segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sonho da casa própria vai se tornar realidade para mais 1500 famílias de Queimados

Fotos: Luiz Ambrósio 
Felipe Carvalho-Rio. O sonho da casa própria está próximo de se tornar realidade para mais 1500 famílias do município de Queimados. As obras do condomínio Habitacional do Bairro Jardim da Fonte estão a todo vapor. O empreendimento destinado às famílias com renda mensal de até três salários mínimos está entre os maiores projetos do programa voltado para essa faixa de renda na Baixada Fluminense. O investimento da obra gira em torno de R$ 109 milhões. Ao todo estão sendo construídos 75 prédios de cinco andares com quatro unidades por andar.

Cada apartamento possui 40 metros quadrados. No total, o empreendimento soma 65 mil metros quadrados de área construída. O condomínio prevê apartamentos com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e estacionamento, além da infraestrutura de lazer, que conta com área de convivência, playground e quadras poliesportivas. A previsão de entrega da obra é para março de 2015.

Outro diferencial do projeto é o número de apartamentos destinados às pessoas com deficiência. O projeto prevê que três por cento de todas as unidades habitacionais sejam destinadas a esse público. No conjunto do Jardim da Fonte, 45 apartamentos serão para essa população, ou seja, a cada 300 apartamentos construídos, nove serão adaptados. Os apartamentos especiais estão sendo construídos no térreo e contam com acessibilidade total, além de vagas para estacionamento.

Método construtivo diferenciado garante escala e baixo custo

O processo construtivo da obra se baseia em alvenaria estrutural, em que as paredes de alvenaria e as lajes enrijecedoras funcionam estruturalmente em substituição aos pilares e vigas utilizados nos processos construtivos tradicionais. As principais vantagens deste método são flexibilidade construtiva, economia e velocidade de construção. Mas sua maior notoriedade deve-se ao seu potencial de racionalização e produtividade, que possibilita a produção de construções com bom desempenho tecnológico aliado a altos índices de qualidade e economia.

Habitação traz desenvolvimento

De acordo com o prefeito Max Lemos, junto à construção das unidades habitacionais, outro fator importante é a chegada do desenvolvimento para as Regiões onde os condomínios estão sendo edificados, com a implantação de equipamentos públicos. “O Jardim da Fonte, por exemplo, comemora não só a chegada de 1500 apartamentos, mas também a construção de um posto de saúde, escola, creche, o estádio municipal de futebol, além das obras de infraestrutura nas ruas da região”, destacou Max.

Segundo o Secretário Municipal de Habitação, Cacau Nogueira, o município se empenhou na elaboração de projetos habitacionais com a finalidade de diminuir o déficit habitacional na cidade, além de retirar famílias carentes de áreas de risco. “Logo no início do governo fizemos projetos para a construção de unidades habitacionais e, por isso, fomos a primeira cidade da Baixada a ter o convênio assinado. Estamos criando condições de levar uma moradia digna para a nossa população e, consequentemente, bem-estar e melhoria da qualidade de vida”, afirmou Cacau.

Inscrições encerradas com mais de 20 mil cadastrados


Em Queimados, as inscrições para o Minha Casa, Minha Vida já foram encerradas com mais de 20 mil pessoas cadastradas. O sorteio para preenchimento das unidades habitacionais do Bairro Jardim da Fonte deve ser realizado no início de 2015. Ao todo, mais de 2 mil Unidades já foram entregues à população de Queimados: 1500 no Bairro Valdariosa, 220 no Belmonte e 406 no São Jorge e quase 3 mil estão em fase de construção, as 1500 do Jardim da Fonte, 1040 no Bairro Vila Camorim e 396 no Bairro Eldorado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.