segunda-feira, 3 de abril de 2017

Austimo ganha destaque em Queimados


Prefeitura realizou diversas atividades pedagógicas e palestra nesta segunda para lembrar o tema

Dine Estela: O Dia Mundial do Autismo, comemorado mundialmente em 2 de abril, foi celebrado nesta segunda-feira (3) com diversas atividades em Queimados. Várias escolas da rede municipal e o Teatro da cidade abriram as portas para o tema. A ideia das secretarias municipais de Educação e Saúde foi mostrar para a comunidade os avanços que a cidade tem conquistado na área e buscar a maior conscientização no trato com os alunos especiais.

As atividades começaram cedo na Escola Municipal Monteiro Lobato, onde aconteceu uma exposição de fotos e trabalhos realizados pelos autistas. Em seguida, foi a vez da escola Alberto Pirro dar lugar a uma apresentação também artística, em que os autistas mostraram todo o seu potencial em dança, música e poesia.

Ainda pela manhã, também foi possível acompanhar os exercícios de psicomotricidade realizados pela sala de recursos da Escola Municipal Metodista, que é a escola com maior número de alunos especiais da cidade, cerca de 100 alunos/mês.

Atendimento médico para doenças raras

No âmbito da saúde, a boa notícia ficou por conta do anúncio da contratação do geneticista João Gabriel, médico capacitado a diagnosticar e tratar doenças raras. A solenidade de apresentação contou com a presença do prefeito da cidade, Carlos Vilela, e ocorreu no CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes).

O gestor destacou a importância da atenção às doenças raras e garantiu que este segmento irá continuar através de parcerias. “Este é um trabalho fundamental para a nossa cidade e para nossas crianças. Fico muito feliz e orgulhoso de sermos pioneiros em manter um especialista na área para tratar nossos alunos especiais e garantir melhor qualidade de vida para todos”, observou.

Também presente no evento, o Secretário de Educação, professor Lenine Lemos, destacou a importância do especialista e do tratamento, que também inclui os pais. “Eu sou pai de uma menina com Down e sei da importância do tratamento psicológico e diagnóstico precoce para que possam entender que eles (pais), não têm um problema nas mãos, mas uma benção em suas vidas. Hoje eu me sinto presenteado pela minha linda filha ao vê-la a cada dia mais esperta e independente”, afirmou emocionado.

Palestra com especialista na área

Já durante a tarde, a palestra “Os desafios de quem convive com o autismo”, foi ministrada pelo médico Dr.º João Gabriel Daher e pela Secretária Municipal de Saúde, Dr.ª Lívia Guedes, no Teatro da Escola Municipal Metodista. Ambos mostraram a importância do diagnóstico precoce para que as crianças consigam absorver melhor o conteúdo aprendido nas escolas.

Segundo o especialista, Queimados pode ter mais de 11 mil pessoas com doenças raras, o que torna o trabalho ainda mais premente. “Segundo dados do IBGE, Queimados tem 140 mil habitantes e cerca de 8 % têm doenças raras, ou seja, 11.200 pacientes somente na cidade. Isso sem contar os parentes destes pacientes, o que pode chegar a mais de 50 mil pessoas. Por isso, é de suma a importância que a cidade seja pioneira tanto na Baixada, quanto no Estado do Rio, em implantar um laboratório de doenças raras”, destacou o Dr.º João Gabriel.

A plateia atenta foi formada por pais, mães e profissionais de educação, participou ativamente com várias perguntas ao palestrante. Temas como a existência de exames específicos para diagnóstico e tratamento, cuidado e apoio às famílias de pessoas com doenças raras, além das diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde, foram abordados durante o encontro.

A professora da sala de recursos da E.M. Scintilla Exel, Ruth Gomes, por exemplo, quis saber como é possível analisar se o trabalho está surtindo resultados precisos nos casos das doenças raras. A resposta foi rápida: “Como são casos sem cura, é difícil medir. O que há é uma melhora da convivência e do desenvolvimento pessoal. Uma criança com Down, por exemplo, precisa de mais estímulos do que as demais, o mesmo ocorre com autistas, dependendo do grau de cada uma”, respondeu o geneticista. 

A Secretária de Saúde, Dr.ª Lívia Guedes, deixou claro que dará total apoio ao NAE - Núcleo de Atenção ao Estudante – e que o projeto tem perspectivas de ampliação. “Hoje estamos nos preparando para atender a todos os alunos com necessidades especiais da cidade e não somente da rede municipal de ensino. Nosso trabalho sempre será com base nos dados oferecidos pelos profissionais de educação, que são os primeiros a receber os alunos e, muitas vezes, a identificar os problemas”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.