quarta-feira, 26 de abril de 2017

Queimados promove ação pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Prefeitura realizou mais de 500 atendimentos gratuitos em plena praça pública


Jéssica Moreira - De acordo com o Ministério da Saúde, o número de hipertensos cresceu 14,2% no Brasil nos últimos dez anos. Por isso, neste 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados promoveu uma ação contra a doença num dos principais pontos da cidade: a Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

O evento, que contou com a presença do vice-prefeito, Machado Laz, e da Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, ofereceu vários serviços gratuitos de saúde à população: aferição de pressão arterial, teste de glicose, orientação sobre dos Programas de Combate à Hanseníase e à Tuberculose, distribuição de preservativos e administração de vitamina A em crianças.

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
De 9h às 13h, mais de 500 queimadenses receberam atendimento no local. A aposentada Sebastiana Vilma Castro, 75, hipertensa que se trata na rede municipal de saúde há anos, foi uma das beneficiadas pela iniciativa.

“Estava aqui por perto e parei para ver como está minha pressão hoje. Sou paciente do CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes) e me consulto com vários médicos para tratar e controlar essa doença, mas esse tipo de atendimento em praça pública é muito bom pra gente cuidar da saúde”, contou a moradora do bairro São Roque.

Imagens: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, a hipertensão é uma doença silenciosa e fatal que precisa ser controlada e monitorada todo o tempo. “É preciso informação e tratamento ao alcance da população. É o que buscamos fazer todos os dias nos serviços de saúde do município, e hoje foi apenas mais uma ação de muitas para este objetivo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.