quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ambiente itinerante chega ao bairro Fanchen em Queimados

Crianças trocam litro de óleo saturado por bonequinho
 ecológico que cresce cabelo de alpiste
O bairro Fanchen em Queimados foi o primeiro dos 10 da primeira etapa do projeto a receber uma equipe itinerante da Secretaria Municipal do Ambiente com várias ações de combate à vulnerabilidade ecológica identificada em pesquisa de diagnóstico da Secretaria.  O projeto pretende atingir a todos os bairros do município até o final de 2015. A comunidade recebeu a ação na sede do Circo Baixada para orientações sobre o replantio de mudas, hortas suspensas e entrega de óleo de cozinha. A ação contou ainda, com palestras sobre como cuidar melhor do meio ambiente. A próxima ação irá acontecer no bairro Eldorado em agosto.  Os próximos bairros a receber a equipe serão: Jardim da Fonte, Porteira, Tricampeão, São Roque, Ponte Preta, Jardim Excelsior, Meu Ranchinho e São Miguel.

A Guarda Ambiental do Município realizou palestras sobre as queimadas, principal problema ambiental no bairro Fanchen. De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o projeto “Ambiente Itinerante” tem como missão tornar o cidadão um parceiro efetivo da ação. “É importante de ter o cidadão como parceiro do meio ambiente. Seja você também um amigo do jardim”, pediu o secretário que pretende deixar um legado em cada bairro por onde passar a ação. No Fanchen, a ação está deixando hortas suspensas no Circo que irá beneficiar com a sua produção, a mais de 200 crianças e ainda ficará aberta ao uso da comunidade, além de jardins de pneus.

Alex Dornelas e Dona Helena
Dona Lizomar Monteiro, 68 anos, moradora do bairro ouviu a notícia da chegada da equipe pelo carro de som e se interessou em aprender a fazer hortas suspensas. “Não tenho muito quintal, mas posso cultivar hortaliças, achei a ideia muito interessante. Como tenho uma filha especial, esta será uma terapia ocupacional muito interessante”, observou.  Já Dona Helena Alves, 70, aproveitou para descartar seu óleo de cozinha e aprender um pouco mais sobre a reutilização de alguns materiais como as garrafas pet, pneus e alimentos. “Tenho muitas garrafas e agora sei como poderei reaproveitá-las da melhor maneira possível”, disse. 

Texto: Dine Estela
Fotos: Felipe Bragança
3778-7503
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.