segunda-feira, 26 de março de 2012

Queimados adere ao programa "Jogue Limpo"

O Município de Queimados lançou oficialmente nesta segunda-feira, 26/03, o Programa “Jogue Limpo”, que tem pó objetivo recolher óleo lubrificante que seria despejado no meio ambiente. O “Jogue Limpo” é desenvolvido pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (SINDICOM), com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente. O Posto Potiguar localizado na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, Nº 426, Centro-Queimados/RJ será o ponto de coleta.

O Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados, Getúlio de Moura, falou sobre a importância do desenvolvimento do Programa “Jogue Limpo” para o município de Queimados. “Hoje temos muitas oficinas na nossa cidade que não tinha onde despejar os óleos lubrificantes, que acabavam sendo jogados no nosso solo, contaminando os lençóis freáticos. Com este Programa, pretendemos acabar com o destino inadequado de embalagens usadas de lubrificantes, como por exemplo, cursos d’água, lixões, bueiros, entre outros, causando danos à saúde do homem e ao Meio Ambiente”, disse.

O Programa “Jogue Limpo” estabelece sistema de logística de reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo e é patrocinado pelos fabricantes, importadores e distribuidores do produto. A coleta será feita na cadeia de revenda do produto e as embalagens serão transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento. Nestas centrais as embalagens receberão tratamento inicial, sendo transformadas em fardos e encaminhadas para empresas recicladoras licenciadas.

Esteve presente ao evento o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados, Getulio de Moura, a secretária de Meio Ambiente de Mesquita e presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA-RJ), Kátia Perobelli, o Presidente do Sindicato dos Postos de Gasolina, Ricardo Lisboa, e o proprietário do Posto Potiguar, Mário Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.