sexta-feira, 30 de junho de 2017

Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade reabre com novas atividades em Queimados


Prefeitura reformou unidade que atende a mais de mil idosos na cidade. Fisioterapia e aula de cozinha experimental estão entre os novos serviços oferecidos no local


Leandro Machado - Há cerca de três anos o aposentado Sidney Ferreira, 63, descobriu que havia um espaço onde, entre muitas atividades, poderia praticar a desejada musculação e, assim, elevar sua qualidade de vida. E o melhor: inteiramente de graça. Feliz e cheio de energia, ele estava radiante na cerimônia de reabertura do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) realizada nesta sexta-feira (30). Após passar por obras de melhoria realizadas pela Prefeitura, a unidade agora repaginada retomou as suas atividades e vai atender cerca de 1200 idosos.

A galera da melhor idade vai poder voltar a praticar suas atividades físicas e culturais já a partir da próxima segunda-feira. Estarão disponíveis as aulas de hidroginástica, musculação, dança de salão, artesanato e coral, além da abertura do salão de jogos. Os idosos também vão ter novidades neste retorno. A Prefeitura implantou sessões de fisioterapia e pilates, cursos para cozinha experimental e horta suspensa, além de atendimentos com psicopedagoga.

O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, destacou a necessidade de manter este espaço em condições de receber aquelas pessoas que tanto trabalharam e, hoje, chegaram à terceira idade e precisam de qualidade de vida: “Fico muito feliz em estar aqui podendo entregar este espaço tão importante completamente restaurado. Foi difícil, deu trabalho, mas todo esforço é pouco para poder ver o CELTI ajudando a melhorar a vida de tantas pessoas. Usem da melhor maneira, afinal este local é de vocês”, disse.

Além do CELTI, os idosos também podem realizar diversas atividades físicas em um dos quatro pólos espalhados pela cidade: “Realizamos este trabalho nos bairros para facilitar o acesso aos serviços prestados a todos. Temos aulas às quintas e sextas, na Praça dos Eucaliptos; às segundas e quartas, na Praça da Bíblia, no Inconfidência, às terças na Praça Dona Branca e na Praça Camorim, no Fanchem, às quartas. Sempre às oito horas”, destacou o secretário de Assuntos Institucionais/Terceira Idade, Carlos Albino.

Com a vida transformada, Sidney é uma outra pessoa. Atualmente, leva uma vida saudável e sem o uso de remédios. Frequentando o CELTI três vezes na semana, ele destaca que a união de atividades física e uma alimentação saudável é o segredo de viver bem na melhor idade: "Me sinto bem a cada dia que passa. Hoje corro cerca de 20 quilômetros e  me sinto muito bem. Me alimento bem e pratico exercícios físicos aqui no Centro da Terceira Idade e, graças a Deus, estou mudado para melhor", destacou.

Volta com programação especial

Para comemorar o retorno, o CELTI preparou diversas atividades para o mês de julho. No dia 7, o auditório da unidade vai receber o Cine Retrô, apresentando grandes clássicos do cinema. Já na quarta 12, os idosos vão soltar a voz com o Karaokê dançante.  Dia 21 será de muita diversão com o campeonato de jogos. Haverá competição de ping-pong, sinuca, baralho, dama e dominó. Para encerrar a programação, no dia 28 acontecerá a festa Julina da Terceira Idade.

Para se inscrever em uma das modalidades, é necessário ter mais de 55 anos (mais de 60 para hidroginástica) e se cadastrar no local. Os interessados devem apresentar cópias de identidade, comprovante de residência, atestado médico e tipo sanguíneo. O CELTI fica na Avenida Maracanã, s/n – Vila Pacaembu. Informações: 2665-6526.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Queimados promove piquenique ecológico para estudantes da rede pública

Alunos realizam plantio de 100 mudas nativas de Mata Atlântica no Horto Municipal, assistem à palestra de conscientização e aprendem importância de preservar Meio Ambiente

Leandro Machado - A aula desta quinta-feira (29) foi bem diferente para cerca de 80 alunos de três escolas municipais de Queimados, na Baixada Fluminense.  Nada de carteiras espalhadas pela sala e muito menos as tradicionais lições comuns às turmas iniciais do Ensino Fundamental. É que a Prefeitura de Queimados, por intermédio da Secretaria Municipal do Ambiente, realizou  um piquenique ecológico para os estudantes da rede pública municipal, na Área de Preservação Ambiental Horto Luiz Gonzaga de Macedo, no bairro Fanchem, garantia certa de muita diversão e, claro, aprendizado.

