sexta-feira, 28 de abril de 2017

Palestra encerra semana dedicada ao combate da Hipertensão

Durante cinco dias, Prefeitura de Queimados promoveu ações gratuitas como aulas de alongamento e esclarecimentos sobre a prática de exercícios


Jéssica Moreira - Com a palestra “Cuidados do Hipertenso”, ministrada pelos Enfermeiros Simone Cruz e João Ricardo nesta sexta-feira (28), no CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes), a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados concluiu a semana dedicada à Prevenção e Combate à Hipertensão. Foram cinco dias de diversas ações gratuitas, tais como palestras com cardiologistas, aulas de alongamento, medição de glicose, verificação de pressão arterial e esclarecimentos sobre dietas e prática de exercícios físicos para evitar ou tratar a doença, que cresceu 14,2% no Brasil na última década.

Com exceção de uma ação em praça pública realizada na última quarta-feira (26), quando se celebrou o dia 26 de abril, quando há mobilização nacional contra a hipertensão, a programação se concentrou no CETHID, única unidade da Baixada Fluminense a oferecer atendimento específico para o tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes. A unidade registrou quase 50 mil atendimentos de cardiologia no ano passado, dos quais 48% relativos a pacientes de fora do município.

Imagens: Thiago Loureiro/SEMCOM-PMQ
“A programação foi pensada com carinho para fornecer mais informações a quem precisa se precaver ou tratar a pressão alta e como o fluxo de pacientes aqui na unidade é sempre intenso, foi o melhor local para oferecer as palestras e aulas”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes.

E foi num dos dias de consulta com o cardiologista que a aposentada Sônia Maria Alves, 66, aproveitou os minutos de espera para aprender mais sobre as formas de controlar a pressão arterial por meio da alimentação e medicação corretas.

“Eu me trato no CETHID desde 2013 e sou muita grata pelo acolhimento que recebo aqui. Mesmo sendo de outro município tenho acesso a todas as especialidades médicas relacionadas à complicação da doença: nutricionista, nefrologista, o próprio cardiologista... Aprendi muito na palestra de hoje e vou prestar mais atenção à dieta e ao horário dos comprimidos”, contou a moradora de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.