quarta-feira, 10 de março de 2010

Queimados está entre as finalistas do prêmio Prefeito Empreendedor

Pela primeira vez Queimados está entre as finalistas do "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor", que premia iniciativas inovadoras de promoção do desenvolvimento dos pequenos negócios e geração trabalho e renda. A auditoria do projeto e dos depoimentos, que têm como tema “Regularização e Desburocratização Tributária”, teve início nesta quarta-feira, 10 de março. Além de Queimados, a única cidade da Baixada Fluminense presente na fase final do projeto é Mesquita. O Prefeito queimadense, Max Lemos, concorre com outros 19 prefeitos de todo o Estado.

Após a primeira etapa, onde 52 cidades se inscreveram na etapa estadual do prêmio, as 20 finalistas receberão técnicos do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), que atestarão se as ações indicadas pelas prefeituras estão realmente se concretizando. Para a consultora do Ibam, Raquel Castilho, Queimados surpreendeu e por isso está entre as finalistas. “A forma da apresentação do projeto de Queimados é uma grande referência na desburocratização e estratégia de desenvolvimento econômico”, destacou a consultora jurídica do Ibam.

O prefeito Max Lemos ressalta que é importante fazer ressurgir a vocação da cidade para indústria e comércio. “Incentivar os grandes empreendimentos é alavancar o comércio local. Respeitar e facilitar a vida dos pequenos empresários e comerciantes é dar dignidade aos cidadãos. As pessoas mais simples gostam de ficar com as contas em dia e precisamos proporcionar isto a elas da melhor forma possível”, ratificou Lemos.

Desde julho de 2009 os trabalhadores informais de Queimados já podem se tornar empreendedores individuais. O município é o pioneiro a aprovar e sancionar - em 19 de abril de 2009 - a Lei do Microempreendedor Individual em todo o estado, através da parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o SEBRAE. Esta é mais uma alternativa para desburocratizar a abertura e legalização de empresas na cidade e, com isto, estimular não apenas o crescimento do comércio local, mas também a arrecadação do município.

Durante a visita em Queimados, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, microempresários e empresários de pequeno porte beneficiados, cidadãos do município e parceiros envolvidos participaram do encontro.

O "Prefeito Empreendedor", criado pelo Sebrae em 2000, é realizado a cada dois anos com o objetivo de reconhecer o trabalho de prefeitos que desenvolvem e aplicam políticas de apoio às micro e pequenas empresas. O programa busca despertar o perfil empreendedor de prefeitos brasileiros, reconhecendo a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento de seus municípios. A fase estadual do concurso será concluída na primeira quinzena de maio e o vencedor disputará a premiação nacional, sendo a final prevista para a segunda quinzena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.