O evento teve o objetivo de ensinar, de uma forma diferente, a importância de cuidar do Meio Ambiente. Participaram da ação, estudantes de 4 a 12 anos, das escolas municipais São José (Bairro Parque Ipanema), José Anastácio Rodrigues (Fazendinha) e Luiz de Camões (bairro de mesmo nome), que ficaram radiantes com a iniciativa. No evento, eles aprenderam sobre a importância da água, receberam ensinamentos sobre animais silvestres e domésticos e os cuidados com os rios. Após muito aprendizado, como todo piquenique, teve um lanche com direito a frutas e biscoitos.

Na ocasião, foi realizado o plantio de 100 mudas nativas de Mata Atlântica das espécies Aroeira, Pau-formiga e Jenipapo. Até o fim do ano, mais dois piqueniques ecológicos serão realizados no Horto Municipal: um no dia 29 de agosto para os alunos das escolas municipais Waldick Cunegundes, Pastor Arsênio Gonçalves e Paulo Freire e outro no dia 26 de outubro para os alunos das escolas Francisco Manoel Brandão, Nelson Carneiro e Cledon Cavalcante. A seleção das unidades escolares foi feita pela Secretaria Municipal de Educação.

O secretário municipal do Ambiente de Queimados, Cacau Nogueira, falou sobre a necessidade de levar ensinamentos sobre boas práticas ambientais aos alunos da rede pública: “A gente poderia ensinar nas escolas, mas cairia no comum. As crianças adoram vir fazer o piquenique e manter contato com a natureza. Aqui no horto eles aprendem e se divertem de uma maneira muito mais eficaz”, destacou.

Os funcionários da CEDAE (Companhia Estadual de Água e Esgoto), que foram parceiros da iniciativa, levaram uma miniatura de uma ETA (Estação de Tratamento de água) e as crianças aprenderam como funciona todo o processo até a água chegar às torneiras das residências. Uma equipe da Guarda Ambiental do município ensinou aos alunos a lidar com animais domésticos e silvestres, além de levar uma mostra com animais peçonhentos.

O estudante Kayke Davi dos Santos, com apenas 9 anos, plantou sua primeira árvore, motivo mais que suficiente para começar a divulgar as boas práticas ambientais que aprendeu. O menino que é aluno da Escola Municipal Luiz de Camões e cursa o terceiro ano do Ensino Fundamental, disse que vai passar algumas lições para os pais quando chegar em casa. ”Vou falar com minha mãe para não desperdiçar água quando lavar a louça. Precisamos cuidar das árvores, dos animais e das plantas, pois precisamos muito do meio ambiente”, concluiu.  

Operação Carne Fraca vira tema de investigação científica em escola de Queimados e iniciativa pedagógica concorre a três prêmios educacionais

Professora aproveitou apuração do Ministério Público Federal do Paraná para ensinar importância dos nutrientes da carne aos alunos. Docente tem currículo de conquistas e até obra literária

Dine Estela - A operação carne fraca deflagrada pela Polícia Federal para investigar irregularidades na fiscalização de vários frigoríficos no Brasil foi motivo de inspiração para a professora Mytse Andrea Sales de Melo, de 37 anos, que leciona na Escola Municipal Joaquim de Freitas, localizada no bairro Vila São João, em Queimados, desenvolver com seus alunos o projeto “operação carne forte: estudo dos nutrientes a partir da carne”. A iniciativa pedagógica foi inscrita em três prêmios de excelência educacional: Professores do Brasil, Educação Científica e Professores Nota 10 e os resultados serão divulgados no segundo semestre.

A educadora queimadense, que carrega no currículo o segundo lugar no prêmio de Educação Científica do Rio de Janeiro no ano passado e o mais recente terceiro lugar no concurso Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular  - Bayardo Baptista Torres, na categoria - Práticas do Ensino, ambos pelo projeto de Investigação Científica, que transformou a sala de aula em um laboratório de análise criminal para apurar a suspeita de que uma grande produtora de leite estaria adulterando o produto, aproveitou a investigação de grande repercussão do Ministério Público Federal do Paraná, principalmente sobre a possibilidade de ter papelão na carne, para ensinar a importância dos nutrientes aos estudantes.

Na aula sobre as vitaminas, por exemplo, a professora utilizou a reportagem que falava sobre o uso da vitamina C para mascarar a carne estragada. “Eles fizeram aula prática de identificação de vitamina C em carnes e outros alimentos. Dessa forma, os outros nutrientes (proteínas, carboidratos, sais e lipídios) foram apresentados. Sempre com pano de fundo a operação carne fraca. Estamos finalizando esta semana com a elaboração do "dossiê" (cartazes) da nossa operação carne forte”, explicou a docente, que desenvolve o projeto com estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Queimados.

