segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Novembro Azul em Queimados terá quatro dias de atividades intensivas de prevenção e diagnóstico

Texto: Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrosio

Depois do Outubro Rosa, contra o câncer de mama chegou a vez do Novembro Azul contra o de próstata. A Secretaria Municipal de Saúde, através de sua nova Coordenação de atenção à saúde do homem, criada no último dia 3/11, segunda da Baixada Fluminense estará realizando quatro dias intensivos de ações de conscientização e diagnóstico contra a doença que mata 1 a cada 36 homens no mundo. As atividades começam no dia 24/11, na Praça Nossa Senhora da Conceição. Das 8h às 13h com vacinação, coleta do PSA (exame de sangue que detecta o câncer de próstata), colesterol, Ácido Úrico e triglicerídeos, além do encaminhamento para outros exames que poderão ser realizados na própria Rede. Estas ações também serão realizadas na Pedreira – empresa com maior concentração de trabalhadores de Queimados, (140), e nas duas maiores salas de espera: as ESF – Estratégia de Saúde da Família dos bairros Inconfidência e Belmonte.

No dia 25/11 as atividades acontecerão na PETRA (Pedreira localizada no município), das 9h às 12h com palestras sobre a prevenção e dosagem de glicose capilar, verificação de pressão arterial, palestras sobre DST/AIDS e triagem vacinal. Dia 26/11 a ESF – Estratégia de Saúde da Família do bairro Inconfidência estará recebendo a equipe de Saúde do Homem, das 7:30h às 11h com a coleta de PSA e informativos sobre os cuidados com a saúde masculina. Estas mesmas atividades se repetirão no dia 28/11 na ESF do bairro Belmonte, no mesmo horário, acrescido de um café da manhã com um bate papo entre os presentes para a retirada de dúvidas. 

A secretária municipal de saúde Dr.ª Fátima Cristina, alerta sobre a importância de exames complementares no diagnóstico e tratamento da doença: "O PSA  que pode ser feito na Rede Municipal, não elimina a necessidade do toque na Próstata para o acompanhamento do crescimento da mesma, e, em alguns casos a realização de ultrassonografias da Bolsa Escrotal que também pode ser feita na própria Rede e a Transretal, regulada para hospitais conveniados. Com a criação da Coordenação de Atenção à Saúde do Homem, esperamos ampliar o atendimento aos homens que, por natureza procuram menos a ajuda médica",  explicou.

Segundo o técnico de enfermagem concursado e responsável pela Coordenação de Atenção à Saúde do Homem, Douglas Pessanha, a Rede Municipal está preparada para oferecer o atendimento aos homens que precisarem dos exames e médicos para o tratamento de uma doença tão séria e letal. “Temos especialistas e oferecemos vários exames em nossa rede municipal de saúde. Mas vale ressaltar, que o nosso maior desafio ainda vai além de levar o diagnóstico e o tratamento, estamos trabalhando para aumentar a conscientização”, explicou.

Cores alertam contra a doença
Ao entrar na cidade de Queimados, é possível observar que a decoração de luzes, mudou de cor. Ao trocar o rosa pelo azul, as Secretarias Municipais  de Serviços Públicos e  Saúde querem lembrar a todos e todas, a importância de se prevenir contra uma doença que mata 1 a cada 36 homens no mundo. Vale ressaltar, que 1  a cada 6 homens já sofreu com a doença que pode causar  impotência sexual, na melhor das hipóteses, observa Dr.ª Fátima Cristina. “Quando não mata, deixa o homem impotente. Esta é uma doença séria e que precisa ser tratada com mais eficiência pelos homens”, alertou a secretária Municipal de Saúde.

Prefeito Max Lemos abre campanha de prevenção na cidade
O prefeito Max Lemos foi o primeiro a lançar a campanha em suas redes sociais com uma mensagem de incentivo ao diagnóstico precoce da doença: "Estamos no Novembro Azul, um mês mundial de Combate ao câncer de próstata. Essa é uma campanha séria de conscientização dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Façam o exame porque homem que é homem se cuida." alertou.

Programação

DIA 24/11/2014
LOCAL: Praça Nossa Senhora da Conceição
HORÁRIO: 09:00 às 13:00
ATIVIDADES: Informações sobre cuidados e prevenção ao público masculino, dosagem de glicose capilar, verificação de pressão arterial, vacinação, coleta de PSA, Colesterol, Triglicerídeos e Ácido Úrico (estes exames serão realizados na Vigilância em Saúde  - Av. Irmãos Guinle, ao lado da Nalin,  das 8 h às 10:30h).

DIA 25/11/2014
LOCAL: PETRA (Pedreira localizada no município)
HORÁRIO: 09:00 às 12:00
ATIVIDADES: Informações sobre cuidados e prevenção ao público masculino, dosagem de glicose capilar, verificação de pressão arterial, palestra voltada á sexualidade e prevenção da DST/Aids e triagem vacinal.

-DIA 26/11/2014
LOCAL: ESF INCONFIDÊNCIA E ESF SANTA ROSA
HORÁRIO: 7:30 AS 11:00
ATIVIDADES: Coleta de PSA,Sala de Espera com Informações sobre cuidados e prevenção ao público masculino, café da manhã com bate papo.

DIA 28/11/2014
LOCAL: ESF BELMONT E ESF JARDIM QUEIMADOS
HORÁRIO: 7:30 AS 11:00
ATIVIDADES: Coleta de PSA, Sala de Espera com Informações sobre cuidados e prevenção ao público masculino, café da manhã com bate papo.
A Sede  do PAISH – Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem fica à – Rua Hortência no 254 – Centro – Queimados, RJ CEP 26383-250. Tel.: (21) 2665-2206
 Coordenador do Setor Técnico de Saúde do Homem – Douglas Pessanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.