terça-feira, 18 de abril de 2017

Queimados começa a vacinar contra a gripe Influenza

Até 26 de maio todas as unidades de saúde devem imunizar mais de 32 mil queimadenses. “Dia D” será no dia 13 do próximo mês

Jéssica Moreira - Começou na última segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e a Prefeitura Municipal de Queimados já está promovendo a imunização em todos os postos de saúde da rede pública da cidade. Até o dia 26 de maio - quando se encerra a mobilização - a Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar mais de 32 mil queimadenses.
De acordo com a secretária de saúde, Dra. Lívia Guedes, a novidade deste ano fica por conta da inclusão dos professores no público-alvo da imunização gratuita.

“É uma categoria que necessita de proteção por estar constantemente em contato com as nossas crianças. Felizmente, o Ministério da Saúde entendeu essa demanda. Nossa equipe está empenhada e trabalhando arduamente para batermos as metas de cobertura da vacina”, afirmou a gestora.
Nesta terça-feira (18), foi a vez da dona de casa Damaris da Costa, 32, levar seus pequenos Eduardo e Laís para receber a dose de proteção contra a gripe no Centro Médico da Pedreira (atualmente funcionando no prédio anexo do CETHID).
Imagens: Luiz Ambrósio/ SEMCOM - PMQ

“Vi que a campanha tinha começado e vim garantir que meus filhos se vacinem. Todo ano trago eles e tenho notado uma melhora quando o inverno chega. A Laís (2) mesmo quase não fica mais doente desde que começou a tomar essa proteção”, contou a moradora do bairro do Glória.
Capaz de proteger contra os três subtipos do vírus mais comuns da gripe no Brasil (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), a vacina deve ser repetida todos os anos pelos grupos mais vulneráveis da população - crianças menores de 5 anos, idosos, portadores de doenças crônicas, por exemplo -, já que o vírus passa por constantes mutações e a imunidade contra ele diminui gradativamente com  o tempo. Vale ressaltar que quem tem alergia severa a ovo não pode tomar a vacina.
Público-alvo da campanha:
• Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
• Gestantes
• Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
• Idosos (a partir de 60 anos)
• Profissionais da saúde
• Povos indígenas
• Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
• Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
• Professores de escolas públicas ou privadas

Telefone do Setor de Imunização de Queimados:

2665-5151

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.