Mytse é mestre em formação científica para professores pela UFRJ e professora de biologia também na rede estadual. No dia 31 de julho, ela receberá o prêmio do concurso Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular em Águas de Lindóia, São Paulo.  O projeto de Investigação Científica em Sala de Aula fez tanto sucesso que Mytse resolveu registrar a história em livro. O material contém 15 perícias, ou melhor, aulas práticas de Ciências, conteúdo exigido para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Educação Científica para professores de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/PROFBIO).   

Alunos melhoram rendimentos

Estudante do oitavo ano da Escola Municipal Joaquim de Freitas, Flávio Rafael Ribeiro, de 14 anos, levou a disciplina de Ciências para o cotidiano.  Agora acompanha o pai na compra de carnes. “Quando chego no açougue já fico desconfiado quando vejo carnes muito vermelhas e corro para fazer os testes que a professora ensinou. Faço a mistura do iodo com o amido e jogo na carne, se ela ficar preta muito rápida é que não contém vitamina C”, explicou.

 Já a aluna Daniele Vitória Ribeiro, de  12 anos,  da mesma classe, não abre mão de testar o leite e o suco natural antes de ingerir, aprendizado que obteve no primeiro projeto desenvolvido pela educadora antes do carne forte. “Toda vez que minha mãe compra leite ou suco natural, faço o teste antes para ver se tem amido ou vitamina C. Acho muito mais fácil aprender assim. Minhas notas melhoraram muito com estas aulas práticas”, analisou. 

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Prefeitura de Queimados deposita salários dos servidores nesta quinta


Proventos dos aposentados e pensionistas também estarão disponíveis na conta a partir de amanhã

Prefeito Vilela com os secretários Fábio Cristiano e Getúlio de Moura
Leandro Machado- Os cerca de 3 mil servidores da Prefeitura de Queimados, entre estatutários e comissionados, podem comemorar o pagamento antecipado do salário referente ao mês de junho nesta quinta-feira (29).  Após o depósito da primeira parcela do 13° no último dia 12 – Queimados foi a primeira cidade da Baixada a pagar o benefício – , a Prefeitura mantém o compromisso de arcar com seus funcionários antes mesmo da virada do mês, mesmo com a crise econômica que assola o país. O Instituto de Previdência do Município também vai antecipar para esta quinta-feira os proventos dos aposentados e pensionistas.

Legalmente, a Prefeitura tem até o quinto dia útil do mês seguinte para realizar o depósito na conta dos servidores, mas isso ainda não foi preciso durante os seis primeiros meses de gestão do prefeito Carlos Vilela. O órgão paga religiosamente seus funcionários comissionados e estatutários antes da virada do mês. A ação é possível diante da organização administrativa e fazendária eficaz e comprometida com seus colaboradores.

O pagamento dos servidores, por sinal, é considerado estratégico para o prefeito Carlos Vilela, não apenas para assegurar os direitos do funcionalismo, mas também porque a injeção destes recursos é importante para manter a economia local aquecida. “O governo entende que o pagamento da folha é fundamental para estimular o comércio local aquecido e proteger a economia”, ressaltou o prefeito que todo mês se reúne com o secretário de Fazenda, Fábio Cristiano e o de Administração, Getúlio de Moura para acertar os ajustes da folha.

Queimados entrega campo de grama sintético da Vila Olímpica revitalizado nesta sexta


 A bola volta a rolar com torneio que vai reunir peladeiros e atletas do município. Espaço vai homenagear incentivador do esporte na cidade

Visão aérea do novo campo de grama sintética
Leandro Machado - A bola vai voltar a rolar para alegria dos atletas e peladeiros de plantão de Queimados, na Baixada Fluminense. Depois de um longo período de inatividade, o campo de grama sintética da Vila Olímpica do município será entregue à população após passar por uma verdadeira transformação. O apito inicial já tem data e hora para acontecer:  será nesta sexta-feira (30), a partir das 18 horas.  As melhorias foram realizadas sem custos aos cofres da Prefeitura, através do projeto Ligação, do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e da Light, por meio da lei de incentivo ao esporte.

Prefeito Vilela relembra seus momentos de goleiro com Júlio Coimbra
Após 20 dias de muito trabalho, chegou a hora do grito de gol voltar a ecoar, afinal, o dia será comemorado com muito futebol. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vai realizar um torneio com a participação de diversos times amadores da cidade. O grande homenageado da noite será Cláudio Bellar, um dos principais incentivadores do esporte na cidade, que faleceu há seis anos e dará nome ao espaço esportivo.

