quarta-feira, 16 de julho de 2014

Queimados terá o VI concurso de Bandas e Fanfarras do Estado neste final de semana


Mais de 10 cidades do Estado do Rio de Janeiro, além de um representante de Muriaé - MG estarão juntas em Queimados no próximo domingo, 20 de julho para o VI Concurso de Bandas e Fanfarras da cidade. O evento, organizado pela Associação de Apoio às Bandas e Fanfarras Estaduais do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura de Queimados irá contar com 23 bandas de várias partes do Estado e uma de MG. A programação é gratuita e começa às 9h da manhã e vai até as 22h na Praça dos Eucaliptos.

Segundo o fundador da Associação de Bandas e Fanfarras Estaduais do Rio de Janeiro, Elias Oliveira, o VI concurso tem expectativa de público de mais de 10 mil pessoas de várias partes do país, pois é considerado um dos melhores do Brasil. “Temos relatos das associações organizadoras de que este concurso é um dos melhores do país, por isto já estamos no VI somente em Queimados”, disse o fundador. Atualmente a AABAFERJ está sendo presidida por Michele Vinhas.  

Queimados já sediou três campeonatos estaduais e dois municipais, sob a organização da Secretaria Municipal de educação que este ano divide a tarefa com a Secretaria Municipal de Cultura. Para o secretário Marcelo Lessa, esta será uma experiência impar e prazerosa. “Sempre participei como expectador e ativista cultural, agora vou aproveitar para inserir algumas novidades que tenho certeza que o público vai gostar ainda mais”, adiantou Lessa.

Mega estrutura
O espaço irá contar com uma arquibancada para duas mil pessoas. O evento terá reforço do efetivo da Polícia Militar e o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Defesa Civil, Saúde, Segurança e Trânsito, Ordem Pública, totalizando mais de 150 profissionais trabalhando no evento.

Regras do concurso
O concurso irá contar com a participação de alunos das redes Municipal, Estadual, Federal e particular, num total de 1.500 músicos (amadores e profissionais) de todo o Estado do Rio de Janeiro na faixa etária dos 10 aos 30 anos.


Serão premiados do primeiro ao terceiro lugares nas categorias: percussão infantil, percussão adulto, percussão com instrumentos melódicos, fanfarra simples (tradicional) sem alteração mecânica, fanfarra com gatilho, fanfarra com o pisto, fanfarra marcial e musical. Serão premiadas também: balizas, regente mor, maestro e linha de frente.
Bandas participantes:
LIBANO BRASILEIRO: Belford Roxo
COMUEL – Duque de Caxias
FIERCE – Cabo Frio
COMANE – Mesquita
COMOR – São Gonçalo
AGUIAS – Belford Roxo
ROGER MALHARDES – Teresópolis
COMUV – Niterói
F. MIGUEL JAYME – Resende
COMVIMA – Visconde de Mauá
F. PORTO REAL – Porto Real
ODETTE PENHA – Nova Friburgo
COMMBAC – Arraial do Cabo
AVANTE – Muriaé
BAROES DO VALE – Teresópolis
CMLB – Belford Roxo
LEÕES – Queimados
FANFAJAC – Não registrou endereço ainda
MURIAEL – Não registrou endereço ainda
COMMEC – Campos
COMUT – Niterói
CONDESA RIO BRANCO – Rio Bonito
FANFADUQUE – Duque de Caxias

IMPERIAL – Petrópolis 

Reportagem: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio
Assessoria de imprensa | PMQ
Secretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.