MPRJ avaliou 16 quesitos da atual situação dos 92 municípios fluminenses. Município ficou em primeiro lugar em cinco e obteve nota máxima em três
Leandro Machado - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) divulgou na última segunda feira (19) o ranking que avalia a atual situação dos sistemas de Controle Interno dos municípios fluminenses, levantados pela entidade a partir das respostas das prefeituras apresentadas ao formulário encaminhado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania). E Queimados, na Baixada Fluminense aparece em segundo lugar na colocação geral com nota 7,28. Ao todo, o levantamento contou com 124 questões.
Com base em informações sobre orçamento, controladoria, transparência, estrutura e regulamentação dos sistemas de controle interno, dentre outras, os municípios receberam notas numa escala de zero a dez. Foram analisados 16 quesitos e Queimados ficou em primeiro lugar em cinco (Auditoria, Controladoria, Orçamento, Planejamento e Iniciativa Louvável) e segundo em outros três (Auxílio ao Controle Interno, evolução e Abrangência).
O município obteve nota máxima em três quesitos: orçamento, evolução e Controladoria. Entre os temas avaliados nessas áreas estão: análise do controle de custos e avaliação dos programas financiados com recursos do orçamento, metas do Plano Plurianual de Planejamento e realocação de recursos ou eventuais repriorizações das ações governamentais.
De acordo com o Controlador Geral de Queimados, Air de Abreu, os órgãos de controle têm papel fundamental no combate à corrupção e, por isso, o levantamento é de suma importância. “Temos muito a avançar ainda, mas é claro que temos que comemorar o resultado. Ele é fruto do trabalho sério que realizamos e dos atos normativos que instituímos para nortear os ritos da administração pública, como as auditorias e contratos. Temos uma gestão séria que dá transparência a todos os seus atos, aí os resultados aparecem naturalmente”, destacou.
A divulgação do ranking foi realizada no edifício-sede do MPRJ durante o lançamento do projeto "Edificando o Controle Interno", que visa diagnosticar a atual situação do controle interno dos municípios e dar orientações gerais sobre o tema, que deve desenvolver as funções de auditoria, ouvidoria, correição e apoio ao controle externo para prevenção e o combate a atos de má gestão que podem ocasionar lesão ao patrimônio público.
Parabéns prefeito Carlos França Vilela, vice prefeito Machado Laz, o nosso antigo prefeito, e atual secretário de governo Max Lemos, pois todo esse sucesso de administração começou a exatos oito anos e seis meses atrás,tudo isso é reflexo de uma gestão séria e comprometida com a nossa população.
ResponderExcluir