Ao todo, foram 1.600m² de revitalização do espaço, que vai atender cerca de 200 pessoas diariamente. Todo o antigo gramado foi retirado da área. Foi realizada terraplanagem e nivelamento do piso, instalação da nova grama sintética de fibra de polietileno 50mm, areia sílica e granulado de borracha, além da construção do contra-piso, sistema de drenagem em brita graduada e iluminação com quatro refletores.

Serviços Públicos realiza outras melhorias na Vila
Envolvido com o esporte desde a sua adolescência, quando atuou como goleiro e, posteriormente, presidente do São Roque, um dos principais times amadores da cidade, o Prefeito Carlos Vilela comemorou a obras de revitalização do espaço: “Eu sei dos benefícios que o esporte trouxe à minha vida e tenho certeza que continua mudando a vida das pessoas atualmente. Um grande espaço esportivo sendo entregue à população e sem a prefeitura gastar um real com a reforma neste momento de crise é motivo para comemorar”, destacou.

Vilela, Júlio Coimbra e Max Lemos
Além do Prefeito Carlos Vilela, a cerimônia de entrega contará com as presenças dos secretários municipais de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, de Governo, Max Lemos, além do Secretário de Estado de Esporte, Thiago Pampolha, entre outras autoridades.

Homenagem a quem tanto fez pelo esporte

O espaço esportivo vai homenagear um grande incentivador do futebol amador na cidade: Cláudio Bellar. Natural de Arapiraca, Alagoas, o treinador chegou a Queimados nos anos 80 e realizou um grande trabalho de descobrir talentos nos campos de futebol do município. Seu trabalho foi intenso nos clubes Dom Bosco e Oriente, onde vários atletas foram encaminhados para grandes times de futebol do estado. Claudio Faleceu em 2011 com 47 anos. Dos olhos do treinador saíram diversos jogadores de Queimados para o mundo de futebol, destaque para o atleta Henrique Gulpilhares, terceiro melhor goleiro do Campeonato Carioca, em 2011, ano que defendeu o Olaria.

Henrique, ao centro, é fruto do trabalho de Cláudio Bellar
 “O Cláudio mudou minha vida no esporte e também a minha vida como ser humano, como cidadão. Tudo que eu e vários outros atletas conseguimos no futebol foi graças a ele. Esta homenagem é de muita relevância para nós, tenho certeza”, destacou o jogador, que também atuou no Mesquita, Duque de Caxias, Itumbiara-GO, Anápolis-GO, Atlético Goianiense, Nova Iguaçu, Olaria, Macaé, Aurora-BOL, América-RJ e encerrou a carreira no Americano de Campos.

Outros serviços de melhoria são realizados

E não é apenas no campo de grama sintética que os usuários vão notar diferença. Uma verdadeira força-tarefa foi criada pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos para efetuar diversas ações  de reparo na Vila Olímpica da cidade. Durante esta semana, o espaço está  recebendo serviços de roçagem, capina, poda e melhorias na iluminação. O trabalho vai beneficiar as cerca de 2 mil pessoas que usam o local diariamente para praticar diversas atividades físicas. 

Fotos: Tiago Loureiro

Queimados realiza plantão especial para emitir escritura definitiva aos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida

Moradores do Condomínio Valdariosa que não retiraram documentos nos dias previamente estabelecidos pelo governo ganham nova oportunidade

Jéssica Moreira - Para concluir a entrega das escrituras definitivas (Registros Gerais de Imóveis – RGI’s) dos 1500 contemplados pelo Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ que moram no Condomínio Valdariosa, a Prefeitura de Queimados promove, nesta sexta-feira (30), um plantão especial na Escola Municipal Metodista, no bairro Pacaembu.

Em parceria com representantes da Caixa Econômica Federal, a Secretaria Municipal de Habitação disponibilizará uma equipe para atender quem não pôde retirar o documento nos dias previamente estabelecidos.

Imagens: Thiago Loureiro-PMQ
Para retirar o documento, é preciso comparecer à Escola Municipal Metodista, das 9h às 15h e em posse de Identidade e CPF. Vale lembrar que mesmo quem ainda está pagando as parcelas do financiamento pode receber a escritura e, ao quitá-las, validar o documento junto a um cartório.

O secretário de Assuntos Institucionais/Habitação, Carlos Albino  afirma que esse é um passo necessário ao processo de legalidade dos imóveis e pede que os proprietários dos apartamentos não se esqueçam de retirar as escrituras.

