segunda-feira, 28 de julho de 2014

Melhor quadrilha do Brasil foi escolhida neste final de semana em Queimados


Mais de 16 estados brasileiros passaram pela cidade de Queimados neste final de semana

O dito popular “os últimos serão os primeiros” funcionou com a quadrilha junina Tradição de Pernambuco. A quadrilha foi uma das últimas a dançar neste domingo (27) no Queimados FC em Queimados e conquistou o público e os jurados ao misturar tradição e inovação com cores e luzes, sem deixar de lado, os tradicionais passos juninos, o que lhe rendeu o título de melhor quadrilha junina do Brasil. A Unidos em Asa Branca de Sergipe conquistou o vice-campeonato do Concurso Brasileiro de Quadrilhas e o terceiro lugar ficou com Pau Melado, Distrito Federal. 

A final do campeonato durou três dias e mais de 30 quadrilhas de mais de 16 estados brasileiros, entre eles; ES, SP, TO, MT, TO, DF, MG, MR, DF, BA e AL participaram da competição organizada pela CONAQJ (Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas do Rio de Janeiro) com o apoio direto da prefeitura de Queimados, através das Secretarias Municipais de Cultura e Educação.

O evento também contou com a participação da Polícia Militar, secretarias de Defesa Civil, Segurança, Transportes e Trânsito, Saúde, Esporte e Lazer, Serviços Públicos, Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, Grasiele dona do Colégio Bom Jesus que hospedou algumas quadrilhas e o presidente do Queimados F.C, José Bitencourt, Zuzinha e seu vice-presidente Josildo Claudino que além de cederem o espaço do clube por conta do mal tempo, ainda participaram ativamente de todo o evento.

A quadrilha vencedora, Tradição tem mais de 10 anos de existência e 96 componentes. Há apenas três anos no cargo de presidente, Fabiano Silva, estava muito emocionado com o título. “Esta quadrilha é como se fosse a minha segunda família, me dedico em tempo integral. Levamos dois dias de viagem e estávamos na cidade desde sexta-feira, esperando a hora de entrar no salão, mas toda esta espera valeu a pena, estamos muito felizes. Foi o resultado de um esforço compensado da melhor maneira possível, com este título nacional”, destacou Fabiano.

Depois de mais de 15 anos sem eventos deste porte, o secretário de cultural, Marcelo Lessa comemora o resgate desta tradição junina na cidade. “Já tivemos mais de 50 quadrilhas e hoje não temos nem cinco, mas estamos trabalhando para resgatar esta tradição com o total apoio do prefeito Max Lemos. Este evento nacional serviu para mostrar aos quadrilheiros que ainda existe espaço para eles na cultura brasileira. Muitos saíram daqui emocionados e até empolgados em voltar a atuar na área”, observou Lessa.

O presidente do CONAQRJ, Bruno Tete, ficou feliz com o resultado do concurso e parabenizou a cidade pela bela acolhida. “Fomos muito bem recebidos aqui. O secretário de cultura não mediu esforços para nos ajudar, até na cozinha ele foi parar. Mostrou comprometimento, tanto ele quanto toda a estrutura da prefeitura. Tivemos todo o aparato necessário para trabalhar com tranqüilidade e segurança”, observou Teté.

Ranking das quadrilhas no Campeonato Nacional de Quadrilhas Juninas

1º Tradição PE
2º Unidos em Asa Branca – SE
3º Pau Melado – DF
4º Mistura Gostosa – PA
5º Pisada na Butina – TO
6º Zé Testinha – CE
7º - Paixão Junina – MG
8º Espigão Show – MG
9º Fulejo – RJ
10º Caiçara na Roça – AM

Reportagem: Dine Estela 
Fotos: Luiz Ambrosio 
Assessoria de imprensa | PMQ
3778-7503
Secretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho





Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.