Sabe quando você tem uma boa noite de sono e acorda bem disposta? Estou assim após a terapia. Não falto nenhuma atividade do CELTI pois tudo o que fazemos aqui me faz muito bem”, contou.