“Será um plantão único, para atender todos os moradores que ainda não pegaram a escritura. É a conclusão de um processo que proporcionou condições dignas de moradia a essas famílias e nos dá muita satisfação como gestão participar dessa alegria”, finalizou o gestor.


















Queimados terá ‘Dia D’ para atualizar Caderneta de Vacinação do Adolescente neste sábado

Meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem comparecer a qualquer unidade de saúde municipal

Imagem: Jéssica Moreira/ SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira - Para intensificar a vacinação a adolescentes e protegê-los de doenças graves como a meningite e do vírus HPV (papilomavírus humano), a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados adere, neste sábado (01), ao Dia D de Mobilização Estadual para atualização da Caderneta de Vacinação do Adolescente.

A imunização acontecerá entre 8h e 17h, em todas as unidades de saúde pública da cidade e o público-alvo abrange meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

De acordo com a Secretária de Saúde, Drª Lívia Guedes, os pais geralmente priorizam mais a vacinação dos filhos enquanto crianças, mas os adolescentes também precisam desse cuidado para manter a saúde em dia.
“É uma faixa etária que merece toda a atenção, pois está em pleno desenvolvimento físico (alguns inclusive estão iniciando a vida sexual) e, portanto, requer todo tipo de cuidado. Não deixem de levar seus filhos para colocar em dia a proteção vacinal”, declarou a gestora.

Para atualizar a caderneta de vacinação, basta comparecer a qualquer unidade de saúde da rede municipal portando cartão de vacina. Para mais informações, o Setor de Imunização atende pelo telefone 2665-5151 e no endereço Rua Onze, s/nº, bairro Pacaembu (anexo ao CETHID – Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes).

terça-feira, 27 de junho de 2017

Voleibol e Futsal são destaques em Queimados neste final de semana

Partidas válidas pelos Jogos da Baixada terão entrada franca no Ginásio Metodista

Redação - O próximo final de semana será de muito esporte em Queimados. O município recebe os Jogos da Baixada, maior evento esportivo da região, e a promessa é de muita emoção e rivalidade. No sábado (1), a disputa é no Voleibol sub-14 (Masculino e Feminino) e no domingo (2), o futsal será o destaque com a primeira fase e as finais nas categorias sub-17. A entrada é franca no Ginásio Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu), a partir das 9h.

Os confrontos do próximo sábado ainda serão conhecidos através de sorteio, mas os atletas queimadenses querem conseguir bons resultados e aproveitar o fato de jogar em casa para bater adversários mais fortes. Após duas pratas no ano passado, o voleibol entra como favorito: “Vamos receber todos em nossa cidade com muito carinho, mas queremos que nossa torcida faça a diferença. Nossos atletas estão se dedicando muito nos treinamentos e vamos atrás da melhor posição possível. Vamos buscar o ouro”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer Júlio Coimbra.

No domingo, o adversário já é conhecido. No futsal masculino, os queimadenses vão em busca do título e o primeiro confronto é contra a equipe de Belford Roxo. “Os concorrentes são de peso, que tem um bom histórico na competição, mas nós contamos com o apoio da torcida em nosso ginásio para que, somado ao nosso trabalho, possamos conquistar bons resultados”, destacou o treinador Carlos André Menezes.



No último final de semana, o município de Queimados conquistou bons resultados no atletismo e no handebol. O ouro veio com Natália Santana (13), nos 200 metros feminino (Sub-14) e com Marcus Paulo (13) no Arremesso de peso, alcançando 9,22 metros. No esporte coletivo, as meninas do sub-14 ficaram com o bronze.

Após reforma, Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade será reaberto nesta sexta em Queimados

Aula de cozinha experimental, oficinas de horta suspensa e fisioterapia chegam para complementar atividades que já eram oferecidas no espaço

Jéssica Moreira - Atividades como hidroginástica, musculação, dança mix e de salão, step, artesanato e pilates estarão novamente disponíveis aos idosos cadastrados junto à Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados. Isso porque, após passar por reforma, o Centro de Esporte e Lazer para a Terceira Idade (CELTI) será reaberto na próxima sexta-feira (30), às 9h, na Vila Pacaembu.

Utilizado por cerca de 1200 idosos, o espaço conta com salão de jogos (mesa de sinuca, pingue-pongue e mesa de jogos de tabuleiro) e ganhará novas atividades no próximo mês. Serão aulas de cozinha experimental, oficinas de horta suspensa e de um coral voltado para a Terceira Idade. 

