Dr. Pedro Ávilla foi designado para atender população cadastrada na Estratégia em Saúde da Família do Bairro Santo Expedito. Atendimentos já começaram
Imagem: Thiago Loureiro / SEMCOM - PMQ |
Leandro Machado - Receber atendimento médico ficou muito mais fácil para a diarista Marta Silva, de 47 anos. Nada de pegar ônibus para se deslocar até outra localidade para conseguir uma consulta. A facilidade de andar apenas alguns metros para a avaliação clínica ser marcada já é realidade para ela e centenas de moradores do bairro Santo Expedito, em Queimados, na Baixada Fluminense.
Precisando realizar exames de rotina, Marta chegou à unidade esperançosa em conseguir atendimento. Em pouco tempo, ela, além de marcar a consulta, conheceu e conversou com o médico da família que está atendendo na localidade: “A gente estava precisando. Eu que tenho um irmão que precisa de um atendimento especial desde que sofreu um AVC, estou muito feliz com a chegada do novo médico ao lugar onde moro há mais de 20 anos”, disse.
Viabilizada por meio do Programa Mais Médicos, a chegada do Dr. Pedro Ávilla à Estratégia em Saúde da Família do bairro Santo Expedito foi muito comemorada pela população e as consultas com o novo profissional já estão sendo realizadas normalmente.
A Secretária da Pasta, Lívia Guedes, explicou um pouco mais sobre a função do profissional nos bairros: “Capacitado para atender a pacientes desde o nascimento, os médicos de família, em um sistema estruturado, podem lidar com até 90% dos problemas de saúde. A ideia central dessa especialidade é conhecer e acompanhar o paciente por toda a vida, o que lembra a figura do médico de confiança”, disse.
O médico de família Pedro Ávilla é natural de Volta Redonda e já está atendendo no bairro Santo Expedito há duas semanas. O profissional destaca as principais demandas encontradas na localidade até o momento: “Nós estamos voltados à estratégia de saúde da família mesmo, ou seja, um trabalho preventivo e social. Atendo aqui pacientes com hipertensos, diabéticos, gestante, entre outros”, destacou.
Para marcação de consultas, é necessário estar cadastrado na unidade, que atende por região. É possível solicitar atendimento em uma das visitas de rotina que a equipe de saúde realiza nas residências ou comparecer à própria ESF, localizada na Avenida Olegário Dias, s/nº, no bairro Santo Expedito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.