quinta-feira, 13 de novembro de 2014

I Encontro Permanente em saúde termina nesta sexta em Queimados


Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrosio

O I Encontro Municipal de Educação Permante em Saúde, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Queimados que termina nesta sexta, 14 de novembro e acontece na sede do Conselho Municipal de Saúde, com participação efetiva do mesmo, teve como grande missão, requalificar os profissionais de saúde, no sentido de humanizar cada vez mais o atendimento, desde a recepção das unidades de saúde ao consultório médico.  O encontro contou com aulas intensivas com professores - doutores e gestores em nível de Estado e Município com mais de quatro horas de palestras por dia. O último dia de encontro será finalizado com grupos de trabalho que irão debater as novas práticas absolvidas pelos alunos. 

A Secretária Municipal de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina, fez a abertura do I Encontro e alertou para a humanização do atendimento. “Muitas vezes a melhora de um paciente começa pelo bom atendimento. Já tive casos muito graves de pacientes que poderiam perder a vida, por causa da falta de atenção do profissional. O prefeito Max Lemos sempre destaca em suas falas a importância de se humanizar o atendimento e é isto que estamos procurando fazer”, destacou. 

O primeiro dia de palestras contou com a participação Regina Calade de Souza, Diretora de Educação em Saúde do Estado do Rio de Janeiro com a palestra sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, Irene Leoner Goldschimidt, falando sobre os Conceitos Básicos e Fundamentais da Educação Permante em Saúde, Joana Angélica Barbosa Garcia, Doutora em Serviço Social e professora titular da UFRJ na Escola de Serviço Social, Departamento de Métodos e Técnicas que falou sobre as metodologias em educação em saúde, com foco na metodologia de Paulo Freire. Além da palestra sobre a importância da Educação Permanente no cotidiano das equipes de saúde ministrada por Roberto Fuchs, médico de Família, especialista em saúde da Família, docente da UNESA. 

Nesta sexta, 14, a plenária começa meia hora mais cedo, às 8h:30 com a palestra  “Aprendendo aquilo que faz sentido para minha prática, seguida de oficinas de Trabalho onde os participantes irão debater as práticas aprendidas no dia anterior, avaliando como as mesmas serão postas em prática, diante da realidade local, explicou a diretora do departamento de Educação Permanente em Saúde de Queimados, Gláucia Araújo . O encerramento está previsto para as 12h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.