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, cuidar de quem já fez muito por Queimados é um papel prioritário da gestão. “Fico muito feliz de poder devolver o espaço destinado aos nossos idosos reformado e pronto para novas atividades físicas e de lazer. Com o investimento certo é possível proporcionar melhor qualidade de vida em qualquer faixa etária”, comemorou o gestor. 

Já o secretário de Assuntos Institucionais/Terceira Idade, Carlos Albino, revelou que “a novidade do espaço será o serviço de fisioterapia exclusivo para os idosos”.  Todas as atividades oferecidas no local são gratuitas. Além do CELTI, o município conta com quatro pólos de atividades físicas espalhados pela cidade.
Imagens: Igor Lima - SEMCOM/ PMQ

Para se inscrever em uma das modalidades, é necessário ter mais de 55 anos (mais de 60 para hidroginástica) e se cadastrar no local. Os interessados devem apresentar cópias de identidade e comprovante de residência, atestado médico e tipo sanguíneo. O CELTI fica na Avenida Maracanã, s/n – Vila Pacaembu (telefone 2665-6526).

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Prazo para regularização de mototaxistas termina esta sexta (30) em Queimados

Condutores devem procurar a Secretaria de Transporte e Trânsito para cadastro. Restam 215 vagas para exercício legal da função no município

Imagem: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira - Os mototaxistas que desejam se regularizar para atuar na cidade de Queimados precisam se apressar. Isso porque o prazo de cadastro junto à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito termina nesta sexta-feira (30). Restam 215 vagas para o exercício da função.

De acordo com o Secretário da Pasta, Antônio Almeida, a categoria teve mais de um ano de prazo para resolver pendências documentais e receber o aval para circular na região.

“Temos nos colocado à disposição dos condutores todo esse tempo. Faço mais este apelo, pois o prazo não será revogado. Há exigências de documentos e habilitação que visam o bem-estar da população que utiliza o serviço. Não vamos abrir mão da fiscalização”, declarou o gestor, que afirmou ainda que o município tem se empenhado para facilitar a regularização e a capacitação dos condutores de motocicletas para meio de transporte.

Em junho deste ano, uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e o DETRAN possibilitou que 85 condutores concluíssem – de forma gratuita – o Curso Especializado obrigatório destinado aos profissionais da categoria. As inscrições para mais 100 vagas estão abertas até esta sexta-feira (30) para início das aulas em 3 de julho.

Imagem: Luiz Ambrósio/ SEMCOM - PMQ
O curso, instituído pela Resolução CONTRAN 410/2012, custaria em torno de R$400 aos motociclistas em qualquer autoescola e tem por objetivo garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e atitudes de segurança no trânsito. Entre os conteúdos abordados estão noções básicas de legislação, ética e cidadania na atividade profissional, gestão de risco sobre duas rodas e o uso adequado de equipamentos de segurança. A carga horária total é de 30 horas/aula, cumpridas em cerca de 6 dias de curso.

Serviço:

Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - SEMUTTRAN   
Rua Olímpia Silva, 797, Centro - Queimados
Tel (21) 2665-6101 / 2779-9813
E-mail: semuttran@queimados.rj.gov.br


sexta-feira, 23 de junho de 2017

Queimados mapeia áreas de risco como prevenção às catástrofes naturais

Ação faz parte do plano municipal de contingência que identificou os possíveis pontos vulneráveis em épocas de fortes precipitações em 26 bairros diferentes

Leandro Machado - Foram quase trinta dias de um trabalho intenso e minucioso, que envolveu a ação de dezenas de agentes municipais e a participação efetiva de mais de 500 moradores de diversas localidades do município de Queimados, na Baixada Fluminense. A Secretaria Municipal de Defesa Civil terminou nesta sexta-feira (23) o mapeamento de áreas vulneráveis a catástrofes naturais na cidade e identificou em 26 bairros diferentes, seus pontos vulneráveis a alagamentos, inundações e deslizamentos em época de fortes precipitações.

Na ação, as equipes visitaram os locais e entregaram um questionário para a família preencher. A partir destas respostas, os pontos confirmados como de riscos recebem uma atenção especial dos órgãos municipais. No documento de perguntas e respostas, o entrevistado informou, por exemplo, se existe pessoas com dificuldades de locomoção ou crianças; se há histórico de alagamento no local, entre outros questionamentos.

O Secretário Municipal de Defesa Civil, Davi Brasil, fala sobre o prosseguimento do Plano de Contingência e destaca as ações a serem desenvolvidas: “O nosso primeiro passo foi identificar os locais de riscos, agora vamos comunicar ao INEA, as secretarias de Habitação, Serviços Públicos, Obras, por exemplo, para agirmos, efetivamente, e resolvermos o problema”, ressaltou.

