terça-feira, 18 de abril de 2017

Queimados qualifica mototaxistas

Prefeitura oferece em parceria com o DETRAN curso gratuito e obrigatório de especialização e aperfeiçoamento destinado aos profissionais da categoria

Rafaela Diniz - Para melhorar a qualidade do serviço de mototáxi oferecido aos usuários de Queimados, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e o DETRAN oferecem gratuitamente o curso especializado obrigatório destinado aos profissionais da categoria. A especialização começou na última segunda feira (17) e deve contemplar 105 condutores cadastrados no município.

O curso, instituído pela resolução CONTRAN 410/2012, tem a carga horária de 30h aula, divididas em 6 dias e tem por objetivo garantir aos condutores profissionais a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e atitudes de segurança no trânsito. Entre os conteúdos abordados estão: noções básicas de legislação, ética e cidadania na atividade profissional, gestão de risco sobre duas rodas e o uso adequado de equipamentos de segurança.


Para receber o certificado e dar mais um passo para a legalidade, ao final do curso, os mototaxistas precisam obter nota nas provas sobre legislação de trânsito, Lei Municipal que rege a categoria e pilotagem.  “Estamos assumindo o compromisso de colocar profissionais de trânsito nas ruas. Dentro da lei, andaremos lado a lado com esses profissionais. Fico muito feliz de ver que estão interessados em aprender, porque o que nos move é o saber. Sem conhecimento não somos nada”, afirmou o prefeito de Queimados, Carlos Vilela.

Profissão regularizada


Fotos: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
De acordo com o Secretário de Transporte e Trânsito de Queimados, Antônio Almeida, essa é mais uma medida para a completa regularização da atividade no município. Segundo ele, além de Queimados, somente outras três cidades têm o transporte regularizado no estado. “A função do poder público é gerar emprego e renda. Com essa capacitação, os mototaxistas estarão aptos para exercerem uma profissão que nós regularizamos e assim, uma fonte de renda dentro da legalidade”, declarou.

Entre os mototaxistas presentes no curso, que está acontecendo no Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro São Roque, estavam Adilson dos Santos, de 42 anos, que exerce a profissão há 15. Ele destacou a importância do curso e da ajuda que a prefeitura está dando aos profissionais da categoria. “Antes a gente andava de qualquer jeito, agora a gente está aprendendo a transportar passageiro com segurança e responsabilidade. Eu acho bacana esse apoio que a prefeitura está dando para a gente, ajudando a ficar dentro da lei, isso é muito importante”, destacou.

Um comentário:

  1. vai dar autônomia igual à do taxi? se não de nada vai adiantar porque depois muda o prefeito daí vira bagunça outra vez

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.