quinta-feira, 3 de julho de 2014

Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) de Queimados é inaugurado

 Prédio terá academia de musculação além de piscina aquecida de hidroginástica     

"Meu nobre", "Seu criado, ao seu dispor!", "Qualquer coisa, Rua Mônica 111". As expressões eram marcas registradas do músico autodidata Francisco Marinho Quintanilha. Conhecido por sua alegria e simpatia por onde passava e tendo em sua companhia o inseparável acordeon, Chiquinho como era conhecido, foi homenageado nesta quarta-feira, dia 02, com a inauguração do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) de Queimados, que leva o seu nome. Ao som de “É preciso saber viver”, cantado pelo Coral da 3ª Idade e “Além do espelho”, interpretado por seu próprio filho o músico Garré Bragança, mais de 400 pessoas participaram da inauguração da unidade.

O Centro de Referência possui equipamentos de última geração para musculação, piscina aquecida para hidroginástica, salão de jogos, espaço para aulas de dança, além de um auditório. Com um investimento de quase R$ 900 mil na construção do prédio - verba oriunda do Governo Federal -, e tendo como contrapartida a compra dos equipamentos pela Prefeitura a unidade possui um espaço de 700 m². O novo espaço será destinado para atender pessoas acima de 50 anos oferecendo atividades físicas e de entretenimento no aumento da qualidade de vida das pessoas idosas, além de contar com o suporte de um médico e uma enfermeira para avaliações clínicas para prática de exercícios físicos.

Acompanhado da primeira dama, Ana Paula Lucas, o prefeito de Queimados, Max Lemos, comentou que o Centro de Esporte e Lazer será a nova casa da 3ª idade queimadense. “Fico muito feliz ao ver a realização de um sonho. O CELTI será a nova casa da terceira idade. Aqui eles terão vez e voz, além de uma série de atividades que vão aumentar sua qualidade de vida”, destacou Max Lemos, que explicou a escolha do nome da unidade: “Nada mais justo que homenagear o Chiquinho. Escolhemos seu nome por ser um símbolo da alegria e uma referência do que é ser uma pessoa do bem. Lembro dele ainda criança sempre tocando acordeon para animar a todos na igreja. Queremos que ele seja sempre lembrado por sua alegria e simpatia que cativava a todos nós”, explicou o prefeito.

Realização de um sonho

De acordo com o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, o Dequinha, a inauguração foi um momento de emoção e alegria. “Hoje é o dia que marca toda nossa luta pelos direitos da 3ª idade. Essa inauguração mostra que a Prefeitura cuida da nossa gente. Sem os idosos não estaríamos aqui hoje. O CELTI vai oferecer todo suporte necessário aos idosos sendo uma referência na região e com equipamentos de ultima geração”, disse Dequinha.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, o Centro de Esporte e Lazer é a realização de um sonho para muitas pessoas. “Começamos essa luta há quatro anos quando o prefeito conseguiu através de parcerias de emendas parlamentares. Hoje é um dia muito especial para a terceira idade. Envelhecer não é para qualquer um é para quem merece”, comentou.    

Atendimento e serviços gratuitos

As atividades do CELTI serão oferecidas três vezes por semana e vai atender mais de 300 idosos por dia. A unidade vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, e terão também os programas da Secretaria Municipal da Terceira Idade como a Ouvidoria do Idoso, Mova Brasil e um Pólo de Atividade Física. 

A aposentada Luzia Alves Quirino, de 52 anos, moradora do bairro Dona Branca, aproveitou a inauguração para conhecer a sala de musculação e testar alguns dos equipamentos. “Achei tudo maravilhoso. Com certeza vou fazer muitos exercícios aqui. Fico feliz de ver que nossa cidade tem um espaço dedicado a nós idosos”, contou Luzia, que faz parte do pólo de atividade física da Praça dos Eucaliptos    

Para se matricular nas atividades, os interessados devem ter mais de 50 anos e procurar a Secretaria munidos dos documentos de identidade e comprovante de residência (cópia), informar fator sanguíneo e telefone para contato, duas fotos 3x4 e atestado médico (validade no mínimo de seis meses). Informações pelo telefone (21) 2665-6526 ou pelo e-mail: semti@queimados.rj.gov.br. 

Estiveram presentes na inauguração as autoridades: o ex-deputado estadual, Jorge Picciani, o deputado estadual, Zaqueu Teixeira, a vice-prefeita de Queimados, Márcia Teixeira, representando a câmara de vereadores, Carlos Roberto de Moraes (Careca), e representando o secretariado municipal, os secretários de Saúde, Drª Fátima Cristina, e de Obras, Elerson Leandro.     

Chiquinho, o nobre!

Francisco Marinho Quintanilha nasceu em Araruama, na Região dos Lagos, e morou 62 anos em Queimados até falecer no ano de 2000. Chiquinho tocava mais de cinco instrumentos e foi líder de movimentos da 3ª idade na 1ª Igreja Presbiteriana de Queimados. Ele também era conhecido na região por conseguir tirar som até de folha de limoeiro com o sopro.  

Um comentário:

  1. Sou Dorotea Nogueira de Serra Talhada ,Pernambuco ,parabenizo toda família deste ilustre músico,tive o privilégio de conhecer dois filhos deste ser humano incrível,A Poetisa Lua Flor de Assis e Geter Bragança Parabéns.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.