quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Queimados sedia treinamento da Escola da Defesa Civil

Riscos Geológicos, Sistema de Alerta e Alarme com ênfase de pluviômetros e Atendimento de Primeiro Socorros foram os assuntos discutidos no treinamento interativo para agentes da Defesa Civil nesta quinta-feira, 05 de janeiro, no Teatro-Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha. O treinamento, para 15 agentes da Defesa Civil de Queimados, 10 de Japeri e 10 de Paracambi, teve como principal objetivo capacitá-los para prevenção de desastres nos municípios. 

O treinamento, que é realizado pela Escola da Defesa Civil, é coordenado pelo coronel Oliveira Freitas – Coordenador Regional da Defesa Civil da Baixada Fluminense (REDEC). Segundo ele é fundamental reforçar o apoio técnico de cada município para uma melhor prevenção. “Nesse período de chuvas de verão as situações ficam mais críticas. Temos que estar bem capacitados para que se alguma tragédia acontecer nós possamos ajudar com toda estrutura a população afetada. As ações de serviços da Defesa Civil em Queimados é a mais adiantada na Baixada Fluminense, o que evita bastante algum futuro problema. Nosso foco é a prevenção e estamos trabalhando duro para isso”, frisou. 

O município de Queimados ganhará do Governo do Estado um Sistema de Alerta e Alarme totalmente digital, o mesmo utilizado nos municípios da Região Serrana afetados pelas enchentes de 2011, que será instalado na maior área de risco. A área ainda será definida pelo governo estadual. 

A Defesa Civil do município está montando uma “sala de crise”, onde qualquer eventualidade de calamidade dentro de Queimados o prefeito Max Lemos poderá reunir equipes de todas as Secretarias Municipais para discutir e realizar ações sobre o fato ocorrido. Nesta sala todo o município será monitorado 24h. 

Queimados já tem todas as áreas de risco mapeadas e a Defesa Civil do município já vem realizando ações preventivas nesses locais. Qualquer pessoa que sentir-se ameaçada em algum local de risco, ou acontecer algum dano adverso, poderá entrar em contato com a Defesa Civil (Avenida Plínio Giosa, 300 – Vila Camarim) através do telefone (21) 2665-7749. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.