quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Queimados tem UPA 24 horas

A população de Queimados vai entrar 2010 com mais uma opção de atendimento em saúde. É que a cidade ganhou na noite desta terça-feira, 29 de dezembro, sua primeira Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas (UPA). A festa de inauguração, que contou com as presenças do governador Sérgio Cabral, do secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortês, do prefeito do município, Max Rodrigues Lemos, do presidente da Alerj, Jorge Picciani, do diretor do Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro, Oscar Berro, representando o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, entre outras autoridades, foi marcada por show gospel do cantor Kleber Lucas.

O evento, realizado em frente à unidade de saúde, que fica na Rua Mário Ferreira dos Reis, bairro Nossa Senhora da Glória, atraiu centenas de pessoas e nem mesmo a intensa chuva, que começou no início da tarde e varou à noite, conseguiu dispersar a multidão que se aglomerou diante do palco para ouvir as palavras das autoridades e também cantar louvores com Kleber Lucas, que mesclou canções antigas como “A chuva”, “Deus cuida de mim” e “Te agradeço”, com algumas do seu novo CD “Meu alvo”.

A UPA 24 horas de Queimados é a quinta unidade da Baixada Fluminense e tem capacidade para realizar até 550 atendimentos diários. Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funcionará dia e noite, inclusive nos finais de semana.
Segundo o prefeito, Max Lemos, a chegada da UPA vai desafogar as emergências dos grandes hospitais, além de possibilitar a reforma de duas unidades municipais: o Posto da Pedreira e o Pronto Atendimento 24 horas (PA 24horas), que deverão entrar em reforma no primeiro trimestre de 2010.

“Graças à parceria entre os governos do Estado, Federal e a Prefeitura de Queimados, conseguimos implantar uma UPA em nossa cidade. A partir de agora as pessoas que procuram atendimento não vão mais precisar passar horas num hospital aguardando o médico que está empenhado em socorrer vitimas de acidentes ou até mesmo de violência. Sem contar que nossas duas maiores unidades, o Posto da Pedreira e o PA, entrarão em reforma”, frisou o prefeito.

No local, os pacientes poderão fazer consultas, exames e ainda receber medicamentos. A unidade conta com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de exames de raios-X e laboratoriais, salas para sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos, há dez leitos onde pacientes podem ficar em observação por até 48 horas. A de crianças conta com três leitos. O espaço terá também duas ambulâncias (UTI Móvel) e um carro para emergência e parada cardíaca, além de equipamentos de última geração.

A sala vermelha da UPA de Queimados tem capacidade maior do que das outras UPAs, com quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital por uma ambulância do município. Outra novidade na unidade é uma área de isolamento, com duas salas especiais para que pacientes com doença infecto-contagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.

Segundo o governador Sérgio Cabral, até 2010 o Rio de Janeiro terá 40 UPAs funcionando e 99% dos casos são resolvidos no local, sem precisar transferir os pacientes para hospitais de grandes emergências.

2 comentários:

  1. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente com sucesso, você pode contatá-lo via e-mail: (tdameritrade077@gmail.com) whatsapp (+447883246472) Aconselho que não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.