O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, lançou nesta terça-feira, 10 de janeiro, um pacote de obras de construção de uma nova unidade escolar de ensino fundamental, no bairro Ponte Preta, e reforma de cinco escolas municipais: Scintilla Exel (Belmonte), Batista (Ponte Preta), Professora Diva Teixeira Martins (Nova Cidade), Waldick Cunegundes Pereira (Santa Rosa) e Washington Manuel (Centro).
O lançamento da nova escola, que terá capacidade para 1200 alunos e substituirá a Escola Municipal Batista, que atualmente tem capacidade para 430 alunos, foi realizado no terreno desapropriado de 1.789,27 m², na Avenida Boa Viagem, no bairro Ponte Preta. Esta é a segunda unidade escolar que será construída pela atual administração. A primeira, que tem previsão de inauguração para março deste ano, fica no bairro São Jorge e tem capacidade para atender 1.500 estudantes.
A escola, que ainda não tem nome definido e funcionará do pré-escolar ao 9º ano, terá sala de informática, quadra poliesportiva, refeitório, biblioteca e 12 salas de aulas. A construção com tempo previsto de 10 meses terá o recurso de R$ 3 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) bem aplicado.
De acordo com o prefeito Max Lemos, há anos não se construía uma nova escola no município. Esta é a segunda unidade que será construída no atual governo. “Estamos ampliando a rede municipal de ensino para melhorar o desenvolvimento da cidade, pois sabemos que o sucesso do desenvolvimento é a educação. Morei nessa região durante 10 anos e tenho um carinho muito grande por essas pessoas. Hoje me emociono em voltar aqui como prefeito e estar lançando essa obra para a comunidade. Esta é a segunda escola que será construída na minha gestão”, frisou Max.
A nova escola funcionará nos turnos da manhã e tarde com o ensino fundamental e a noite com o programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). No ano letivo de 2013 a escola já estará toda equipada para o início das aulas. A nova unidade escolar será construída na Rua Boa Viagem, lotes 547, 548 e 549 – bairro Ponte Preta.
Já o lançamento das obras de reforma aconteceu na Escola Municipal Scintilla Exel, a maior unidade escolar municipal e que também receberá a reforma. O pacote de obra recebeu um investimento de R$ 8,5 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Vale ressaltar que até o final do ano todas as unidades serão totalmente reformadas.
As escolas municipais Scintilla Exel, Batista, Professora Diva Teixeira Martins, Waldick Cunegundes Pereira e Washington Manuel serão totalmente informatizadas com acesso gratuito à internet, receberão biblioteca, quadra poliesportiva e refeitório amplo. Com exceção da Escola Municipal Scintilla Excel, que será reformada em oito meses, todas as unidades ficarão prontas em cinco meses.
No início de 2009, o município de Queimados tinha 12 mil alunos em salas de aulas. A rede foi ampliada com a inauguração da E.M. Washington Manoel e a transferência da unidade Leopoldo Machado para novo endereço, subindo para mais de 16 mil o número de estudantes na cidade. Com a construção das duas novas unidades – bairro São Jorge e Ponte Preta – e reformas de todas as escolas, no final do ano de 2012 a Secretaria Municipal de Educação terá mais de 17.500 alunos matriculados.
De acordo com o prefeito Max Rodrigues Lemos as parcerias com os governos Estadual e Federal têm sido fundamentais para a cidade. “Através das nossas parcerias estamos conseguindo muitos benefícios para a população. Trabalho dia e noite para melhorar a vida da nossa cidade. Muita gente me questiona por que algumas obras demoram pra ficar prontas, mas executo todas com muito planejamento. Não há necessidade de fazermos as obras correndo para mostrar a população e no final do ano a Prefeitura ter problemas com o Tribunal de Contas. ‘Planejar e Executar’ é nossa meta de governo e temos muito que agradecer aos governos do Estado e a União que são nossos parceiros”, frisou Max.
Mais cinco escolas municipais serão entregues totalmente reformadas
No início do mês de fevereiro, antes do início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação entregará mais cinco escolas 100% reformadas. São elas: E.M. Joaquim de Freitas, E.M Monteiro Lobato, E.M Doutor Francisco Manoel Brandão, E.M Pastor Arsênio Gonçalves e E.M. Senador Nelson Carneiro.
governo de mãos de ferro.ditador
ResponderExcluir