terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Queimados dá início ao “Ano Municipal de Educação no Trânsito”

Texto: Felipe Carvalho / Fotos: Ailton do Amaral Luiz

A falta de educação no trânsito tem acarretado diversos problemas por todo o mundo. Com o objetivo de acabar com este dilema, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Pública (SEMUSTTOP) vai dedicar um ano exclusivo a ações educativas para condutores, pedestres e estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino. O pontapé inicial foi dado na manhã desta terça-feira, 11, na Praça dos Eucaliptos. Durante a blitz educativa, motoristas, motociclistas e pedestres foram abordados e orientados por agentes de trânsito, que distribuíram panfletos com dicas sobre as regras do trânsito. A atividade que contou com o apoio da Polícia Militar, também registrou trabalhos de sinalização na Avenida Tinguá, na Rua Eugênio Castanheiras e na Rua Hortência, localizadas no centro do município. 

O Secretário Elias José acompanhou a ação e destacou a importância da responsabilidade no trânsito. “Essa ação serve para conscientizar e lembrar os cuidados que a população deve ter com relação às negligências, como excesso de velocidade, falta de revisão do veículo, direção imprudente, desrespeito à sinalização, entre outros fatores que acabam contribuindo para acidentes. É inviável colocar um agente de trânsito em cada esquina. Portanto, a população deve se conscientizar para o trânsito mais seguro, usar sempre o cinto de segurança e manter a atenção e a responsabilidade no trânsito. O objetivo é conscientizar não só os condutores, mas também os pedestres”, frisou Elias José.

Número de acidentes de trânsito no Brasil é alarmante

Para a merendeira, Nilba Mendes, 56, através da blitz educativa a população passa a ter mais conhecimento sobre os seus direitos e deveres no trânsito. “Esta ação é importante, porque muitas vezes não temos noção do perigo que um determinado comportamento no trânsito pode causar. Quase já fui atropelada por uma moto que não obedeceu ao sinal de trânsito que fica em frente a minha casa. Espero que dessa forma, os condutores e pedestres se conscientizem e passem a respeitar as leis, porque no trânsito, quando se respeita a legislação a própria pessoa é beneficiada”, disse Nilba. 

Morreram em acidentes de trânsito no Brasil 980.838 pessoas entre os anos de 1980 e 2011. Neste último ano, o País alcançou a maior taxa de mortes por cem mil habitantes desde que os dados começaram a ser contabilizados. Foram 22,5 mortes por 100 mil habitantes, pico que já havia sido alcançado em 1996, antes da criação do Código Brasileiro de Trânsito, que logo depois que começou a vigorar contribuiu para quedas importantes nas taxas. Os dados são do Mapa da Violência 2013, acidentes de trânsito e motocicletas, feito pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos (Cebela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.