A melhor maneira de evitar grandes tragédias é a prevenção. E por isso, após a identificação destas áreas, a secretaria irá confeccionar relatórios e encaminhá-los para as pastas competentes para realizar o trabalho de mitigação, ou seja, reduzir ou eliminar os riscos de catástrofes. A ação faz parte do Plano Municipal de Contingência.

De acordo com os laudos técnicos da secretaria, os maiores incidentes são casas construídas em áreas de riscos, como às margens de rios e córregos. “Nós identificamos os locais e seus riscos e agora vamos passar para os órgãos competentes. Trabalhamos em conjunto com outras secretarias para que possamos obter os melhores resultados nos momentos de chuvas fortes”, destacou o Subsecretário, Antônio Gentil.
  
No relatório, a Defesa Civil identificou as localidades que precisam de mais ações preventivas. Os bairros: São Jorge, São Francisco e Roncador, que são cortados pelo rio Quebra-Coco, receberão serviços de dragagem. Outra localidade que recebeu diversas notificações foi a Vila Americana. Lá, muitas famílias vivem às margens do Rio Sarapó e uma ação conjunta com as secretarias de Urbanismo, Habitação e Serviços Públicos está prevista para os próximos dias.

Prefeitura de Queimados oferece capacitação gratuita para os produtores de leite

Curso que acontecerá em parceria com a UFRJ,  vai ensinar a prevenir e tratar a mastite bovina. Ao todo são 30 oportunidades 

Jéssica Moreira - Quem vive da produção de leite sabe quantos prejuízos podem surgir de doenças no gado. Uma das mais sérias é a mastite, uma inflamação da glândula mamária que, em estágio avançado, chega a causar morte dos animais atingidos. Para ampliar o conhecimento acerca do assunto, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, oferece na próxima sexta-feira (30) um dia de campo gratuito sobre formas de prevenção e tratamento da doença.

A iniciativa acontece em parceria com o Instituto de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que disponibilizou dois profissionais para ministrar o curso e forneceu material para realização das aulas. 

Imagens: Luiz Ambrósio/ SEMCOM - PMQ
São 30 oportunidades voltadas para produtores de leite e trabalhadores da área, que devem procurar a SEMDRAG para inscrições até que as vagas sejam preenchidas.

A metodologia da capacitação – que acontecerá num sítio localizado na divisa dos bairros Chapadão e Santo Expedito – engloba aulas teóricas e práticas com animais, a fim de demonstrar métodos de identificação, prevenção e tratamento da doença.

Para o Secretário da Pasta, Abílio Cardoso, a intenção da gestão municipal é auxiliar o máximo possível na difusão de conhecimento para evitar perdas econômicas aos produtores de leite.

“A mastite afeta diretamente a produção, causando a redução do leite. Leva ao descarte de leite e de animais, aos gastos com medicamentos, com serviços veterinários e com o aumento de mão-de-obra. Nosso papel é orientar e ensinar a evitar esse mal para, assim, otimizar a produção e melhorar a vida dos profissionais”, concluiu o gestor.

Serviço:


Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura
Rua Francisco Gabriel, s/nº, Vila Camorim – Queimados
Telefone: (21) 2779-8484


quinta-feira, 22 de junho de 2017

Queimados adere ao Programa 'Calçada Acessível'

Em reunião com membros do sistema FIRJAN, gestão municipal debate metas para melhorar mobilidade urbana no município

Jéssica Moreira - Por uma Queimados acessível a todos: O Prefeito Carlos Vilela assinou, nesta quinta-feira (22), a carta de intenção para aderir ao Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível. Em reunião realizada na ASDINQ (Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados), diversas secretarias firmaram parceria para debater e implantar melhorias na acessibilidade do espaço público da cidade, tais como Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Assistência Social. Representantes do sistema FIRJAN também participaram do encontro.

Uma palestra foi ministrada por Luiz Gustavo Guimarães, Arquiteto e Coordenador do Programa, para conscientizar os gestores sobre os desafios da empreitada e a importância da parceria entre poder público e empresas privadas na resolução dos problemas de mobilidade.

Um ‘choque de ordem’ está previsto para breve, no qual o objetivo é desobstruir as calçadas para o fluxo livre de pedestres (sejam eles deficientes ou não). De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, a Secretaria de Urbanismo será a principal responsável por estudar a implantação do projeto no município. 

