sexta-feira, 4 de julho de 2014

Copa do Mundo é aliada da reciclagem em Queimados

O que tem a ver Copa do Mundo com a reciclagem? Em Queimados, as duas coisas caminham lado a lado. Aos gritos de ‘É campeã!’ os moradores da Rua Abílio Xavier dos Santos, comemoraram nesta sexta-feira, 4, a vitória no concurso “Minha Rua é Hexarreciclável”, promovido pela Secretaria Municipal do Ambiente, em parceria com a iniciativa privada. Além dos quesitos de beleza, criatividade, originalidade e o envolvimento efetivo da comunidade, outros critérios foram fundamentais para definir a campeã, como a coleta seletiva de material reciclado, a coleta de óleo de cozinha saturado e a maior utilização de material reciclado na decoração das ruas.

Para o Secretário do Ambiente, Alex Dornellas, o objetivo do concurso foi de estimular a coleta seletiva de forma lúdica e divertida. “Quero parabenizar os moradores por separarem os resíduos e coletarem o óleo saturado, que para nós foi à parte mais importante do concurso. Só para se ter uma ideia a cada litro de óleo que foi coletado, estamos preservando cerca de 20 mil litros d’água. Esperamos que seja apenas o pontapé inicial para despertamos o interesse pela reciclagem em todo o município. Além da preservação ambiental, o concurso estimulou também a todos a manter uma tradição que vem de outras Copas”, destacou Dornellas.

Inovação, beleza, criatividade e reciclagem

Rua limpa, bandeirinhas coloridas penduradas no alto, meio-fio pintado com as cores da seleção brasileira, asfalto com as bandeiras das 32 seleções participantes do Mundial, nos muros, ao invés de pichações, pintura do mascote da copa, o “Fuleco” e dos brasões dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, além de diversas bandeiras do Brasil feitas com garrafas pets. Mas tudo isso ligado à questão ambiental. Os moradores fizeram um mutirão para realizarem a coleta de diversos materiais reciclados, como: papelão, garrafas pets, embalagens de leite, latinhas de alumínio, material eletrônico e plástico.  Essa foi à aposta de sucesso dos grandes campeões do concurso.


A rua vencedora recebeu troféu e uma quantia de R$ 1 mil. Para comemorar a conquista, nada melhor do que reunir os vizinhos e preparar uma churrascada para assistir ao jogo do Brasil contra a Colômbia, válido pelas quartas de final da copa. “Foram mais de 50 pinturas e 200 metros da rua em verde e amarelo. Arrecadamos o dinheiro entre os moradores e decoramos tudo em três semanas. O concurso foi uma forma de incentivar ainda mais a torcida pela nossa seleção. Agora, é juntar os amigos e comemorar”, disse o responsável pelas pinturas, Marco Aurélio, 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.