terça-feira, 20 de junho de 2017

Queimados conquista segundo lugar em ranking de controle interno divulgado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro


MPRJ avaliou 16 quesitos da atual situação dos 92 municípios fluminenses. Município ficou em primeiro lugar em cinco e obteve nota máxima em três


Leandro Machado - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) divulgou na última segunda feira (19) o ranking que avalia a atual situação dos sistemas de Controle Interno dos municípios fluminenses, levantados pela entidade a partir das respostas das prefeituras apresentadas ao formulário encaminhado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania). E Queimados, na Baixada Fluminense aparece em segundo lugar na colocação geral com nota 7,28. Ao todo, o levantamento contou com 124 questões.

Com base em informações sobre orçamento, controladoria, transparência, estrutura e regulamentação dos sistemas de controle interno, dentre outras, os municípios receberam notas numa escala de zero a dez. Foram analisados 16 quesitos e Queimados ficou em primeiro lugar em cinco (Auditoria, Controladoria, Orçamento, Planejamento e Iniciativa Louvável) e segundo em outros três (Auxílio ao Controle Interno, evolução e Abrangência).

O município obteve nota máxima em três quesitos: orçamento, evolução e Controladoria. Entre os temas avaliados nessas áreas estão: análise do controle de custos e avaliação dos programas financiados com recursos do orçamento, metas do Plano Plurianual de Planejamento e realocação de recursos ou eventuais repriorizações das ações governamentais.

De acordo com o Controlador Geral de Queimados, Air de Abreu, os órgãos de controle têm papel fundamental no combate à corrupção e, por isso, o levantamento é de suma importância.  “Temos muito a avançar ainda, mas é claro que temos que comemorar o resultado. Ele é fruto do trabalho sério que realizamos e dos atos normativos que instituímos para nortear os ritos da administração pública, como as auditorias e contratos. Temos uma gestão séria que dá transparência a todos os seus atos, aí os resultados aparecem naturalmente”, destacou.



A divulgação do ranking foi realizada no edifício-sede do MPRJ durante o lançamento do projeto "Edificando o Controle Interno", que visa diagnosticar a atual situação do controle interno dos municípios e dar orientações gerais sobre o tema, que deve desenvolver as funções de auditoria, ouvidoria, correição e apoio ao controle externo para prevenção e o combate a atos de má gestão que podem ocasionar lesão ao patrimônio público.

Um comentário:

  1. Parabéns prefeito Carlos França Vilela, vice prefeito Machado Laz, o nosso antigo prefeito, e atual secretário de governo Max Lemos, pois todo esse sucesso de administração começou a exatos oito anos e seis meses atrás,tudo isso é reflexo de uma gestão séria e comprometida com a nossa população.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.