Prefeitura oferece teste rápido gratuito para diagnosticar Doenças Sexualmente Transmissíveis. Resultado sai em apenas 30 minutos
Jéssica Moreira - Que o dia 12 de junho é dedicado aos namorados todo mundo sabe. E para garantir que os pombinhos de Queimados desfrutassem da data com mais tranquilidade e segurança, a Prefeitura promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um dia exclusivamente voltado ao diagnóstico rápido de sífilis, hepatite e HIV. A ação, realizada pela equipe do Programa de Combate às DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) na última sexta-feira (9), aconteceu no Centro Especializado para o Tratamento da Hipertensão e Diabetes (CETHID).
Um psicólogo, um infectologista, um farmacêutico, dois enfermeiros e quatro técnicos administrativos foram responsáveis pela iniciativa, que possibilitou diagnósticos para 218 pessoas e mais 7200 preservativos distribuídos. Ao todo, mais oito locais oferecem o procedimento pela rede municipal de saúde de forma gratuita.
A dona de casa Nilceia Pereira (66), por exemplo, foi ao CETHID realizar uma consulta de rotina quando soube da iniciativa e resolveu participar. “Enquanto aguardava minha consulta, uma das enfermeiras perguntou se eu gostaria de fazer os exames, e eu quis. Agora vou tentar trazer meu marido para fazer também. Não tem motivo para ter medo ou vergonha dos resultados, precisamos nos cuidar sempre”, contou a moradora do bairro do Glória, que felizmente teve resultados negativos para os testes de sífilis e HIV.
De todos os pacientes examinados, nove apresentaram resultados positivos para sífilis, um para hepatite C e um para o vírus HIV. Todos foram imediatamente encaminhados aos respectivos tratamentos, oferecidos gratuitamente pela rede pública municipal de saúde.
Imagens: Jéssica Moreira/ SEMCOM - PMQ |
De acordo com a Secretária da Pasta, Dra. Lívia Guedes, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento e cura dessas doenças. "Muita gente tem medo de fazer os testes, mas eles são necessários. É rápido, fácil e gratuito. Além disso, pode salvar vidas.", declarou a gestora.
Para fazer os exames rápidos, basta comparecer ao Programa de Combate às DST's, anexo ao CETHID em posse do Cartão do SUS e um documento de identidade com foto. O resultado (com laudo médico) fica pronto em até 30 minutos.
Serviço:
Programa de Combate às DST’s
Local: Rua Onze, s/n°, Pacaembu - (CETHID) Queimados
Todas as sextas-feiras (por agendamento pelo telefone 2665-1963 ou no próprio local)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.