segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Queimados abriu o projeto “Encontro e Conexões - Redescobrindo Histórias”

A Secretaria Municipal de Educação de Queimados realizou neste sábado, 06 de agosto, a abertura do projeto “Encontro e Conexões - Redescobrindo Histórias”, com aula inaugural sobre a História da Baixada Fluminense, com ênfase em Queimados, no auditório do Centro Educacional Betel. O projeto tem principal objetivo refletir sobre as origens no processo de progresso do município. O evento foi marcado pelo selo histórico de união entre Queimados e Vassouras, já que os municípios se encontram no século XIX na história da produção cafeeira.

O curso gratuito “História da Baixada Fluminense” está na primeira etapa, que totalizam cinco sábado de encontro, ou seja, 25h/aulas. A aula inaugural foi aberta para professores da rede privada, mas as outras etapas do curso serão exclusivas para educadores da rede municipal de ensino. Com exceção da primeira etapa, que aconteceu neste sábado, as demais serão realizadas no auditório do Centro Educacional Manoel Pereira, que fica na Rua Itatinga, nº 59, no Centro.

O coordenador do projeto “Encontro e Conexões - Redescobrindo Histórias”, Nilson Henrique de Araújo Filho, diz que o evento é para que todos saibam o conceito da Baixada Fluminense. “Temos uma história bastante rica e devemos expandir esse conhecimento. A parceria histórica com Vassouras é muito importante e temos muito em comum. Esse curso é uma formação continuada para os profissionais na área de educação”, frisou o coordenador.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, não há melhor município para fechar uma parceria histórica que Vassouras. “Na contramão do desenvolvimento não podemos deixar que nossos conceitos históricos e nossas fontes sejam apagados. Vassouras é muito importante para história de Queimados e vice-versa. Fomentar nossa história é importantíssimo para nossos professores e pesquisadores”, disse Lenine.

O evento contou com a participação da diretora do Instituto Histórico de Duque de Caxias, Tânia Amara e do presidente de Associação de Professores e Pesquisadores de História - APPH.Clio, Antônio Augusto Brás, que diz que a riqueza colonial na Baixada é gigantesca. “A Baixada tem crescido sem parar e temos que resgatar nossas fontes históricas. É muito importante saber o que rege a Baixada, o que passou por aqui, como ela foi formada. A origem é essencial”, ressaltou Brás.

A Secretaria Municipal de Educação de Queimados organizará juntamente com a Secretaria de Educação de Vassouras, uma excursão com alunos da rede municipal de ensino de Queimados para fazendas históricas em Vassouras. A secretária de Educação de Vassouras, Vânia Mattos Baptista, diz que está animada com essa parceria. “Queimados e Vassouras se unem quando os tropeiros iam pra Minas Gerais buscar ouro. Queremos ensinar isso para nossos alunos. Quando Queimados levar os alunos da rede municipal para nossas fazendas terão recepção com direito a café imperial”, disse entusiasmada a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.