quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

85 mil toneladas de resíduos já foram retiradas dos rios em Queimados


Texto: Felipe Carvalho / Fotos: Luiz Ambrósio
Mais de 85 mil toneladas de resíduos já foram retiradas dos rios e canais da cidade de Queimados nos últimos 60 dias. A limpeza e dragagem dos corpos hídricos é fruto da ação realizada entre a Prefeitura de Queimados e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com parceria do Governo Federal, na qual prevê o desassoreamento dos rios: Quebra Coco, Abel, Camorim e Queimados. Para a realização do serviço, o Inea disponibilizou diversos equipamentos, entre eles uma escavadeira hidráulica anfíbia com capacidade de 500 litros por caçamba e o braço de longo alcance de até 14 metros. Outras máquinas cedidas pelo Instituto que ainda estão na cidade são: 1 retroescavadeira "pantaneira"; 2 escavadeiras hidráulicas alongadas; 3 escavadeira hidráulicas; 2 tratores D4 e 1 bucyrus 22B.

Até o momento, já foi realizada a dragagem de 7,6km quilômetros de rio. Os equipamentos ficarão em Queimados até maio de 2014 e a expectativa é de que no final do trabalho emergencial o montante desassoreado seja de 16,7 km. O trabalho teve início em dezembro de 2013, quando Queimados foi atingido pela maior chuva de sua história. O objetivo principal é retirar os munícipes do estado de calamidade pública, e por consequência do risco de futuros alagamentos ocorridos a partir das chuvas de dezembro 2013.

De acordo com o Prefeito Max Lemos, os corpos hídricos mais afetados foram os primeiros a receberem o serviço de dragagem. “O assoreamento dos rios somado ao grande volume das águas das chuvas podem provocar pontos de alagamento em áreas de nossa cidade. Para tentar diminuir este problema, estamos realizando o trabalho de limpeza de todos os rios e o serviço de manutenção será feito constantemente para evitar que sujeira se acumule no leito dos rios. Estas ações são imprescindíveis para evitar que, em pouco tempo, os rios fiquem entupidos novamente. Pedimos a população que nos ajude não lançando lixos nas águas” frisou Max.

O assoreamento dos rios ocorre devido à deposição de material oriundo de erosão, ou por ação direta do homem como através do lixo doméstico, que é um dos principais fatores responsáveis pelas enchentes e consequente risco a saúde das comunidades e ao meio ambiente. O desassoreamento consiste na retirada do fundo dos rios e canais, com o uso de máquinas, de todo tipo de lixo e detritos depositados, aumentando, desta forma, a vazão do fluxo de água. A limpeza dos rios e canais também auxilia na melhoria da qualidade da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.