quarta-feira, 9 de julho de 2014

Uma visita inesperada em Queimados

A Guarda Ambiental de Queimados, após ser comunicada por moradores, recolheu na última semana uma Jiboia no Bairro Vila Americana.  A serpente possuía cerca de dois metros de comprimento e um peso de 20kg. Ela costuma atacar suas presas de forma silenciosa e as mata por asfixia, ou seja, enrola na presa e depois as ingere.  Se alimenta de pequenas aves, roedores e pequenos mamíferos. É considerada a segunda maior cobra do Brasil, só perde no tamanho para a Sucuri. É muito perseguida por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto, como animal de estimação. Uma jiboia nascida em cativeiro credenciado pelo Ibama pode custar de 1050 a 6000 reais, às vezes mais, de acordo com sua coloração.

De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, a serpente foi levada para a Reserva Biológica do Tinguá. “Por se tratar de um corredor ecológico, fica nos fundos do nosso município e que de certo modo permite a renovação e manutenção da fauna silvestre na região, sem dizimá-la, nossa equipe optou por liberar novamente a serpente ao seu habitat natural”, disse Dornellas. Já o diretor da Guarda Ambiental, Alex Groetars, ressaltou o trabalho da Guarda. “A todo momento procuramos sempre estar atentos ao serviço, mas ainda que não bastasse fomos surpreendidos por uma visita inesperada. A Jiboia surgiu em meio a área urbana, fomos acionados e no final tudo acabou bem”, contou Groetars.

Fiscalização ambiental permanente

A Guarda Ambiental realiza a fiscalização constante no município e tem por objetivo estabelecer bases normativas para a política municipal do meio ambiente, coordenar, orientar, e executar as ações de prevenção, combate e extinção de incêndios florestais, ações ostensivas de patrulhas, com a missão de coibir a prática de ilícitos ambientais, tais como: caça predatória, desmatamentos, extração de fauna e flora regional e estimular o uso adequado dos recursos naturais. Em 2014, o órgão já realizou mais de 20 atendimentos.


Entre as abordagens efetuadas rotineiramente pela Guarda Ambiental de Queimados está o cumprimento da lei de crimes ambientais 9.605/08, que proíbe apanhar, capturar, guardar, vender animal da fauna silvestre. A pena prevista para este crime é detenção de seis meses a um ano e multa. A população pode buscar outras informações, tirar dúvidas, reclamações e encaminhar denúncias por meio do telefone da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMAM (21 2665-7794) e através do e-mail institucional (guardaambiental.queimados.rj@gmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.