terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mais de 500 professores e alunos de Queimados assistem Ziraldo e Bia Bedran

Mais de 500 pessoas, entre pais, alunos e professores das redes públicas e privadas de Queimados participaram do encerramento do ano letivo nesta terça e quarta-feira, 14 e 15 de dezembro, no Ginásio da Escola Municipal Metodista, com a palestra do escritor mineiro, Ziraldo, e show com a cantora e educadora carioca, Bia Bedran.

O bem humorado cartunista de Caratinga marcou presença na noite de terça-feira e enfatizou a importância da literatura como ferramenta indispensável na educação. Levantando a bandeira:“Ler é mais importante do que estudar”, Ziraldo defendeu a ideia de priorizar a leitura e a escrita antes de qualquer outra coisa. “Gramática é para especialista! Secretário, esquece tudo! Vamos fazer as crianças aprenderem a ler e escrever, o resto pode vir depois”, alertou o cartunista.

Ao longo do encontro 10 professoras com mais de 25 anos de carreira foram homenageadas e levou o escritor às lágrimas. “São as histórias dessas guerreiras que alimentam a vida e os anseios da gente. Cada vez mais precisamos concentrar esforços para que os meninos de Queimados leiam como quem respira”, disse Ziraldo emocionado.

Já na quarta-feira, foi a vez da cantora e educadora Bia Bedran apresentar seu espetáculo musical infantil “Cabeça de Vento”, homônimo do livro que a autora lançou em 2003 pela Editora Nova Fronteira. O show que mistura literatura e música, conquistou os pequeninos com sucessos como “Pedalinho”, “Ciranda do anel”, “As caveiras” e “Boneca de lata”.

Para Bia, a decisão de direcionar seu potencial criador para o segmento infantil foi muito fácil e sua família foi uma grande influência, além de artistas como Braguinha e Chico Buarque. “No início da carreira a educação não era uma missão, hoje é uma ideologia. O que eu faço é para o outro. O segredo é a simplicidade. Vir para Queimados e ver um monte de crianças me assistindo é o máximo. Sou eu quem bate palmas para elas e para a iniciativa”, concluiu Bia Bedran.

Um comentário:

  1. Ziraldo é um gênio; quando ele diz que devemos concentrar esforços para que os meninos de Queimados leiam como quem respira na verdade está fazendo uma afirmação revolucionária. Pois, no dia que todos meninos de Queimados estiverem lendo como quem respira esta cidade será a "cidade-centro-do-mundo" como foi Atenas da Grécia em determinado tempo.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.