“Um workshop foi marcado para o próximo mês, no qual poderemos visualizar melhor as necessidades e entender como os pedestres se locomovem em Queimados. Vamos usar vendas, cadeiras de rodas, bengalas, muletas e tudo o mais que nos permita tentar nos colocar na pele de quem tem dificuldade para transitar”, afirmou o gestor.

Instituto de Previdência de Queimados encerra recadastramento com 100% de servidores alcançados

Autarquia realizou a regularização de 345 aposentados e pensionistas em dois meses

Leandro Machado - Após mais de dois meses de muito trabalho, o objetivo foi alcançado. O recadastramento realizado pelo PREVIQUEIMADOS (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Queimados) foi encerrado nesta semana e alcançou 100% dos aposentados e pensionistas ligados à autarquia.  Dos 345 servidores, 316 fizeram a regularização de forma presencial, 22 atendimentos foram por via eletrônica e sete pessoas realizaram o recadastramento domiciliar. 

Com o sucesso na realização do recadastramento anual realizado pelo órgão, nenhum servidor teve seu benefício suspenso. O recadastramento teve início em abril e em maio houve uma prorrogação do serviço.

O recadastramento anual é para manter os dados dos servidores atualizados e uma ferramenta eficaz para evitar fraudes. O Diretor-Presidente do PREVIQUEIMADOS, Marcelo Fernades, comemorou o resultado obtido e destacou a necessidade da realização da atualização periodicamente: “Alcançamos mais uma vez o nosso objetivo e quem tem a ganhar é o próprio servidor. Mantemos uma gestão austera que prioriza a transparência e o compromisso com os nossos beneficiários”, destacou. 

O diferencial é a forma humanizada que o servidor é tratado pela autarquia. Dentre os aposentados e pensionistas existem aqueles que não podem se locomover por causa de idade avançada ou doenças. E para que este beneficiário não fique prejudicado, uma equipe do PREVIQUEIMADOS agenda uma visita domiciliar para realizar o recadastro: “Este ano foram sete pessoas que precisaram de visitas em casa. São pessoas que já trabalharam muito por nosso município e que hoje, infelizmente, por um motivo ou outro, não podem mais se locomover. Eles se sentem prestigiados”, concluiu Fernandes.

terça-feira, 20 de junho de 2017

Queimados conquista segundo lugar em ranking de controle interno divulgado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro


MPRJ avaliou 16 quesitos da atual situação dos 92 municípios fluminenses. Município ficou em primeiro lugar em cinco e obteve nota máxima em três


Leandro Machado - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) divulgou na última segunda feira (19) o ranking que avalia a atual situação dos sistemas de Controle Interno dos municípios fluminenses, levantados pela entidade a partir das respostas das prefeituras apresentadas ao formulário encaminhado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania). E Queimados, na Baixada Fluminense aparece em segundo lugar na colocação geral com nota 7,28. Ao todo, o levantamento contou com 124 questões.

Com base em informações sobre orçamento, controladoria, transparência, estrutura e regulamentação dos sistemas de controle interno, dentre outras, os municípios receberam notas numa escala de zero a dez. Foram analisados 16 quesitos e Queimados ficou em primeiro lugar em cinco (Auditoria, Controladoria, Orçamento, Planejamento e Iniciativa Louvável) e segundo em outros três (Auxílio ao Controle Interno, evolução e Abrangência).

O município obteve nota máxima em três quesitos: orçamento, evolução e Controladoria. Entre os temas avaliados nessas áreas estão: análise do controle de custos e avaliação dos programas financiados com recursos do orçamento, metas do Plano Plurianual de Planejamento e realocação de recursos ou eventuais repriorizações das ações governamentais.

De acordo com o Controlador Geral de Queimados, Air de Abreu, os órgãos de controle têm papel fundamental no combate à corrupção e, por isso, o levantamento é de suma importância.  “Temos muito a avançar ainda, mas é claro que temos que comemorar o resultado. Ele é fruto do trabalho sério que realizamos e dos atos normativos que instituímos para nortear os ritos da administração pública, como as auditorias e contratos. Temos uma gestão séria que dá transparência a todos os seus atos, aí os resultados aparecem naturalmente”, destacou.



A divulgação do ranking foi realizada no edifício-sede do MPRJ durante o lançamento do projeto "Edificando o Controle Interno", que visa diagnosticar a atual situação do controle interno dos municípios e dar orientações gerais sobre o tema, que deve desenvolver as funções de auditoria, ouvidoria, correição e apoio ao controle externo para prevenção e o combate a atos de má gestão que podem ocasionar lesão ao patrimônio público.